Pesquisar
Close this search box.

Rolos compactadores

MAIS PERFORMANCE E ECONOMIA 

Versáteis para aplicações em obras asfálticas, rodoviárias, terraplanagens, aterros, entre outras atividades, os rolos compactadores estão cada vez mais tecnológicos para entregar performance com custo reduzido.

Neste comparativo, a EaeMáquinas apresenta sete modelos de fabricantes reconhecidas no mercado pela eficiência e desempenho. Conheça as vantagens de cada modelo para suas aplicações.

AMMANN ASC 110 T3

O rolo compactador ASC 110 T3 da Ammann do Brasil tem peso operacional de 11.490 kg, é equipado com o econômico motor a diesel Cuminns de 160 HP associado ao reservatório de combustível de 410 litros o que proporciona uma capacidade de trabalho de até 32 horas. O foco da marca é fornecer equipamentos de alta performance que permitam a melhor eficiência na queima de combustíveis fósseis, e redução de custos operacionais e de manutenção de equipamentos.

Outros pontos de destaque do produto estão principalmente na parte de operação. O conforto na operação e o baixo ruído, típico do maquinário de padrão europeu. Os compactadores de solo são altamente confiáveis e eficazes. As máquinas são de fácil operação e manutenção, possibilitando a máxima disponibilidade.

O modelo ASC 110 T3 Ammann possui excelente tração, sendo o movimento garantido pela tração hidrostática de três motores hidráulicos, dois para as rodas traseiras e um para o cilindro, desta forma sem a utilização de eixo de transmissão, permitindo assim o posicionamento do motor mais baixo e que garante ótima acessibilidade, além de propiciar um centro de gravidade mais baixo, garantindo assim excelente estabilidade.

Os sistemas de compactação patenteados ACEforce e ACEpro ajudam a eliminar passadas desnecessárias eliminando os custos desnecessários e gerando economia. Os sistemas ACE fornecem controle de qualidade ao identificar pontos não compactados. O ACEpro pode até reagir e ajustar automaticamente os parâmetros de vibração. Mas isso é só o começo. Todos os valores calculados podem ser exibidos e avaliados, incluindo a capacidade de carga do material, número de passagens e os valores de frequência/amplitude.

Os equipamentos são adequados para a compactação de diversos solos, desde o silte até a pedra britada:

•          D –       Versão padrão para aplicações de compactação com um rolo liso (tração no cilindro).

•          PD –    Rolos compactadores com cilindro pé-de-carneiro foram projetados para média e larga escala de compactação em materiais semicoesivos e coesivos. Disponível para todos os modelos.

•          HD –    Versão Tração (Heavy Duty – HD) possui habilidades melhor tração em terrenos difíceis – Sistema ATC (controle da roda, controle dos motores hidráulicos), lastro nos pneus, pneus de trator. Permite trabalhos rampas de até 55°.

•          HT –    Versão Tração (High Traction – HT) para a operação em longos períodos em encostas e aterros sanitários. Sistema ATC (controle da roda, controle dos motores). Permite trabalhos em rampas de até 60°.

avN01sc_ASC_110_und_ASC_110_090205_64.jpg
ASC_110 ACE pro
ASC_110 ACE pro

BOMAG BW 211

Os rolos compactadores da BOMAG são desenvolvidos com tecnologia alemã e contam com uma vasta gama de soluções no portfólio. O destaque da marca é o modelo BW 211 com potência de 140HP e peso operacional de 12,890 kg. Ele é ideal para aplicação em compactação média e pesada para operação na cidade ou estradas.

Entre os principais diferenciais do BW 211 D-5, deve-se destacar a garantia de eficiência na compactação através das tecnologias exclusivas desenvolvidas pela BOMAG, como o ECONOMIZER e o TERRAMETER. Além disso, a simplicidade é um conceito presente no compactador BOMAG, com painel de operação intuitivo, onde cada função é controlada através de um botão. A facilidade de manutenção através dos amplos acessos também é um destaque na BOMAG, economizando tempo de máquina parada e assegurando a máxima produtividade.

Outro diferencial dos rolos BOMAG é a tecnologia embarcada, o VARIOCONTROL, presente no BW 211 D-5 permite a adequação instantânea da energia de compactação do compactador através da medição do solo e variação da amplitude de vibração.

Com base nos valores medidos, é possível aplicar a energia ideal para aquela compactação. Com isso, o BW 211 D-5 entrega uma compactação homogênea e ideal, evitando passadas desnecessárias. Tudo isso, a partir de uma operação simples, com opção de funcionamento automático ou manual. Por isso, o compactador BOMAG é ideal para as mais diversas aplicações.

