Andrade Gutierrez fará a ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Esgoto da América do Sul

Andrade Gutierrez fará a ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Esgoto da América do Sul

Projeto do segmento de saneamento criará 900 empregos na região de Barueri, Grande São Paulo

Andrade Gutierrez fará a ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Esgoto da América do Sul

 

A Andrade Gutierrez Construções e Serviços (AGCS), empresa do Grupo Andrade Gutierrez, foi contratada pela Sabesp, em consórcio com a Construtora Elevação, para a execução das obras de ampliação e retrofit da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, a maior do Brasil, que abrange os municípios de Barueri e Carapicuíba, na Grande São Paulo, além da Capital.

Este projeto integrará o portfólio dos grandes projetos do segmento de saneamento executados pela Andrade Gutierrez, gerando cerca de 900 empregos diretos. A obra envolve a modernização das estruturas da planta e equipamentos, ampliação da capacidade de bombeamento e tratamento preliminar (bombeamento do esgoto bruto, sistema de gradeamento e construção de caixas de areia), que dará mais eficiência operacional e qualidade no tratamento do efluente. Tal investimento trará economia nos custos de operação e manutenção, com a remoção de areia e detritos envolvida no processo.

“A participação da Andrade Gutierrez neste projeto, em parceria com a Sabesp, reafirma o nosso compromisso com o avanço da infraestrutura brasileira. A modernização da ETE Barueri é um marco para o saneamento do país. Com a nossa expertise técnica e operacional, aplicaremos engenharia de alta performance para ampliar a eficiência do sistema de tratamento”, destaca o presidente da AGCS, Carlos Souza.

Responsável pela operação do sistema de coleta e tratamento de esgotamento sanitário em 375 cidades do estado, a Sabesp está comprometida com a universalização do saneamento básico, além da melhora da qualidade ambiental das águas do corpo hídrico do rio Tietê, que conecta diversos municípios no território paulista. O consórcio vai ampliar, renovar e modernizar a estação de Barueri, com a capacidade de beneficiar atualmente 7,7 milhões de habitantes. O projeto faz parte do Programa Integra Tietê, operado pela Sabesp, fruto da cooperação entre o Governo de São Paulo, iniciativa privada e sociedade. O objetivo é expandir a coleta e também aumentar a capacidade do tratamento de esgoto da Capital e Grande São Paulo, impactando diretamente na revitalização do rio Tietê e seus afluentes.

Esta unidade atende os municípios de Barueri, Cotia, Jandira, Itapevi, Santana do Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra. De acordo com a Sabesp, atualmente a planta trata, em média, 16.000 l/s de esgoto. Prevista para ser concluída em 34 meses, a modernização ampliará a capacidade média de tratamento preliminar para 22.500 l/s, atingindo um pico de 34.000 l/s.

“A partir da universalização do tratamento de esgoto, teremos um rio Tietê totalmente diferente do que é hoje, com uma melhora gradativa e condições ambientais que permitam a presença de flora e fauna, principalmente aquática, na região metropolitana. Além disso, a população terá acesso à coleta e tratamento de esgoto, o que traz dignidade, qualidade de vida e mais saúde pública para todos”, declara Roberval Tavares, diretor de Engenharia e Inovação da Sabesp.

A Sabesp participa do Integra Tietê, maior iniciativa de saneamento do Brasil. O programa promove mais qualidade de vida, saúde e desenvolvimento sustentável a milhares de pessoas por meio da revitalização do principal rio paulista ao longo de seus 1.100 km. Dentro do projeto, a Sabesp é responsável pela universalização da coleta e tratamento de esgoto nas cidades onde atua, nas áreas ao redor do Rio Tietê e seus afluentes. Na Capital e Grande São Paulo estão sendo executados 42 conjuntos de obras lineares, que incluem a instalação de novas tubulações, estações de bombeamento e a ampliação de seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Com isso, já foram assinados 48 contratos para a primeira fase do programa.

A nova gestão da Sabesp, por meio do projeto de universalização, vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para a população dos 375 municípios atendidos pela Companhia. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento (de 2033 para 2029), proporcionando qualidade de vida, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de pessoas enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações. Serão investidos mais de R$ 70 bilhões, conforme anunciado pela Companhia em 2024.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades