Em 5 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Técnico Agrícola. A primeira turma de técnicos agrícolas no país se formou em 1910, em Viamão, no Rio Grande do Sul. Mas o exercício profissional da categoria só foi criado em 1968 e regulamentado em 1985.
O técnico agrícola é uma profissão é essencial para a gestão e o planejamento do trabalho no campo. Além disso, é uma das categorias que mais contribuem para o desenvolvimento do agronegócio de norte a sul do país, apoiando agricultores e pecuaristas. São mais de 300 mil profissionais atuando na agricultura, pecuária, zootecnia, pesca e agrimensura, nos setores público e privado.
O Dia Nacional do Técnico Agrícola foi instituído pela Lei 13.099/2015. Esse profissional é responsável pela elaboração e monitoramento dos programas higiênicos e sanitários na produção animal, vegetal e agroindustrial.
Também planeja e acompanha a colheita e o processo de produção, responsabilizando-se pelo armazenamento, conservação, comercialização e industrialização dos produtos agropecuários.
Além disso, pode prestar assistência técnica na aplicação, comercialização, manejo e regulagem de máquinas, implementos, equipamentos agrícolas e produtos especializados, bem como na recomendação, interpretação de análise de solos e na aplicação de fertilizantes e corretivos.
Na AGCO, detentora das marcas Fendt, Massey Ferguson e Valtra, profissionais com essa formação trabalham diretamente no campo com os equipamentos e tecnologias desenvolvidos pela companhia.
O técnico agrícola atua na equipe de marketing de produto, em que trabalha diretamente com os clientes, auxiliando-os no dia a dia em suas tarefas, na escolha de máquinas adequadas e também a trabalhar de forma correta com o maquinário.
Para Geferson Kloh, técnico agrícola da AGCO, “a profissão permite ajudar a multiplicar conhecimentos do campo aos produtores rurais de uma forma mais ampla e usar o que foi ensinado para auxiliar os clientes na produção de alimentos”.
Kloh considera o 5 de novembro uma data de reconhecimento da profissão e importante para lembrar das raízes, dos conhecimentos relevantes aprendidos no campo e do crescimento obtido por meio do aprendizado.
Empresa: AGCO
Fonte: (11) 4795-2000
Website: www.agco.com.br