Molécula incomparável apresenta um novo conceito de proteção contra nematoides, doenças e beneficia a saúde do solo
YMIRIUM® technology, solução nematicida e fungicida da Syngenta, acaba de receber o registro no Brasil
A Syngenta investe continuamente em inovações capazes de melhorar a sustentabilidade, qualidade e produtividade da agricultura. Isso se dá por meio de avanços científicos e tecnologias de ponta para os cultivos e, como resultado deste constante aprimoramento, a companhia líder do setor traz ao mercado a molécula nematicida e fungicida TYMIRIUM® technology, destinada ao tratamento de sementes e aplicação no solo, que acaba de receber o registro no Brasil para mais de 60 culturas, entre elas soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, café e hortifruti.
Presentes em diferentes tipos de solos agrícolas e regiões do Brasil, os nematoides atacam as culturas e abrem caminho para infecções de doenças, reduzindo a produtividade de 15% a 25%, dependendo da cultura e a qualidade nas lavouras. A Syngenta realizou um estudo em parceria com a AGROCONSULT e a Sociedade Brasileira de Nematologia para dimensionar os impactos financeiros causados pelos nematoides, chegando a uma perda estimada de U$ 150 bilhões anualmente, impactando a rentabilidade dos agricultores e a economia global.
De acordo com Fernando Godinho, Pesquisador e Professor do Instituto Federal Goiano e Doutor em Nematologia: “Os nematoides são habitantes naturais dos solos e estão presentes em todas as áreas cultivadas. O prejuízo direto que eles causam a agricultura são fruto do aumento populacional provocado pelos monocultivos e ausência da utilização de estratégias de manejo, além do dano indireto, potencializando a entrada das doenças”.
Para combater essa ameaça invisível, a Syngenta anuncia o registro no Brasil de TYMIRIUM® technology, que entrega um novo patamar de proteção contra todas as espécies de nematoides que atacam as culturas, proporcionando um controle excepcional das doenças transmitidas via solo, especialmente aquelas de difícil controle como Fusarium spp., Macrophomina spp. e Sclerotinia spp., além de uma alta performance de controle de doenças iniciais da parte área, apresentando para os produtores um conceito verdadeiramente diferente de todos os produtos disponíveis atualmente.
Fernando Godinho explica ainda que “a molécula TYMIRIUM® technology veio revolucionar o manejo integrado de nematoides. Com ação nematicida e fungicida, e podendo ser empregado em uma grande gama de cultivos, a tecnologia permite versatilidade na aplicação, além de alta eficiência no controle de nematoides e doenças iniciais. Com ação sistêmica, a molécula confere uma alta residualidade na planta, proporcionando uma proteção prolongada e, consequentemente, maior produtividade”.
Além de promover a proteção abaixo e acima do solo, TYMIRIUM® technology viabiliza flexibilidade em seu uso e é compatível com produtos biológicos, oferecendo aos agricultores uma ferramenta poderosa e versátil para otimizar suas operações. A tecnologia contribui também para a manutenção e melhoria da qualidade do solo, um recurso vital para a sustentabilidade agrícola. Seus principais benefícios, além da baixa toxicidade, incluem sua capacidade de preservar a saúde do solo, protegendo as raízes e a parte aérea, sem interferir na atividade macro e microbiológica.
“A introdução de TYMIRIUM® technology no mercado brasileiro representa um marco importante para a agricultura sustentável. Foram mais de 10 anos de investimentos, estudos e pesquisas para o desenvolvimento da tecnologia. Estamos comprometidos em fornecer soluções inovadoras que atendam às necessidades dos agricultores e promovam a prosperidade rural”, afirma Leo Zappe, Diretor de Marketing Seedcare da Syngenta.
Durante os testes realizados no campo, TYMIRIUM® technology demonstrou ser um aliado dos agricultores, devido a sua capacidade de proteção incomparável. Essa característica auxilia na promoção de uma maior massa de raízes, o que aumenta a eficiência da utilização de nutrientes e melhora a tolerância das culturas ao estresse biótico e abiótico. Em alguns casos, como nos testes realizados em lavouras de soja em Goiás e no Norte de Mato Grosso, a produtividade foi superior aos principais produtos utilizados pelos produtores, alcançando 5,4 sacas por hectare. Altamente seletivo, TYMIRIUM® technology é amigável aos polinizadores e outros insetos benéficos. O impacto positivo da tecnologia abre um novo conceito no segmento do tratamento de plantas jovens.
“O solo é a base de todo o nosso ecossistema e é o que sustenta a evolução da produção agrícola. Ao unirmos a saúde do solo com tecnologias inovadoras, que protegem as raízes contra estresses bióticos e abióticos, temos um cenário muito favorável para uma produção próspera e sustentável. TYMIRIUM® technology é uma inovação que está em linha com nossas prioridades de sustentabilidade, entre elas a que busca promover alta produtividade nas lavouras em equilíbrio meio ambiente”, finaliza Zappe.
Com este lançamento, a Syngenta reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para um futuro agrícola mais seguro e produtivo. Os primeiros produtos da tecnologia no Brasil serão comercializados sob as marcas VICTRATO®, VICTRATO® Gold e VANIVA®.
Fernando Godinho, Pesquisador e Professor do Instituto Federal Goiano e Doutor em Nematologia.