Leão Máquinas aposta em inovação e prepara ampliação do portfólio Yanmar em Goiás
Nova linha com tratores cabinados deve chegar ao estado no segundo semestre; escavadeira SV 100 foi testada e aprovada em um dos maiores confinamentos do Estado
A Leão Máquinas, concessionária oficial da YANMAR em Goiás, se prepara para ampliar seu portfólio de soluções no segundo semestre de 2025, com foco em força, economia e inovação. A chegada dos modelos YM 347 cabinado, trator 100% japonês, e da YH 880 com cabine, reforça o compromisso da marca com conforto e inovação no campo. A iniciativa ocorre em paralelo à construção da nova fábrica da YANMAR no Brasil, ampliando a capacidade de atendimento ao mercado nacional.
Já consolidado entre os produtores, o Solis 105 segue como um dos destaques da linha agrícola. Com 105 cv de potência, transmissão 12F–12R e levante hidráulico de 3.500 kg, o modelo combina robustez e economia operacional, sendo ideal para médias e grandes propriedades.
A presença da YANMAR no mercado brasileiro segue em expansão, com 11% de participação no setor e um olhar atento ao segmento de máquinas compactas, que cresceu 14% em 2024, segundo a Abimaq. A tendência é impulsionada pela busca por equipamentos multifuncionais, mais leves e com menor custo de operação.
AGROVEM
Em junho a Leão Máquinas marcou presença na AGROVEM, feira voltada ao agronegócio e à mecanização no campo. O evento reforçou a posição da empresa como referência em tecnologia e inovação no campo goiano, com destaque para os modelos compactos e aplicações voltadas à agricultura de precisão.
Construção civil no campo
A escavadeira compacta SV100 — com peso operacional de até 10 toneladas e tradicionalmente usada na construção civil — foi testada na remoção de resíduos dos currais da Fazenda Conforto, uma das fazendas de pecuária de grande porte mais sustentáveis do país. O desempenho foi equivalente ao de um equipamento superior – peso operacional até 20 toneladas -, mas com 60% de economia de combustível e redução expressiva no custo operacional.
Essa tendência tem ganhado força em todo o país. A Revista Campo & Negócios, em sua edição de outubro de 2024, destacou que o uso de máquinas da construção civil no campo está em expansão, impulsionado pela mecanização agrícola, diversificação das atividades nas propriedades, busca por redução de custos e aumento de eficiência.
“As escavadeiras compactas desempenham várias funções no setor agrícola, como escavação para irrigação, preparação de terrenos, construção de estruturas, abertura de caminhos, plantio de árvores e manutenção de pastagens. São ideais para áreas restritas, trazendo mais produtividade e economia de mão de obra”, afirmou Juliana Santos, coordenadora comercial da YANMAR Brasil, à revista.
“O mercado está cada vez mais atento à eficiência e ao custo-benefício. Ao trazer máquinas compactas com DNA da construção civil para o campo, ampliamos as possibilidades de aplicação e tornamos o investimento mais acessível ao produtor”, afirma Marcelo Peres, gerente comercial do Grupo Leão.
“Seguimos investindo em soluções que unem tecnologia, versatilidade e produtividade. A Leão Máquinas está pronta para atender o novo perfil do produtor rural, que busca inovação com resultado.” — Rogério Leão, CEO do Grupo.