Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: atendimento@eaemaq.com.br

Agrícola Com a sistematização, produtor transforma a pior área para...

Com a sistematização, produtor transforma a pior área para colheita em referência de alto rendimento.

-

- Advertisement -
- Advertisement -

Em cinco anos, a agricultura de precisão transformou uma área de baixa produção em uma colheita de resultados surpreendentes.

A mecanização nas lavouras de cana-de-açúcar trouxe grandes progressos para o setor, principalmente nas questões socioambientais, e agregou novas ferramentas para o manejo da cultura. No entanto, o avanço das máquinas em campo também apresentou desafios, como compactação do solo, pisoteios e falhas, que diminuem a longevidade no canavial.

Para sanar esses problemas, uma dessas soluções é a sistematização, um conjunto de técnicas que traz melhorias significativas no sistema de produção, reduzindo custos e contribuindo com o aumento da produtividade. A Coopercitrus especializou-se nessas novas tecnologias e, por meio do serviço GeoCoopercitrus Vant oferece todo suporte para a sistematização de áreas.

Carlos Eduardo da Palma, engenheiro agrônomo e produtor de cana-de-açúcar há 21 anos, investiu na sistematização em uma área e se surpreendeu com o resultado. Com a mecanização na colheita, o cenário mudou e o modo de produção também, demandando novas estratégias para facilitar a operação das máquinas. Foi nesse momento que ele procurou a Coopercitrus em busca de uma solução.
“As colheitadeiras de cana reduziram o sufoco, mas os problemas no tráfego se tornaram frequentes. A gente já vislumbrava a necessidade de entrar com agricultura de precisão, mas não só o básico. Queríamos um projeto que englobasse tudo, a sulcação, as operações de colheita e de transbordo, para não ter mais pisoteio”, afirma.

Em 2015, quando o produtor adquiriu uma nova propriedade, decidiu investir na sistematização em uma área de reforma. Na época, o coordenador de Serviços de Imagem da Coopercitrus, Paulo Compachiari, acompanhou a operação, e lembra que a área estava com uma das piores produtividades entre as fornecedoras da usina. “O Carlos Eduardo nos procurou relatando a situação da área. Entendemos as necessidades e definimos os parâmetros para o projeto de sistematização, para embasar as novas decisões a respeito dessa lavoura”, explica.

Passo a passo da sistematização

O projeto começou com o GeoCoopercitrus Vant. Com ele, um Vant de alta tecnologia sobrevoou a área, captando imagens aéreas georreferenciadas. As imagens geradas foram processadas, dando origem a mapas de alto nível de detalhamento, com levantamentos planialtimétricos, classe e declividade, permitindo, inclusive, fazer a simulação do fluxo de enxurrada.

Com esses dados e entendendo todas as características do terreno, a equipe da Coopercitrus fez um projeto para definir o melhorar o sentido de plantio, para evitar a erosão e melhorar o aproveitamento da área. Também foram definidos os trajetos das máquinas, para reduzir a quantidade de manobras e evitar o pisoteio. Nas propriedades do agricultor, o GeoCoopercitrus Vant ainda foi usado no mapeamento de falhas do canavial.

O resultado superou as expectativas do produtor, que hoje colhe acima de 100 toneladas de cana por hectare. “É claro que São Pedro ajuda bastante, mas a gente conseguiu produtividade esse ano que nunca tivemos em toda a história. A gente teve a produtividade em cana de terceiro corte próxima ao que a gente teve em cana de primeiro corte. Isso já é um indicativo que nos deixa muito satisfeitos. Além disso, seja em área de 1º ou 5º corte, só tivemos produtividade acima de 100 TCH”, enumera.
Dentre os ganhos, o produtor aponta a redução de mão de obra e de máquinas em campo. Se antes ele usava 4 colheitadeiras, agora ele realiza a operação com apenas 3 máquinas.

O coordenador de serviços de imagem da Coopercitrus complementa: “A propriedade do cooperado saiu do título de pior para a melhor área da usina. O Carlos Eduardo conheceu nossos serviços em um Simpósio de Tecnologia em 2015 e, em 2019, ele que foi apresentar um case de sucesso no evento, encorajando outros produtores a tecnificarem a sua produção”, comemora Compachiari.

Facilitar a vida do produtor rural e promover impactos positivos na atividade agropecuária é um dos propósitos da Coopercitrus. Com um portfólio de produtos e serviços cada vez completo e com soluções integradas que beneficiam do pequeno ao grande produtor, a cooperativa segue cumprindo sua missão, contribuindo assim com o fortalecimento dos agricultores e com o desenvolvimento da agropecuária nacional.

“A Coopercitrus se diferencia, porque além de fornecer a tecnologia, ela dá o suporte e a orientação para toda a equipe entender e colher os resultados das soluções. Para mim, não existe alguém que ofereça a estrutura e os resultados como a Coopercitrus”, reconhece o cooperado.

Todos esses serviços podem ser solicitados pelo aplicativo Campo Digital disponível para cooperados da Coopercitrus por celulares com os sistemas Android e IOS. Basta acessar a loja de aplicativos, digitar Coopercitrus Campo Digital, realizar a instalação, e criar um usuário e senha. Pelo computador, basta digitar campodigital.coopercitrus.com.br no navegador, criar um usuário e senha, e acessar todas as funções da plataforma.

O que é Vant?
Vant é a sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado. Também conhecido como Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) ou apenas drone, que é uma aeronave que não necessita de piloto embarcado e controlado à distância. Com alta tecnologia embarcada, o GeoCoopercitrus Vant faz o serviço de sensoriamento remoto em propriedade rurais, para identificar falhas nos canaviais e fazer a sistematização das lavouras.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Segurança nos equipamentos de mineração

As atividades operacionais de mineração, responsáveis pela extração dos recursos da natureza,...

Volvo CE oferece no Brasil um versátil kit de conversão de assentador de tubos

Volvo CE oferece no Brasil um versátil kit de conversão de escavadeiras em assentador de tubos.

Sustentabilidade e inovação: temas da palestra ministrada pela jovem empreendedora Mayura Okura

Mayura Okura. Motivada e acelerada em negócios sustentáveis. É assim que a empreendedora...

Pavimentadoras inovam com sistema inteligente e eficiência

Há pelo menos cinco características essenciais para compor uma máquina pavimentadora, ou,...
Anterior
Próximo

Distribuidor de Cimento DCR 20 EFLOW: Tecnologia de ponta na estabilização de solos

Distribuidor de Cimento DCR 20 EFLOW. Buscando sempre a inovação e a diferenciação...

Mais Lidas

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você