Ainda sobre as tecnologias dos compactadores BOMAG, o Terrameter, desenvolvido pela BOMAG, oferece um auxílio especial ao operador. Ele indica o valor de compactação, através de um display autoexplicativo. Além disso, indica claramente quando a compactação ideal é alcançada, evitando passagens desnecessárias, economizando tempo e proporcionando a maior eficiência econômica.

São sinônimos de robustez e potência, com excelente performance em aclives ou declives. Os eixos traseiros possuem diferencial nospin com bloqueio automático de até 100%, ou seja, ainda que uma das rodas perca o contato com o solo, o compactador não perde a tração neste eixo.

Cat® CS-CP54B

O portfólio mundial de compactadores da Caterpillar tem máquinas da faixa de peso de 4 a 21 toneladas No Brasil, a marca produz compactadores de solos de classe mundial desde 2013. São quatro os modelos produzidos no país, dois de sete toneladas (CS44B e CP44B) e dois de 11 toneladas: o Cat CS54B e o Cat CP54B, o primeiro de rolo liso e segundo, de rolo com patas.  Esses modelos estão na faixa de 11 toneladas e são os mais utilizados nas obras de terraplanagem no Brasil.

Entre os diferenciais dos modelos da Caterpillar está o modo econômico padrão que reduz o RPM do motor para poupar combustível quando a máquina fica parada por um tempo e a desliga totalmente após um período programado.

Já o exclusivo Controle de Compactação Cat ajuda o operador determinar quando a compactação atinge as especificações, o que elimina incertezas e reduz o risco de retrabalho.  Oferece ainda o exclusivo sistema de propulsão de bomba dupla que fornece fluxo hidráulico independente para as rodas traseiras e o tambor, produzindo esforço de tração excepcional em camadas grossas, solo instáveis e em rampa, permitindo controle superior da máquina, em marcha avante ou a ré.

Esses compactadores estão equipados com o motor Cat C4.4 de 130 HP com tecnologia ACERT™, para a melhor eficiência no uso do combustível e força, além de menos ruído e facilidade de manutenção. O sistema vibratório fechado (podstyle) patenteado possui um peso excêntrico selado que utiliza esferas de aço em  vez de contrapesos móveis, o que permite ao operador selecionar amplitudes suavemente, sem golpes, pancadas ou emperramentos que causam contaminação hidráulica, o que evita danos ao equipamento e estende a troca de óleo do sistema vibratório para três anos ou 3.000 horas.

A Cabine ROPS/FOPS oferece mais conforto para o operador e inclui volante de direção de múltiplas posições, banco ajustável com cinto de segurança e monitor LCD e Led integrado e adaptador de 12 volts para dispositivos eletrônicos.

Os compactadores Cat CS54B podem usar as cintas de patas trapezoidais ou cônicas para que as máquinas com tambor liso possam compactar com eficiência materiais semicoesivos e coesivos.

O acesso de serviço é simples e prático, com toda manutenção de rotina feita pelo lado direito da máquina. O capô inclina-se para frente de forma rápida e fácil para acesso total ao motor e sistema de resfriamento. O intervalo de manutenção de óleo hidráulico é de 3.000 horas, reduzindo custos de propriedade e operacionais.

DYNAPAC Série Rhino

A série Rhino é um lançamento mundial da Dynapac e é composta de 3 novos modelos. CA 25 Rhino, CA 30 Rhino e CA 35 Rhino. Com esse acréscimo de modelos a Dynapac aumentará seu portfólio de soluções fabricadas em Sorocaba, no interior de São Paulo, de 7 para 9 equipamentos.

•          O Dynapac Rhino CA 25 é projetado para suportar a carga do dia-dia na construção civil, para empreiteiros de pequeno a médio porte, que representam a maioria das aplicações.

•          O CA 30 Rhino, por sua vez se destina a uma maior demanda de produção em obras de porte médio.

•          Por fim, o CA 35 foi projetado para atender as grandes obras de construção pesada, atendendo a demanda de alta produtividade.

Todos eles estão equipados com um dos mais modernos motores da Cummins, o econômico QSF 3.8, entregando 130 HP de potência. Aliado à segurança, possui sensor interlock no banco do operador, freio hidrostático e freio de emergência que atua no diferencial. Basta apertar um botão no painel para a parada imediata.

A série Rhino é equipada com um banco giratório melhorando a sua ergonomia e produtividade, com três opções de plataformas de operação: cabine Aberta, cabine fechada ROPS/FOPS com ar condicionado e capota.

