Mercedes-Benz do Brasil amplia área para customização de caminhões e ônibus
- Área de Custom Tailored Center (CTC), na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, ganha ampliação e passa a contar também com um espaço próprio para veículos elétricos
- Mais de 15.000 caminhões foram customizados em nove anos
- Lançamentos recentes da marca – como Actros Evolution “Estrela Delas”, Arocs 4051 8×4 madeireiro e Atego Full Air – são customizados internamente no CTC para atender demandas específicas de clientes
- CTC oferece um portfólio variado, com potencial para novas soluções
A Mercedes-Benz do Brasil segue avançando com a customização de caminhões e ônibus, modelo de produção e negócios oferecido pela marca que vem ganhando aprovação crescente, atendendo demandas específicas de clientes do país e de mercados externos. Em mais um marco significativo, a Empresa ampliou a área do Custom Tailored Center (CTC), em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que passa a contar também com um espaço próprio para veículos elétricos.
“Em nove anos, o CTC customizou mais de 15.000 caminhões. Com a ampliação da área, temos potencial para dobrar a capacidade produtiva, reduzindo o tempo da operação e, consequentemente, atendendo mais rapidamente às demandas dos nossos clientes”, afirma Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. “Vamos manter nossa equipe preparada para a chegada de novas soluções customizadas, inclusive os elétricos, garantindo assim a qualidade de nossos produtos e a segurança e bem-estar dos colaboradores”.
Atendimento aos mercados interno e externo
“O expressivo volume de mais de 15.000 caminhões customizados, entre agosto de 2015 e outubro de 2024, significa uma média de 1.666 unidades por ano”, destaca Erica Daumichen. “Desse volume, cerca de 11.500 caminhões foram comercializados no mercado interno e 3.500 foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes”, destaca Erica Daumichen.
Com a ampliação da área, a expectativa é manter a produção em cerca de 80% para o mercado interno, 15% para América Latina e 5% para o segmento overseas. 85% das customizações são de caminhões e 15% de chassis de ônibus. Setores como mineração, madeireiro, construção e transporte de bebidas são os que mais puxam a vendas de caminhões customizados. Já no caso dos ônibus, as maiores solicitações envolvem micros e articulados.
O modelo de negócio adotado pela Empresa envolve a participação de várias áreas, como Marketing e Estratégia de Produto, Engenharia, Produção, Logística, Compras, Controlling, Vendas e Peças & Serviços. Com base na sinergia das equipes, o CTC da Mercedes-Benz do Brasil atende clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte.
O processo de produção adotado pela Mercedes-Benz do Brasil segue as boas práticas do CTC da Daimler Truck na França. Com isso, a unidade brasileira também é uma referência global para toda a Companhia.
Conceito One Team na prática
O fato do CTC reunir diversos grupos funcionais na geração de soluções customizadas aos clientes reflete a aplicação prática do conceito One Team na Mercedes-Benz do Brasil, seguindo a prática global da Daimler Truck.
Graças à atuação do CTC, o cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da Rede de Concessionários da marca e já financiado, quando for o caso, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão. O marco histórico de mais de 15.000 caminhões customizados vendidos demonstra a consolidação de mais essa solução de qualidade e confiabilidade que a Mercedes-Benz entrega aos clientes.
Diversas customizações realizadas pelo CTC a partir de pedidos individuais de clientes passam a ser oferecidas ao mercado e algumas até se transformam em itens de série, o que é o caso, por exemplo, do Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada. Esse kit passou a ser disponibilizado como opcional, sendo montado diretamente na linha de produção de caminhões. Além disso, devido ao grande sucesso do Pacote Robustez, hoje o CTC também está preparado para montá-lo em outras famílias de caminhões.
“Modificações muito específicas acabam sendo montadas na linha de produção própria do CTC”, informa Fábio Dalla, gerente sênior de Fabricação de Protótipos da Mercedes-Benz do Brasil. “Seja qual for a solicitação do cliente nós entendemos e atendemos da melhor forma. Ou seja, novamente, estamos praticando nosso mantra: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. Com a customização, ouvimos cada uma das vozes de todos os clientes e entregamos o caminhão ou o chassi de ônibus que ele necessita”.
CTC oferece um portfólio variado e com potencial de novas soluções
A seguir, alguns exemplos de soluções entregues pelo CTC, entre modelos de caminhões, chassis de ônibus, pacotes especiais e modificações técnicas.
Actros Evolution “Estrela Delas”. Neste caso, o CTC configura o veículo da maneira que a cliente quiser. É o Movimento A Voz Delas ganhando cada vez mais força, consolidando o posicionamento da Empresa como a que mais investe na inclusão e valorização das caminhoneiras e caminhoneiros. Para o Actros Evolution “Estrela Delas” da linha 2025, novos itens foram adicionados ao caminhão. Entre as novidades incluem-se vaso sanitário na cabina, o que é um grande diferencial do produto e que conta com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo, ducha higiênica com bico antirespingo, espelho atrás do banco do passageiro feito de material resistente a fim de garantir a segurança, gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV da Alliance Truck Parts, além de saias laterais. Vale citar ainda que os caminhões Actros Evolution já possuem, como opcional, a geladeira, item essencial no mercado para motoristas.
Arocs 4051 8×4 madeireiro. Em seu portfólio 2025, a Mercedes-Benz está ampliando a linha de caminhões extrapesados off-road, com o lançamento do Arocs 4051 8×4 para o setor madeireiro. Este é um veículo plataforma, que será entregue sob demanda, a partir do trabalho do CTC, ampliando assim o leque de aplicações da linha Arocs no segmento off-road. O Arocs 4051 é o sucessor do Axor madeireiro. Ele sai de fábrica totalmente customizado para a versão 8×4, podendo ser equipado com escape vertical, kits de proteção e uma grande novidade: cabina leito para as operações de longas distâncias dos clientes.
Atego 1719 Full Air. A Mercedes-Benz também acaba de lançar o Atego 1719 Full Air. O destaque desse semipesado é a suspensão pneumática nos dois eixos como solução de fábrica. Isso torna esse caminhão ideal para o transporte de cargas mais sensíveis, principalmente do segmento de bebidas, uma vez que as ruas das cidades são irregulares e isso, por muitas vezes, dificultam a distribuição dessas cargas.
Arocs 8×4 para mineração. Caixa de proteção da chave geral com fechadura, indicador de torque das porcas das rodas, Giroflex com luz giratória, suporte da válvula de basculamento, limpador de para-brisa na posição vertical, proteção da tampa do tanque de combustível e do ARLA 32, horímetro adicional instalado na porta do motorista, preparação para instalação de câmeras de monitoramento e sensor de fadiga.
Kit canavieiro, kit madeireiro e kit construção civil. Customizações para caminhões vocacionais.
Pacote robustez. Solução disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz. Contempla o parachoque dianteiro tripartido, que permite ângulo de entrada maior, grade metálica de proteção do farol, nova posição da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, visando facilidade de acesso ao engate do cambão.
Kit de peças para o Axor com direção autônoma da Grunner. Oferecido nas versões 8×4 e 6×4, com várias capacidades de carga, a smart machine Axor 3131 é o primeiro Mercedes-Benz com direção semiautônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Este modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar.
Ajustes de tanques de combustível. Solução que oferece flexibilidade de autonomia do caminhão.
Redução da tara do veículo. Conforme demanda e aplicação do cliente.
Plataforma de ônibus elétrico. O CTC monta um kit que é encaminhado ao encarroçador para acoplar no chassi de ônibus elétrico urbano.