Nutrição com ênfase em nitrato de cálcio eleva produtividade e diminui incidência da podridão floral na citricultura, diz estudo
Experimento indicou que fontes de nitrogênio nítricas aumentam em 25% a produtividade e em 30% a eficiência no uso de nitrogênio, além de contribuir para redução de podridão floral em 30%
Um estudo sobre as diferentes fontes de adubação nitrogenada em pomares de laranja fertirrigados aponta que as fontes nítricas têm melhor desempenho do que as fontes amoniacais. A pesquisa é fruto de parceria entre a Yara, líder global em nutrição de plantas, e o Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC), com apoio do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).
O experimento foi conduzido pelo pesquisador Dirceu Mattos Jr, do IAC, ao longo de quatro anos em área de sete hectares com laranjeiras enxertadas em citrumelo Swingle na fazenda Guacho, do Grupo Agroterenas, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Os resultados revelaram que a aplicação de nitrato de cálcio isolado ou combinado com nitrato de amônio elevou em cerca de 25% a produtividade das laranjeiras e obteve a máxima performance na Eficiência de Uso do Nitrogênio (EUN), com aumento de 30% quando comparado ao uso de nitrato de amônio isolado.
Os dados foram apresentados a produtores de citros durante o Citros Day, evento promovido pela Yara na cidade de Araraquara, que visa levar conhecimento técnico aos produtores para apoiá-los a aumentar a produtividade, rentabilidade e sustentabilidade dos cultivos. “Com um investimento robusto em ciência, a Yara lidera cerca de 150 pesquisas em nutrição, com mais de 50 instituições de ensino. É com base em conhecimento científico que estamos colaborando para a evolução da agricultura há 120 anos”, afirma Thais Chiachia, pesquisadora da Yara.
A pesquisa também quis apoiar a geração de dados sobre fertirrigação na citricultura, prática que vem crescendo com o aumento da irrigação no cinturão citrícola à medida que condições climáticas têm imposto desafios especialmente relacionados à disponibilidade hídrica. Uma das soluções adotadas no experimento foi o YaraTera CALCINIT, formulação 100% solúvel com fonte de nitrogênio nítrica associada ao cálcio, ideal para todos os sistemas de fertirrigação. “Além de aumento da produtividade e qualidade, a fertirrigação favorece a preservação da saúde do solo, necessária para um desenvolvimento sustentável, com o uso eficiente da água e otimização de recursos”, completa.
Incidência de doenças
Considerando que condições de clima têm influenciado o aumento de doenças nas laranjeiras, como a podridão floral, cujos registros indicam potenciais perdas de até 80% na produtividade de pomares na região Sudeste do Estado de São Paulo, uma das mais afetadas, o estudo aprofundou-se na ação do cálcio neste contexto. Há evidências de que a concentração adequada deste nutriente pode promover uma formação mais homogênea do tecido floral e assim aumentar a tolerância a doenças.
O experimento comprovou que, ao facilitar a absorção de cálcio pelas raízes, fontes apropriadas de nitrogênio (nitrato de cálcio ou nitrato de cálcio combinado à nitrato de amônio) associadas ao manejo integrado reduziram em 30% a incidência de podridão floral. O estudo conclui que estratégias nutricionais adequadas não só promovem o aumento da produtividade, mas também constituem alternativa sustentável para evitar o uso excessivo de fungicidas e, consequentemente, reduzir a resistência das plantas ao tratamento fúngico.