Em rota de expansão, logística brasileira aquece as expectativas para a Intermodal 2026

Em rota de expansão, logística brasileira aquece as expectativas para a Intermodal 2026

Intermodal South America 2025 apontou futuro promissor para o Brasil como hub logístico da América Latina

Em rota de expansão, logística brasileira aquece as expectativas para a Intermodal 2026

O encerramento da Intermodal South America 2025 deixou uma mensagem clara: o Brasil está cada vez mais bem posicionado como elo estratégico das cadeias globais de suprimentos. No evento ficou evidente que o país tem potencial de se consolidar com hub logístico de referência, com capacidade para conectar mercados, integrar modais e impulsionar a competitividade regional.

Para seguir neste sentido, os investimentos em expansão e modernização da infraestrutura logística do país são decisivos. Entre os destaques recentes, está o anúncio da Nova Hidrovia do Rio São Francisco, feita pelo Governo Federal. Com 1.371 km de extensão navegável, ligando Pirapora (MG) a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), a hidrovia permitirá o transporte de cargas do Centro-Sul ao Nordeste com menor custo e menor impacto ambiental. A expectativa é que, já no primeiro ano de retomada da navegação comercial, a movimentação alcance 5 milhões de toneladas.

Outro projeto estruturante é o Arco Ferroviário do Sudeste, uma nova ferrovia, com 575 km de extensão, que será construída do zero e vai interligar portos do Espírito Santo ao Rio de Janeiro, abrindo uma nova rota estratégica para o escoamento de cargas do agronegócio. O Porto do Açu, no norte fluminense, será um dos beneficiados com essa conexão. O leilão da obra está previsto para acontecer entre o final de 2025 e o primeiro trimestre de 2026.

O avanço do e-commerce também é um motor relevante para a infraestrutura logística. Em 2024, o setor cresceu 10,5%, com faturamento de R$ 204,3 bilhões, e acelera a demanda por condomínios logísticos de alto padrão. Nos últimos cinco anos, a oferta anual desses espaços mais que dobrou, e a previsão para 2025 é de 2,9 milhões de metros quadrados adicionais, somando-se aos 34,4 milhões de m² já em operação. Esses empreendimentos são fundamentais para armazenagem, distribuição e operação logística de grandes players do varejo e da indústria.

Para o head de negócios do núcleo de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets, Fernando D’Ascola, as perspectivas de ampliação da infraestrutura logística e a integração dos modais reforçam o compromisso da Intermodal em seguir como o mais influente e principal ponto de encontro para os setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior.

“A cada ano, a Intermodal se reinventa para acompanhar as demandas de um setor que passa por uma transformação acelerada. Neste ano, vimos de perto como a inovação, a digitalização e a sustentabilidade já são pilares fundamentais nas decisões estratégicas das empresas. E é com essa visão de futuro que preparamos a próxima edição”, comenta.

Intermodal 2026

A Intermodal South America 2026 já tem data marcada, de 14 a 16 de abril de 2026, no Distrito Anhembi em São Paulo. A próxima edição retornará ainda mais conectada à inovação e à transformação do setor, reunindo os principais líderes empresariais, tomadores de decisão e compradores estratégicos.

“Há uma janela de oportunidade para o país se consolidar como líder em soluções logísticas na América Latina e expandir sua atuação no cenário global. E a Intermodal cria um ambiente ideal concentrando o lançamento de soluções inovadoras, o debate dos principais desafios da cadeia logística e estreitando laços entre os maiores players do mercado”, avalia o D’Ascola.

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades