Construção industrializada impulsiona nova geração de escolas públicas no interior do Paraná

Construção industrializada impulsiona nova geração de escolas públicas no interior do Paraná

Com tecnologia em light wood frame, Tecverde alia inovação e sustentabilidade para combater desigualdade educacional e acelerar entregas com padrão de qualidade e eficiência

Construção industrializada impulsiona nova geração de escolas públicas no interior do Paraná

Três unidades de ensino, com um total de 26 salas de aula, serão construídas no Estado do Paraná, unindo a mais avançada tecnologia disponível no setor de construção civil à inovação e à sustentabilidade. Com investimento de cerca de R$ 20 milhões, a Tecverde, construtora líder no segmento de light wood frame no Brasil, levará infraestrutura educacional de qualidade a mais de 1.000 crianças e adolescentes nos municípios de Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Rio Branco. A iniciativa, realizada em parceria com o FUNDEPAR, visa combater a desigualdade de acesso à educação por meio da construção de escolas em regiões com pouco ou restrito acesso aos grandes centros.

A precariedade estrutural ainda é um dos principais entraves para a educação pública no Brasil. De acordo com a fiscalização realizada por 32 Tribunais de Contas em 2023, 57% das salas de aula são inadequadas para a aprendizagem. Entre os problemas mais recorrentes estão ventilação e iluminação precárias, infiltrações, ausência de banheiros, falta de água potável e inexistência de bibliotecas ou laboratórios. Essa realidade afeta diretamente a saúde, o bem-estar e o rendimento dos estudantes, além de comprometer o desenvolvimento acadêmico e limitar futuras oportunidades.

Construção industrializada impulsiona nova geração de escolas públicas no interior do Paraná

Frente a esse cenário, a industrialização da construção surge como uma aliada estratégica da educação.

No modelo light wood frame, a Tecverde produz painéis de madeira estruturada, que vão substituir os tijolos da construção convencional. Além disso, ele otimiza o tempo de produção e reduz significativamente a geração de resíduos e o consumo de água ao longo do processo. Os painéis, por exemplo, saem de fábrica já com as partes elétrica e hidráulica já instaladas. No canteiro de obras, eles são conectados uns aos outros através do sistema plug-and-play. Toda essa tecnologia permite que as unidades escolares sejam concluídas com agilidade e sem interrupção do calendário letivo.

Além de ser cerca de 80% mais leve que a construção convencional, o light wood frame proporciona isolamento térmico superior, oferecendo mais conforto aos alunos. Outro diferencial é sua capacidade de armazenar carbono, transformando os ambientes escolares em referências de sustentabilidade — o espaço ideal para ensinar, na prática, os valores da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

“O sistema construtivo que utilizamos é um exemplo do potencial da tecnologia quando aliada à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Mais do que uma solução construtiva, ela representa nosso compromisso com a inovação e com a criação de espaços que impulsionam a educação de forma eficiente e responsável”, afirma Luíza Treiger, Diretora Comercial da Tecverde.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades