Komatsu anuncia nacionalização da carregadeira de rodas WA380-6
Decisão reforça a importância estratégica do mercado brasileiro para a companhia e seu compromisso com o desenvolvimento do setor de construção na América Latina
A Komatsu, empresa japonesa que fabrica e fornece equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de construção, mineração, florestal e industrial, anuncia a nacionalização de seu popular modelo de carregadeira de rodas WA380-6. Esta iniciativa estratégica não apenas reforça o compromisso da Komatsu com o mercado brasileiro, mas também destaca a importância do País nas operações globais da empresa, posicionando-o como um centro de produção crucial para toda a América Latina.
A decisão de produzir a WA380-6 no Brasil é uma resposta direta à crescente demanda por carregadeiras de rodas deste porte no setor de construção, além de outros segmentos como mineração, locação, indústria, agricultura e florestal. “A WA380-6, que já conquistou significativa aceitação no mercado brasileiro como modelo importado, agora passa a ser produzida localmente, trazendo diversos benefícios para os clientes, como acesso ao financiamento via Finame, benefício de redução do ICMS, além de maior disponibilidade do equipamento e acessórios”, destaca Paulo Torres, diretor executivo da Divisão de Equipamentos de Construção da Komatsu.
A produção da WA380-6 no País não apenas atenderá o mercado doméstico, mas também servirá todos os países da América Latina, fortalecendo ainda mais o papel do Brasil como um centro de fabricação chave para a região e permitindo oferecer suporte mais eficiente e ágil aos seus clientes de todo o território.
A Komatsu investirá em sua fábrica de Suzano (SP) para adaptar as linhas de produção para a fabricação do modelo WA380-6 e a unidade de Arujá (SP) será responsável pela fabricação dos tanques e cabines da máquina. Este investimento faz parte de uma estratégia mais ampla da Komatsu de aumentar a produção geral em 15% em 2025 em comparação com 2024. “Estamos muito contentes em iniciarmos a produção local da WA380-6, que trará ao mercado também os benefícios de melhor disponibilidade de produto, assim como assessórios originais de fábrica”, diz Jeferson Biaggi, presidente da unidade fabril da Komatsu.
A Komatsu prevê um crescimento positivo nos setores que utilizam a WA380-6, particularmente em projetos de infraestrutura dentro do programa PAC. Este aumento nas obras elevará o consumo de insumos como areia, cimento e brita, setores onde a WA380-6 é amplamente utilizada. “A iniciativa de nacionalização posiciona a Komatsu para melhor atender a estes mercados em expansão com equipamentos de alta qualidade produzidos localmente”, destaca Leandro Bueno, gerente de Estratégia, Planejamento, Marketing de Produto e Marketing para a Divisão de Construção, que reforça que ao continuar investindo em suas operações brasileiras, a Komatsu reafirma seu compromisso de longo prazo com o País e sua confiança no potencial de crescimento do mercado latino-americano.