O objetivo do Dia Mundial do Solo 2020 é manter ecossistemas saudáveis e promover o bem-estar humano, enfrentando desafios na gestão do solo, combatendo a perda da biodiversidade e incentivando governos, empresas, comunidades e indivíduos a se comprometerem a melhorar a saúde do solo.
Londrina, 04 de dezembro de 2020 – Companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, a ADAMA (leia-se ADAMÁ) aderiu à campanha global “Mantenha o solo vivo, proteja a biodiversidade do solo”, promovida pela FAO ONU para o Dia Mundial do Solo 2020 (#WorldSoilDay).
O Dia Mundial do Solo procura sensibilizar para a importância de manter os ecossistemas saudáveis, assim como o bem-estar humano, abordando os crescentes desafios na gestão do solo. No Brasil, a ADAMA abraça a causa por meio do programa C.U.I.D.A (Circuito de Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas), que reitera seu propósito de levar simplicidade ao campo, ajudando o agricultor a produzir de forma segura e sustentável.
O programa é dividido em três grupos e atividades relacionadas, respectivamente:
Lavoura: para que seja rentável, lavoura requer o manejo adequado e as melhores práticas de tecnologia de aplicação. Apenas dessa forma é possível produzir mais, com qualidade e segurança.
Pessoas: ao adotar as melhores práticas socioambientais, a companhia contribui diretamente para o bem-estar do agricultor, de sua saúde e com o êxito e satisfação com seu negócio.
Terra: cuidar da terra é fundamental para a agricultura, afinal, é no solo onde tudo começa. Difundir boas técnicas para conservar o solo é um dos objetivos do ADAMA C.U.I.D.A.
Como parte de seu lançamento, o ADAMA C.U.I.D.A vem promovendo ações ligadas à tecnologia de aplicação, boas práticas agrícolas, disseminação de conteúdo voltado ao agronegócio e incentivo ao protagonismo feminino.
Em suas ações voltadas à lavoura, até agora a equipe de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA, em parceria com a Agroefetiva, empresa especializada em tecnologia de aplicação de defensivos, já realizou 22 treinamentos – em 14 eventos presenciais nas regiões Sul e Centro-Oeste, em período que antecedeu a pandemia, e oito edições online – e capacitou mais de mil pessoas, entre colaboradores próprios, funcionários de cooperativas, distribuidores e produtores rurais. O ADAMA C.U.I.D.A prosseguirá com sua agenda de eventos sobre a importância do uso correto dos defensivos agrícolas, tanto para segurança, quanto forma de eficiência operacional.
Promovendo conhecimento sobre a terra, conscientização sobre as boas práticas agrícolas e o correto manejo das pragas, a ADAMA apoia e multiplica os treinamentos on-line do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal). A plataforma digital de ensino à distância – Treinamentos Sindiveg – reúne conteúdo sobre defensivos, sua importância para o agronegócio e destaca a aplicação responsável. O ADAMA C.U.I.D.A promove o acesso aos treinamentos, fortalecendo a capacitação dos agricultores.
Estabelecendo um vínculo direto com as pessoas e, especificamente, com o universo feminino no agronegócio, o ADAMA C.U.I.D.A fechou uma parceria com a Rede UMA – União das Mulheres do Agro. Como ação inicial, patrocinou a participação de 300 mulheres no Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas, realizado de forma virtual, em setembro. Para os próximos meses, estão previstas ações ligadas à transmissão de conteúdo técnico para as mulheres do agro integrantes da Rede UMA e o incentivo à multiplicação dos temas e boas experiências em suas regiões.
Como um passo na evolução de seu propósito de levar simplicidade à agricultura, oferecendo aos agricultores produtos e serviços que simplificam suas vidas e os ajudam a crescer, a ADAMA lançou, em maio de 2020, sua nova assinatura para a marca global: Listen > Learn > Deliver. Sua versão para o português está sendo promovida como Escutar > Entender > Entregar.
“O ADAMA CUIDA nos aproxima de nossos distribuidores e agricultores, ajudando-os a fortalecer a sustentabilidade econômica, social e ambiental das fazendas do Brasil”, reforça Lydia Damian, Gerente de Comunicação de Marketing da ADAMA Brasil.
(Fonte: Assessoria de imprensa)