Banco do Brasil e Ajinomoto do Brasil firmam parceria estratégica para descarbonização da pecuária

Banco do Brasil e Ajinomoto do Brasil firmam parceria estratégica para descarbonização da pecuária

Iniciativa também visa projetos para geração de créditos de carbono

Banco do Brasil e Ajinomoto do Brasil firmam parceria estratégica para descarbonização da pecuária
Crédito: Divulgação/BB

O Banco do Brasil e a Ajinomoto do Brasil anunciam nesta quinta-feira, 13, durante a COP30, em Belém (PA), a celebração de um Memorando de Entendimento (MoU) para estabelecer uma colaboração estratégica entre as partes, voltada ao financiamento e à promoção de ferramentas que visam fomentar a geração de créditos de carbono no setor agropecuário brasileiro e reduzir emissões de carbono.

O acordo estabelece a colaboração entre as empresas para ampliar o acesso dos clientes pecuaristas do BB a produtos e soluções que favorecem a redução das emissões de gases de efeito estufa e o aumento da produtividade. O Banco apoiará projetos de financiamento verde e de geração de créditos de carbono, enquanto a Ajinomoto atuará na promoção e no suporte técnico à adoção de suas tecnologias sustentáveis.

A aliança se concentrará, inicialmente, na ampliação do uso do AjiPro™-L, uma tecnologia inovadora que diminui o excesso de proteína nas rações do gado, responsável pela geração de gases de efeito estufa. Essa solução permite reduzir em até 25% as emissões de óxido nitroso e cerca de 10% as de metano, o equivalente a até uma tonelada de CO₂ por animal ao ano.

Em um segundo momento, o convênio também pode incluir o portfólio de biofertilizantes e outros insumos com foco em sustentabilidade e produtividade agrícola. O vice-presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar do Banco do Brasil, Gilson Bittencourt, afirma que “este protocolo de intenções reforça o compromisso do Banco do Brasil com a promoção de práticas sustentáveis no agro brasileiro. Ao unir esforços com a Ajinomoto, buscamos viabilizar soluções inovadoras que contribuam para a descarbonização da pecuária e para a geração de créditos de carbono, fortalecendo o papel do BB como agente estratégico na transição para uma economia de baixo carbono”.

“A Ajinomoto do Brasil possui um histórico de mais de um século baseado na ciência dos aminoácidos, a AminoScience, e estamos aplicando esse conhecimento para resolver desafios globais, como as mudanças climáticas e a segurança alimentar. A parceria com o Banco do Brasil é um marco fundamental, que transforma a nossa inovação tecnológica, em uma ferramenta de mercado acessível, permitindo que o produtor rural brasileiro lidere a transição para uma pecuária mais sustentável e de baixo carbono. Vale ressaltar que a iniciativa também reforça nosso senso de respeito pela sabedoria das práticas agrícolas tradicionais, que carregam um profundo valor cultural e ambiental”, afirma Naoko Yamamoto, CEO da Ajinomoto do Brasil.

A iniciativa representa um passo relevante para o avanço da sustentabilidade no agronegócio brasileiro, alinhando inovação financeira, responsabilidade ambiental e colaboração institucional.

Sobre o Banco do Brasil

Pela sexta vez, o BB é reconhecido como o banco mais sustentável do planeta pelo ranking Global 100 de 2025, da Corporate Knights. E é a única empresa brasileira entre as 100 companhias mais sustentáveis do mundo — na 17ª posição entre mais de 6 mil avaliadas. Esse reconhecimento reforça o compromisso do Banco com práticas sustentáveis, diversidade, energia limpa e crédito responsável.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo – processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 117 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2024, teve um faturamento global de US$10,2 bilhões e nacional de R$3,6 bilhões. Para mais informações, visite www.ajinomoto.com.br.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades