Startup chilena de tecnologia para mineração, presente nos 40 maiores grupos do setor, prepara expansão no Brasil
O plano de expansão da TIMining busca atender à crescente demanda das áreas de operação e planejamento por soluções que aumentem a aderência ao plano de lavra — como seu gêmeo digital, já utilizado por grupos como MRN no Brasil, Codelco no Chile e outras operações ao redor do mundo.
A TIMining, multinacional chilena especializada em soluções digitais para mineração a céu aberto, avança em sua expansão no Brasil. Com foco em maior previsibilidade operacional, uso eficiente de recursos e execução alinhada ao plano de lavra e aos critérios geotécnicos, a empresa já está presente em mais de 40 operações em países como Chile, Peru, Colômbia, Estados Unidos e Brasil. Seu portfólio inclui gêmeos digitais, simulação operacional, rastreamento de material e análise 3D em tempo real com foco em reduzir perdas não percebidas, antecipar desvios e melhorar a tomada de decisão no dia a dia das operações.

O setor de mineração no Brasil enfrenta uma combinação crescente de desafios operacionais: aumento nos custos, maior complexidade nas frentes de lavra e queda no teor do minério extraído. Segundo o relatório da EY sobre riscos e oportunidades para o setor em 2025, a produtividade operacional voltou ao centro das prioridades estratégicas, exigindo tecnologias capazes de conectar planejamento, execução e tomada de decisão em tempo real. É nesse cenário que a TIMining posiciona suas soluções como aliadas para antecipar desvios, reduzir perdas e melhorar o retorno operacional em cada ciclo de produção.
“Nossa missão é ajudar as minas brasileiras a operar com mais previsibilidade, reduzindo incertezas operacionais e garantindo que o planejado se traduza em execução real. Nossas soluções foram desenhadas para lidar com os desafios do dia a dia da operação, onde pequenas perdas acumuladas fazem toda a diferença no resultado final”, afirma Phillip Whatmore, CEO da TIMining.
A TIMining já atua no Brasil com soluções em grandes grupos como MRN, Vale, Usiminas e Equinox, apoiando diferentes frentes ligadas à operação e ao planejamento de mina. A empresa enxerga no país um potencial ainda pouco explorado para tecnologias como gêmeos digitais e simuladores, que oferecem visibilidade contínua sobre a operação e permitem correções imediatas diante de desvios ou ineficiências.
Sobre a TIMining
A TIMining é uma empresa de tecnologia especializada em mineração no céu aberto. Desde 2011, desenvolve soluções digitais que transformam o grande volume de dados operacionais em decisões acionáveis, com impacto direto na produtividade, segurança e sustentabilidade. Seu portfólio é projetado para enfrentar desafios complexos nas áreas de planejamento, operação e geotecnia. A empresa utiliza tecnologias como duas tecnologias digitais, análise 3D e monitoramento em tempo real para entregar soluções inovadoras que apoiam as equipes de mineração em seus processos diários e na tomada de decisões críticas. As soluções da TIMining não apenas resolvem os desafios atuais, como também estabelecem novos padrões de eficiência e cooperação operacional. Além disso, estamos avançando para um futuro escalável e sustentável para a indústria de mineração. Hoje, a TIMining está presente em mais de 40 operações na América Latina e no mundo incluindo minas líderes na produção de cobre, ferro e ouro ajudando a reduzir perdas não percebidas, antecipar desvios e melhorar a sincronização entre planejamento e execução.
Para mais informações, acesse: www.timining.com