Yaskawa Motoman lançou na Fispal 2025 o robô inteligente Next 10
Um robô de última geração projetado para atender às exigências de ambientes industriais dinâmicos
“A Fispal Tecnologia e uma feira interessante para a Yaskawa, pois atrai perfil de publico diferente para a empresa.

Além do tradicional, recebemos os clientes das integradoras, usuários dos nossos robôs, mas que não têm contato com a área comercial da Yaskawa, como também rebemos a visita de outros possíveis clientes, interessados em nossas soluções. O resultado disso tudo, é que estreitamos e ampliamos os relacionamentos. A Fispal Tecnologia tem sido uma experiencia nova e positiva para a Yaskawa.A edição deste ano foi muito boa, e bastante movimentada desde primeiro dia da feira, o que nos chamou atenção. Esperamos colher frutos das sementes plantadas durante o evento”, informou Icaru Sakuyoshi, diretor presidente da unidade de negócios de robótica da Yaskawa do Brasil, no encerramento do evento, ocorrido na sexta-feira (27).
A multinacional japonesa Yaskawa – líder na fabricação de robôs – apresentou na Fispal Tecnologia 2025, evento que ocorreu de 24 a 27 de junho, em São Paulo, soluções que despertaram o interesse do visitante especializado da feira. Como o Next 10, uma nova geração de robôs a ter adaptabilidade autônoma ao ambiente e fazer julgamentos. “Na prática, o Next 10 ao identificar interferências no trajeto, reavalia o ambiente em tempo real e escolhe automaticamente o caminho mais eficiente para seguir com a missão, mantendo a performance mesmo sob condições variáveis”, explicou Márcio Garcia, diretor de Soluções Robóticas da Yaskawa Motoman.
O Next10 é um robô de última geração, projetado para atender às exigências de ambientes industriais dinâmicos. Equipado com sensores inteligentes, sistemas de navegação autônoma e algoritmos de tomada de decisão em tempo real, oferece mobilidade adaptativa e eficiência operacional superior. Possui capacidade de detecção precisa de obstáculos e recalculo automático de rotas, eliminando a necessidade de reprogramações manuais, garantindo continuidade na operação mesmo em cenários imprevisíveis. É ideal para setores que demandam flexibilidade logística, combinando tecnologia embarcada avançada com interface de fácil integração, reduzindo o tempo de setup e otimizando a produtividade.
Também o robô colaborativo HC20DTP e Scara SG650 foram exibidos na feira. Desenvolvido para operar lado a lado com o trabalhador, o colaborativo e robusto HC20DTP, de seis eixos, está apto para o desempenho de operações diversas, da montagem e manipulação de materiais a pick and place, suportando carga útil de 20kg. Criado segundo padrões de segurança estabelecidos, o HC20DTP permite que humanos trabalhem próximo e, conforme avaliação de risco, pode operar a velocidades de até 1.000 mm/s sem recursos extras de segurança, economizando espaço e reduzindo custos.
Já o Scara industrial SG650 compacto, minimiza o local de montagem e facilita a integração com a automação existente. De 4 eixos, o Scara foi projetado para operação em alta velocidade, especialmente desenvolvido para aumentar o rendimento no processamento de peças pequenas. Altamente repetível e preciso, o SG650 é ideal para processos de montagem e classificação que exigem tempos de ciclo curtos, bem como para sistemas multiprocessos que necessitam de capacidade de coleta e colocação.
Uma gama de robôs foi apresentada na Fispal Tecnologia, para que o público pudesse conferir a diversas vantagens em uma operação fabril, tais como: produtividade com eliminação de falhas/erros, qualidade, redução de custos, agilidade, precisão e segurança, entre outras.