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CCR ViaOeste utiliza veículo elétrico para auxílio aos motoristas na Castello Branco

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Veículo 100% elétrico é empregado pela concessionária para atendimentos aos usuários; em 2019, foram 8 mil auxílios, sendo quase 300 em acidentes e mais de 143 mil km rodados.

A busca por recursos que otimizem os processos e inovem o atendimento aos usuários das rodovias sempre fez parte do DNA da concessionária CCR ViaOeste.  Um dos diferenciais da empresa é a utilização de um veículo 100% elétrico, que atua como inspeção de tráfego e possui recursos para realizar reparos mecânicos emergenciais em veículos com problemas. Atualmente, esta viatura está atuando especialmente na rodovia Castello Branco, desde o trecho inicial em Osasco até a região de Itapevi.

Com autonomia de 300 quilômetros, o veículo consegue fazer viagens ininterruptas pelo trecho concedido sem qualquer prejuízo de performance. O abastecimento com a energia elétrica é realizado na própria sede da concessionária, em um ponto preparado especificamente para atender a essa demanda. Algumas das vantagens dos veículos elétricos são a maior eficiência de seus motores, a condução leve e silenciosa, a redução dos gastos com manutenções e, a principal delas, é a não emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes.

Em 2019, essa viatura da CCR ViaOeste realizou mais de 8 mil atendimentos, sendo quase 300 em acidentes, mais de 4 mil em apoio operacional e quase 4 mil atendimentos em panes.  Neste período, o veículo percorreu 143 mil km. “É uma tecnologia e tendência mundial que a concessionária incorporou e que tem se demonstrado muito eficiente. Além disso, é importante que os profissionais da concessionária entendam o funcionamento dessa nova geração de veículos movidos à eletricidade, para que possamos atender os usuários com esse novo perfil de transporte”, avalia o gestor de Operações da CCR ViaOeste, Carlos Costa. 

A experiência da concessionária também se estende para um campo ainda novo, mas de extrema importância: os processos específicos de resgate em acidentes com carros elétricos. Esses veículos têm estrutura distinta dos tradicionais, exigindo cuidados únicos. Para isso, a empresa dispõe de uma equipe treinada e com profissional capacitado em eventos globais de resgate. 

O coordenador de enfermagem do Atendimento Pré-hospitalar da concessionária, Juliano de Souza, participou no final do ano passado do Rescue Days 2019, principal evento de treinamento de resgate no mundo, que aconteceu em Mosbach, na Alemanha. Na ocasião, foram desenvolvidas diversas bases práticas para treinamento, com técnicas específicas de resgate em situações drásticas. Foram criadas situações reais de acidente, utilizando veículos específicos para os treinamentos, incluindo veículos elétricos. 

Além de equipes preparadas para o atendimento dos motoristas que utilizam os veículos elétricos, a empresa também dispõe de aparato técnico específico em caso de pane mecânica, como os chamados “patins”, que são dispositivos que direcionam o veículo para o guincho, já que, ao desligar, as rodas do automóvel elétrico ficam travadas.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a frota de veículos eletrificados em circulação no Brasil chegou a 30.092 unidades no final do primeiro semestre. Segundo a entidade, o total de vendas de autos e comerciais leves eletrificados no primeiro semestre de 2020 foi mais que o dobro do mesmo período de 2019, com aumento de 221% (de 2.356 unidades para 7.568). Trata-se do melhor primeiro semestre da série histórica da ABVE, com base nos emplacamentos do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

(Fonte: Assessoria de imprensa)

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