Pesquisar
Close this search box.

FIDA amplia acesso a informações da cadeia de alimentos em áreas rurais…

FIDA amplia acesso a informações da cadeia de alimentos em áreas rurais vulneráveis com ajuda da tecnologia Microsoft

Plataforma centralizada conecta dados, conhecimentos e análises a partir de aprendizado de máquina e inteligência artificial, a ferramenta foi criada para atuar em locais fragilizados

FIDA amplia acesso a informações da cadeia de alimentos em áreas rurais vulneráveis com ajuda da tecnologia Microsoft

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) encontrou na Microsoft uma parceira para desenvolver ferramentas de acesso à informação que ajudasse a instituição a ampliar suas ações de ajuda a pequenos produtores em regiões de vulnerabilidade. Para enfrentar um ambiente de crescente complexidade, o FIDA precisava de uma forma mais eficiente para que suas equipes e parceiros globais acessassem e compartilhassem informações trabalhando em locais remotos e com pouca infraestrutura. A agência queria uma solução que tivesse uma configuração simples e com gerenciamento de segurança.

A agência das Organizações da Nações Unidas (ONU) tem como missão global erradicar a pobreza e a fome em comunidades rurais frágeis em países em desenvolvimento, trabalhando lado a lado com os governos para financiar projetos e práticas inovadoras que permitam aos pequenos produtores desenvolver práticas agrícolas sustentáveis, transformar os sistemas alimentares e construir resiliência diante de alguns dos maiores desafios globais.

Com o uso do Microsoft Azure OpenAI Service, o Azure AI Search e o Power BI, o FIDA criou o Omnidata: uma plataforma de análise centralizada que conecta dados, painéis, visualizações e análises com base em aprendizado de máquina e IA. A solução oferece acesso rápido e direto a dados críticos nas regiões atendidas pelo FIDA, além de treinamento em análise e aprendizado de máquina para que os agentes possam criar ativamente soluções para enfrentar desafios específicos do dia a dia.

Avaliação de sistemas alimentares, populações e clima

O FIDA é uma instituição financeira internacional e agência especializada dentro da ONU comprometida em erradicar a pobreza rural e a fome, investindo em pequenos agricultores e empreendedores rurais. A organização se esforça para aumentar a produtividade agrícola, melhorar a infraestrutura rural, promover serviços financeiros inclusivos e promover comunidades resilientes por meio de investimentos e parcerias com indivíduos e organizações locais.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), quase 45% da população global – 3,4 bilhões de pessoas – vive em áreas rurais de países com economias em desenvolvimento e 80% vivem em extrema pobreza. “A maioria depende de pequenas fazendas familiares para sua renda e sustento”, diz Thomas Bousios, diretor e CIO do FIDA. “Mas eles também são desproporcionalmente pobres. É aí que tentamos ajudar”, explica.

Todo projeto em que o FIDA investe deve ser revisado e analisado. Isso é algo que exige a coleta de diversos dados em diferentes sistemas alimentares existentes, considerando as necessidades específicas das populações e ainda prevendo quais ações podem causar mais impacto. Em muitos países, os riscos climáticos e a agitação civil também devem ser considerados antes de implementar qualquer ação. Além disso, a organização avalia formas de melhor empoderar mulheres e jovens dentro das suas abordagens.

“Antes, tínhamos muitos relatórios e ferramentas de análise diferentes sendo usados em diferentes locais ao redor do mundo”, acrescenta Thomas Bousios. A complexidade dos projetos tornou difícil para a organização coletar, traduzir e compartilhar informações, levando a perguntas sobre precisão e desafios no compartilhamento de melhores práticas entre regiões em tempo hábil.

Outro desafio é garantir a igualdade de acesso às tecnologias em todas as regiões atendidas pelo FIDA. “É muito importante para nós que quaisquer ferramentas ou tecnologias que usamos sejam transparentes, possam ser usadas corretamente em um contexto multilateral e possam abordar questões como preconceito para garantir que a adoção esteja acontecendo de forma equitativa”, diz Bousios.

“Sentimos que, com inteligência artificial, poderíamos obter melhores insights, melhorar o direcionamento das comunidades vulneráveis que atendemos, monitorar com mais eficiência e adotar uma análise de dados contínua para melhores resultados”, diz Alvaro Lario, presidente do FIDA. “Quando usada de forma responsável e transparente, a inteligência artificial tem o potencial de aumentar a eficiência e o impacto no desenvolvimento, além de nos ajudar a entender dados que, de outra forma, seriam impossíveis de entender.”

