Resolução sobre Sistema Brasileiro de Recursos e Reservas é aprovada por unanimidade pela ANM

Resolução sobre Sistema Brasileiro de Recursos e Reservas é aprovada por unanimidade pela ANM

Resolução sobre Sistema Brasileiro de Recursos e Reservas é aprovada por unanimidade pela ANM

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou na tarde da última quarta-feira (26/01) a Resolução sobre o Sistema Brasileiro de Recursos e Reservas (SBRR) durante a 36ª Reunião Ordinária Pública. O texto final na íntegra da Resolução ainda não foi divulgado e deverá ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias. A implantação da SBRR tem prazo para entrada em vigor 180 dias após a publicação.

A regulamentação dos conceitos de recursos e reservas, bem como a instituição dos conceitos do SBRR foram atribuídos à ANM por força da Lei 13.575/2017, que cria a ANM, e o Decreto 9.406/2018, que regulamenta o Código de Mineração.

O diretor de Sustentabilidade e Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e presidente da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR), Julio Nery, defendeu a posição da CBRR pela aprovação  da matéria. “A Resolução era aguardada com grande expectativa pelo setor, de forma que atualiza as  normas brasileiras, levando-as ao patamar  internacional”, afirmou. Segundo ele, a norma é fundamental para modernizar os relatórios relacionados à estimativa de recursos e reservas minerais, proporcionando maior i segurança aos investidores e fomento à atividade.

O presidente da CBRR esclareceu que a classificação para recursos e reservas minerais tem como um de seus padrões um “guia de boas práticas”, não mandatório, editado pelo Committee for Mineral Reserves International Reporting Standards (CRIRSCO), que, no Brasil, tem a CBRR como  representante. Esta publicação  vincula as premissas e os conceitos voltados à divulgação dos resultados de exploração mineral e de recursos e reservas minerais. Essa divulgação é realizada por meio de Relatórios Públicos (Public Reports), utilizados como referência à  elaboração dos códigos nacionais de recursos e reservas para os países membros CRIRSCO. .

O diretor da ANM e relator da matéria, Guilherme Santana Lopes Gomes, esclareceu que a ANM não possui atribuição como instituição certificadora de resultados de exploração, recursos e reservas minerais apresentados pelos titulares de direitos minerários nas declarações públicas, e que a entrega é opcional pelo titular do documento de Declaração Pública de Resultados.

Segundo ele, este passará a ser inserido no SBRR e não será sigiloso, implicando em aceitação tácita de sua divulgação. “O teor e integridade das informações são de responsabilidade do titular, que responderá por eventuais adulterações ou fraudes, nos termos das legislações vigentes (civil, penal e administrativa) ”, esclareceu.

A matéria do Sistema Brasileiro de Recursos e Reservas foi aprovada por unanimidade. O diretor-geral da ANM, Victor Bicca, reconheceu o importante trabalho da equipe técnica no decorrer do processo regulatório, conduzido pelo diretor substituto, Carlos Cordeiro.

O IBRAM e seus associados reiteram a importância do tema para a confiança dos investidores e profissionais do mercado de mineração nas declarações públicas de resultados de exploração mineral e de recursos e reservas minerais.

Sobre a CBRR

A CBRR, criada  por meio de ação conjunta do IBRAM, da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM) e da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), tem a missão de promover e desenvolver a indústria mineral brasileira por meio de iniciativas que incluem as melhores práticas na elaboração de relatórios nos termos dos códigos do CRIRSCO, organização do processo de certificação e manutenção do registro de Profissionais Qualificados Registrados no Brasil, dentre outras.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Prêmio Municípios Mineradores vai reconhecer a qualidade dos serviços públicos municipais Na edição de 2022 a premiação vai destacar 24 iniciativas e, destas, 8
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Sobre Nós

A Revista EaeMáquinas, de circulação bimestral, é o melhor guia de compras do setor de máquinas; relacionando as empresas, revendas e distribuidoras de equipamentos, peças, prestadores de serviços e notícias relacionadas ao mercado.

Contato: atendimento@eaemaq.com.br — Tel.:11- 4604-8046

Siga-nos

Deixe seu Email para acompanhar as novidades

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!