Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: atendimento@eaemaq.com.br

Eventos/Feiras Eventos & Feiras online Embrapa Cocais e Secretaria de Agricultura Familiar realizam live...

Embrapa Cocais e Secretaria de Agricultura Familiar realizam live sobre alimentos biofortificados

-

- Advertisement -
- Advertisement -

Para falar sobre as ações advindas do Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapa e o Governo do Estado do Maranhão para transferência de tecnologia em cultivos biofortificados, a Embrapa Cocais e a Secretaria de Agricultura Familiar – SAF do Estado realizam live nesta sexta-feira, dia 26 de junho, às 16h. O evento virtual vai abordar também o monitoramento da iniciativa no estado e como ter acesso ao material propagativo. A transmissão será pelo Instagram: @sistemasafma e @vitoriano_carlos.  

A biofortificação de alimentos no Brasil tem como essência enriquecer alimentos que já fazem parte da dieta da população mais carente, como arroz, feijão, feijão-caupi, mandioca (macaxeiras), batata-doce, milho, abóbora e trigo, a partir do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A, introduzindo alimentos mais nutritivos na dieta dessas pessoas. O objetivo é diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar, além de combater fortemente a chamada “fome oculta”, que é a carência específica de micronutrientes.  

Biofortificados no Maranhão – A recomendação baseia-se nos cultivos de feijão-caupi (BRS Araçê e BRS Tumucumaque), mandioca (BRS Dourada, BRS Jari e BRS Gema de Ovo), batata-doce (Beauregard), milho (BRS 4104). Além da qualidade nutricional, são também incorporadas boas características agronômicas, como produtividade, resistência à seca e a pragas, o que, por sua vez, gera boa aceitação pelo mercado, consumidores e produtores. Atualmente, os cultivos biofortificados no estado estão presentes em praticamente todos os municípios, beneficiando muitas famílias.  

Atuação nacional e internacional – A Rede BioFORT consiste em um conjunto de projetos responsáveis pela biofortificação de alimentos no Brasil. É coordenada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, sendo que várias Unidades da Embrapa são participantes, a exemplo da Embrapa Cocais. No Brasil, o programa BioFORT, congrega mais de 150 pessoas em diferentes áreas do conhecimento e em 14 Estados brasileiros. Essa rede interage com universidades, centros de pesquisa nacionais e internacionais, associações de produtores, governo, prefeituras e organizações não-governamentais. Busca também a promoção do aumento da produção e do consumo de alimentos biofortificados nas diversas regiões do Brasil, por intermédio do fortalecimento de uma rede para a transferência de tecnologias com abrangência nacional. A Rede foi iniciada pelo projeto HarvestPlus, financiado pela fundação Bill & Melinda Gates e pelo Banco Mundial, entre outros, e também inclui o projeto AgroSalud, financiado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA), ambos coordenados pela Embrapa Agroindústria de Alimentos.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

CNH Industrial recebe certificação do Great Place to Work na América do Sul

Reconhecimento foi conferido por autoridade global em cultura organizacional e retrata a opinião dos funcionários sobre...

Webinar ABAG: União, rastreabilidade e combate à ilegalidade são chave para o agronegócio ampliar e diversificar sua exportação

Especialistas do evento online da ABAG ressaltaram também a importância da boa comunicação sobre as atividades...

IRWIN apresenta nova geração de Serrote Profissional Jack de Corte Triplo

Ideal para cortes em madeiras duras e macias, a ferramenta oferece mais...

Falta de cálcio na lavoura de citros pode inviabilizar a rentabilidade do citricultor

*Bruno DittrichCada nutriente tem sua importância para a...
Previous
Next

Empilhadeiras Yale® apoiam o funcionamento da indústria química

Equipamentos da marca têm contribuído para a produção de matérias-primas ou produtos...

Fronius é vencedora do Prêmio Intersolar Award 2020

A fabricante austríaca de tecnologia de soldagem, energia fotovoltaica e de carregamento...

Mais Lidas

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você