Outra inovação da série Rhino está em seu eixo excêntrico otimizado, desenhado de forma a reduzir a inércia no início do giro, ou seja, menos energia será necessária para iniciar a vibração. O resultado é uma redução de 11 kW para iniciar a vibração, economizando combustível. Em conjunto com o sistema de cartuchos, isso reduz também o consumo de óleo.

Segundo a fabricante, o modelo Rhino atinge a compactação ideal com menos passadas.  Outra novidade está no sistema de tração do CA 25 Rhino, otimizado com um motor de velocidade variável no cilindro. Já o CA 30 Rhino e CA 35 Rhino possuem além do motor variável no cilindro dianteiro, um motor variável no eixo traseiro, aumentando ainda mais a sensibilidade do sistema às mudanças do solo. A tração por motores variáveis no cilindro dianteiro e eixo traseiro e o exclusivo sistema no-spin, garantem melhor tração, não importa o tipo de solo, inclusive em rampas acentuadas.

 Sem deixar de lado o cuidado com a manutenção, a série Rhino possui uma grande amplitude na abertura do capô, o que permite pleno acesso a todos os pontos de manutenção da altura do solo, tornando o processo mais rápido e seguro. O chassi aparafusado simplifica a desmontagem para facilitar a manutenção.

HAMM  3411

O destaque da marca para peso de operação de 11 toneladas é o modelo 3411 cilindro Liso e 3411 cilindro Pata. O rolo compactador com cilindro liso vibratório possui articulação de 3 pontos para excelente tração e mobilidade no terreno, operação simples, intuitiva e de linguagem neutra, plataforma ergonômica do operador com unidade de assento operacional giratória, assento do operador regulável e coluna de direção basculante, excelente visão da máquina e do canteiro de obras além de alta qualidade de compactação devido à elevada carga linear e grandes amplitudes.

O rolo HAMM com cilindro pata efetua a compactação com maior eficiência, também, e entre outras características e vantagens possui maior área e maior formato de pata trapezoidal do mercado, com 152cm2, permitindo maior contato e compactação eficiente e profunda.

A partir da cabine de operação a visibilidade é total do cilindro frontal como da traseira. Além disso, a tração de fábrica assegura a superação em aclives mesmo no modo vibratório e também dupla frequência e amplitude de vibração.

Equipados com motor Tier3, os rolos HAMM são extremamente eficientes no consumo de combustível, com consumo em média 10% mais econômicos em relação a outros rolos da mesma categoria, e com menor número de passadas. Exemplos podem ser citados em grandes obras realizadas pelo Brasil com uso dos rolos HAMM, como nos aeroportos de Guarulhos e de Viracopos, em São Paulo, e BR 101 por várias regiões e estados.

Entre os principais diferenciais estão o chassi articulado de 3 pontos. O inovador conjunto de pivô central autonivelante é baseado em 3 em vez de 4 juntas.

A direção pivotada exclusiva da Hamm vem com as articulações de 3 esferas e garante uma estabilidade direcional insuperável e conforto ao dirigir. Mesmo com o ângulo de direção completo, a construção do chassi fornece uma distribuição uniforme de peso no tambor e nas rodas e garante uma absorção cuidadosa também em terrenos irregulares.

Outro diferencial é o HCQ – HAMM Compaction Quality. A Hamm lançou esse termo para descrever uma gama abrangente de produtos inseridos nos rolos HAMM para planejamento, medição, controle, documentação e análise de processos de compactação. O sistema completo é de design modular e os produtos individuais foram perfeitamente compatíveis entre si.

A marca e produtos HAMM são integrantes do WIRTGEN GROUP, um grupo de empresas que opera internacionalmente na indústria de equipamentos de construção e no Brasil distribuídos através de rede de revendedores Wirtgen Brasil, Deltamaq, Vianmaq, Requimaq e Verdes Vales.

JCB 116D

Multinacional inglesa e líder mundial em vendas de retroescavadeiras e manipuladores telescópicos (Loadall), a JCB do Brasil lançou neste ano para o mercado nacional o rolo compactador JCB 116D, um equipamento de alto desempenho projetado para construção e manutenção de estradas, rodovias e obras de infraestrutura em geral. O JCB 116D oferece baixo consumo de combustível, alta performance de compactação e maior conforto do operador.

O opção da JCB foi por trazer para o mercado o compactador JCB 116D em sua versão mais completa, que conta com principais recursos como padrão:  peso operacional de 12.150kg, cabine fechada com ar condicionado, motor JCB DieselMax Tier III de alto torque em baixas rotações, tração no eixo e no tambor, eixo traseiro JCB com diferencial de deslizamento limitado (LSD) para máximo esforço de tração, sistema de seleção para prioridade da tração, onde o operador escolhe maior força de tração na dianteira ou traseira objetivando melhor performance em terrenos inclinados, e alta força de compactação, com carga linear estática de 34,2 kg/cm.

