Como vencer desafios adotando sistemas de automação industrial

Por André Chimura, Gerente Geral na Mitsubishi Electric Brasil
Todas as empresas enfrentam desafios, alguns exclusivos de seus segmentos. Não há dúvida de que cada setor, seja industrial, alimentos e bebidas, mineração, agricultura, entre outros, apresenta suas particularidades, mas há pontos em comum que devem ser superados: aumentar a produtividade, otimizar processos e diminuir os gastos com energia.
E a solução para esses e outros desafios, na sua maioria, passa pela adoção de sistemas de automação industrial. Um equipamento com sistemas de automação embarcados pode alertar os operadores quando um de seus componentes está prestes a se desgastar, impulsionando a manutenção preditiva – sem desperdício de recursos ou de tempo, gerando maior produtividade.
Os sistemas CNC são outro bom exemplo, agilizando o processo de usinagem, de modo que um operador humano pode fazer muito mais a cada dia, com processos mais eficientes.
A automação industrial oferece oportunidades a todos os setores para criar eficiência, fortalecer a força de trabalho e otimizar a produção, tornando a organização mais flexível e ágil. Assim, a empresa é capaz de responder mais rapidamente às mudanças na demanda do mercado, com melhor alocação de recursos e redução do tempo de inatividade reduzido.
Eficiência energética e sustentabilidade
Reduzir os custos de energia e, ao mesmo tempo, adotar modelos mais sustentáveis, alinhando o negócio às práticas ESG, é um desafio para todos os setores. A pressão para controlar o uso de energia nunca foi tão alta.
Considerando as mudanças climáticas que o nosso planeta enfrenta, é clara a necessidade de eliminar ao máximo os desperdícios nas atividades econômicas. Quando otimizada para eficiência, a automação industrial consome menos materiais, desperdiça menos recursos e exige menos energia.
Automação industrial e empregos
Com o avanço da adoção de sistemas de automação industrial, vem caindo por terra um mito que assusta muitas pessoas: o de que os robôs iriam substituir os trabalhadores humanos. Estudos indicam que, na verdade, esse movimento está criando mais oportunidades de emprego.
O relatório “Future of Jobs”, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, aponta que 97 milhões de novas funções podem surgir como resultado da adoção da automação. Além disso, a International Federation of Robotics afirma que menos de 10% das tarefas podem ser completamente automatizadas. Em vez de substituir empregos, os robôs estão eliminando tarefas repetitivas, permitindo que os trabalhadores humanos redirecionem os seus esforços para um trabalho mais dinâmico e que gere mais valor para o negócio.
No cenário econômico em constante evolução, o crescimento e maior adoção de sistemas de automação industrial representam uma jornada convincente de progresso e inovação. À medida que as indústrias procuram manter-se competitivas e resilientes em um mercado global cada vez mais dinâmico, a automação oferece processos simplificados, maior produtividade e fluxos de trabalho otimizados, ao mesmo tempo que reduz custos operacionais e eleva a qualidade geral dos produtos.
Por tudo isso, acreditamos que cada vez mais a automação se tornará essencial para a sustentabilidade financeira de todos os segmentos. Os benefícios são indiscutíveis, desde o aumento da produtividade, da eficiência e muito mais – tornando esse novo modelo de produção a saída para enfrentar os desafios.
Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil
No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: automação industrial e CNC, sistemas de ar-condicionado, automação de processos, equipamentos automotivos, sistemas de visualização e sistemas de transporte.