Omnidata: Extraindo os dados certos no momento certo

Com tempo e recursos limitados, encontrar uma solução que ofereça suporte ao gerenciamento contínuo de configuração e gerenciamento de segurança, e à democratização dos dados, era uma prioridade para a organização. Depois de participar de um programa de IA apresentado pela ONU em colaboração com a Microsoft, a organização se interessou pelo que poderia realizar usando o Microsoft Azure OpenAI Service.

Usando o Azure e o Azure OpenAI Service, o FIDA criou uma plataforma de dados centralizada que conecta dados, painéis, visualizações e análises com base em aprendizado de máquina e IA. A solução dá aos integrantes do FIDA em todo o mundo acesso direto aos dados em todas as regiões atendidas pela agência, juntamente com treinamento em análise e aprendizado de máquina para que eles possam estar ativamente envolvidos na criação de novas ferramentas.

Os usuários do Omnidata acessam informações por meio de uma interface simples, fornecendo termos ou prompts de pesquisa específicos. A Pesquisa de IA do Azure (anteriormente Pesquisa Cognitiva do Azure) vasculha a base de conhecimento do FIDA para encontrar relatórios e publicações relevantes sobre um termo ou prompt e, em seguida, verifica o conteúdo para extrair frases e informações mais relevantes. Quando os usuários solicitam um resumo específico do termo de pesquisa, a solução reúne as frases extraídas para cada publicação e exibe um resumo gerado por IA usando o Serviço Azure OpenAI, juntamente com outros dados críticos que os usuários podem acessar por meio do Power BI.

Os usuários do FIDA podem contribuir com novos conjuntos de dados com base em seu trabalho que são imediatamente referenciados para outros projetos em outras comunidades ao redor do mundo. A Omnidata também capacita o pessoal com ferramentas de treinamento de autoatendimento para desenvolver habilidades em IA e aprendizado de máquina em seu próprio ritmo e desenvolver ferramentas que apoiem seu trabalho específico no dia a dia. “Até agora, recebemos um feedback positivo; é muito transformador para as equipes fazer uso de conjuntos de dados para suas próprias áreas temáticas e suas próprias especializações”, diz Bousios, diretor do FIDA.

Conectando equipes globais

A plataforma Omnidata ajudou a reunir a comunidade global do FIDA, explica o executivo. As equipes puderam se envolver com toda a força de trabalho, desenvolver habilidades em conjunto, colaborar em protótipos e ter acesso igualitário a um rico banco de dados de conhecimento e informações. Tudo isso apoiando seu trabalho diário em comunidades rurais. “Nossa equipe tem todos os dados de que precisa na ponta dos dedos, permitindo que eles tomem decisões rápidas, ágeis e baseadas em evidências, o que é especialmente útil em áreas remotas e frágeis”, diz Dina Saleh, diretora regional para Oriente Próximo, Norte da África, Europa e Ásia Central do FIDA.

A maior vantagem para o FIDA, contudo, talvez seja a capacidade da solução de agregar rapidamente grandes quantidades de dados. “Com a IA do Azure e o Power BI, agora podemos combinar rapidamente muitas fontes de informação diferentes, por exemplo, vários indicadores de dados e milhares de documentos sobre agricultura e desenvolvimento rural, para fazer análises”, diz Bousios. “Podemos ter uma melhor compreensão sobre o impacto de fatores como clima, gênero, biodiversidade e obter informações oportunas sobre o que precisa de ajuste para então fazer isso acontecer nos projetos.”

“Estamos recebendo novos insights que não tínhamos antes”, diz Lario. “Isso está nos ajudando a entender os dados de maneiras que de outra forma seriam impossíveis e tem o poder de transformar a maneira como conduzimos os negócios em toda a linha, permitindo-nos fazer muito mais dentro de nosso envelope limitado de recursos.

Para ter acesso às informações completas do case de sucesso do FIDA e vídeos, acesse esta página (em inglês). No site, você também pode obter mais informações sobre o Azure Open AI Services e outras ferramentas da Microsoft utilizadas nesta história.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Vamos apresenta locação de linha amarela na M&T Expo Em sua estreia na feira, a Companhia apresentará um portfólio de máquinas e equipamentos das
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!