Projetado com uma eficiente tecnologia alemã de vibração, o compactador JCB garante produtividade de compactação líder da classe, com uma força centrífuga no tambor de até 256kN. Em testes com máquinas concorrentes, segundo a fabricante, o 116D exigiu até 17% menos passagens para alcançar a densidade de material desejada, economizando tempo e dinheiro para os clientes.

Outro aspecto de destaque do equipamento é o motor JCB DieselMax de quatro cilindros com injeção mecânica de combustível, que tende aos padrões de emissões MAR-I, sem necessidade de qualquer forma de pós-tratamento dos gases de escape e sem necessidade de combustíveis com baixo teor de enxofre. Este motor trabalha em conjunto com um eixo também JCB, facilitando a gestão das máquinas ao concentrar todas as necessidades do cliente quanto a manutenção dos principais componentes apenas no distribuidor JCB.  

Em relação ao operador, o JCB 116D oferece excelente visibilidade a partir do assento, graças à baixa linha do capô e à ausência de obstruções. Esse capô do motor, feito em peça única, pode ser aberto em um ângulo de 70% para fornecer excelente acesso ao motor, à transmissão e demais componentes, tudo a partir do nível do solo. O rolo compactador JCB 116D foi projetado para baixa manutenção, sem pontos de lubrificação e uma junta de articulação central selada livre de manutenções.

A máquina ainda conta com a tecnologia LiveLink – um sistema de telemetria capaz de monitorar toda a atividade do equipamento em tempo real, permitindo a gestão de manutenção, alertas de operação e controle de custos operacionais, que faz o cliente poupar ainda mais tempo e dinheiro.

SONY DSC

LiuGong 6612E

O destaque da LiuGong é o novo rolo compactador modelo 6612E lançado neste ano. O novo rolo compactador apresenta um conjunto de melhorias e inovações tecnológicas, sendo possível destacar como principais pontos a confiabilidade e estabilidade; eficiência na compactação; facilidade de manutenção; versatilidade e, por fim, a segurança e conforto ao operador.

O motor Cummins QSB4.5 foi especialmente desenvolvido para este rolo compactador. A marca confere mais durabilidade e confiabilidade ao equipamento. Entre os ganhos estão o sistema de combustão – otimizado para o menor consumo; e o sistema de turbo alimentação – que além de contribuir para economia de combustível, otimiza o ganho de potência.

Com 30 mm de espessura – 20% superior aos equipamentos comuns desta categoria – o cilindro deste Rolo Compactador é fabricado com aço de alta qualidade e apresenta elevada resistência ao desgaste. O sistema elétrico avançado oferece mais segurança, início rápido e controle das informações do equipamento.

Com faixa de força centrífuga de 300/190 kN, o novo 6612E apresenta eficiência de compactação 10% maior que os demais equipamentos do mercado. O diâmetro do cilindro também é acima da média, 1.555 mm, 4% maior.

O peso distribuído na parte dianteira é de 7,2 toneladas, o que melhora o tempo de aterramento efetivo do cilindro. Os componentes hidráulicos adotam a famosa marca alemã Danfoss, que pode suportar cargas pesadas e a pressão limite pode chegar a 45 MPa.

A facilidade de manutenção é marca registrada dos equipamentos LiuGong. No novo rolo compactador 6612E, essa característica se faz presente a começar pelo design.

A parte traseira foi remodelada e o capô apresenta ângulo de abertura de 60°, o que facilita o acesso às áreas de manutenção, como por exemplo, para troca dos filtros.

O Rolo Compactador conta com um sistema de distribuição de força uniforme entre o chassi, a articulação e o cilindro, aumentando assim, a sua força. A articulação é reforçada para melhorar a vibração e resposta do equipamento.

Outro diferencial é a cabine com certificação ROPS/FOPS, que oferece um amplo campo de visão (1 x 0,75 m), o que representa mais segurança e controle ao operador. O modelo conta ainda com assento e direção ajustáveis; itens de segurança como martelo, extintor e porta de escape; ar condicionado na parte superior e um conjunto reforçado de luzes na área superior externa, facilitando a operação durante a noite.

[embeddoc url=”https://eaemaq.com.br/wp-content/uploads/2020/02/FICHA-TÉCNICA-ED.105.xlsx” download=”all” viewer=”microsoft”]

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Pigmento inorgânico proporciona cores vivas e estáveis ao concreto. Confira possibilidades de uso Solução de fácil aplicação e alta durabilidade é uma opção de
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!