Indigo Ag lança programa inédito de remuneração direta por práticas regenerativas com foco em descarbonização na América Latina
A multinacional, referência global em soluções de agricultura regenerativa e sustentabilidade na cadeia de valor, se torna a primeira a remunerar diretamente produtores no Brasil e Argentina por práticas sustentáveis no campo ligadas a compromissos climáticos corporativos

A Indigo Ag, uma das líderes mundiais em agricultura regenerativa e soluções baseadas em natureza, anuncia a chegada ao Brasil de seus programas de sustentabilidade, redução de emissões e remuneração a produtores rurais por práticas que contribuem para a descarbonização do agro. Com isso, a empresa se torna a primeira no país a viabilizar, de forma concreta, o pagamento direto ao produtor por ações sustentáveis no campo e avanço em redução de emissões na cadeia de valor.
Já em fase de implementação, os contratos firmados pela Indigo no Brasil com ambos elos – indústria e produtores rurais – marcam o início de uma nova era para o agronegócio nacional: aquela em que a sustentabilidade começa a se converter em retorno financeiro real, e imediato, para quem produz.
Os contratos seguem o modelo conhecido como Source (ou programa de carbono de escopo 3), que apoia grandes empresas em suas estratégias de descarbonização e no desenvolvimento de cadeias agrícolas sustentáveis, ao mesmo tempo em que remunera os agricultores pelas mudanças de práticas no manejo do solo e do cultivo.
“A agricultura regenerativa é uma das ferramentas mais poderosas de que o planeta dispõe para combater as mudanças climáticas, e o produtor brasileiro já tem um histórico robusto de boas práticas. O que estamos fazendo é apoiar esse desenvolvimento com uma metodologia mensurável, que comprova o impacto das ações no campo e viabiliza uma remuneração justa, diretamente atrelada aos resultados”, afirma Cristiano Pinchetti, CEO da Indigo Ag para América Latina e Europa.
“Ao mesmo tempo, o programa oferece às empresas parceiras uma solução concreta para avançar em suas estratégias de descarbonização e origem sustentável, com rastreabilidade, critérios técnicos claros e indicadores de impacto. É uma ponte entre quem produz com responsabilidade e quem precisa comprovar esse compromisso em sua cadeia de valor — e, por fim, atende também a uma demanda crescente do mercado consumidor por alimentos mais saudáveis e produzidos de forma sustentável”, complementa.
Mercado promissor e expertise global
Para o Brasil, os programas de carbono e source da Indigo chegam em um momento estratégico. Além de ser um ano de busca por mais protagonismo em sustentabilidade em meio à realização da COP30 no Pará, o país está em pleno processo de regulamentação de seu mercado de carbono. A chegada de soluções como o Source e, futuramente, o Programa de Carbono da Indigo (uma das principais linhas de negócio da empresa nos Estados Unidos, baseada na verificação científica e comercialização de créditos de carbono de solo) ajuda a construir o alicerce para um novo modelo de valorização da agricultura regenerativa no Brasil.
Com forte presença no mercado norte-americano, a Indigo já concluiu quatro safras de carbono nos EUA e é reconhecida como, além de pioneira, uma das principais operadoras globais em soluções para descarbonização e sustentabilidade no setor agrícola. Por lá, agricultores já foram remunerados pela remoção de mais de 1 milhão de toneladas de CO₂ da atmosfera, armazenadas nos solos agrícolas americanos com base em metodologia certificada.
A empresa inicia operações no mercado latino-americano com contratos já em vigor no Brasil e Argentina, envolvendo importantes players da indústria e produtores de culturas como arroz, milho e soja, em modelos que contemplam monitoramento técnico, aferição das práticas agrícolas adotadas e bonificações proporcionais ao desempenho ambiental alcançado. “A nossa proposta é conectar o produtor rural a um novo mercado em formação e com forte demanda latente em todo o mundo; e com critérios técnicos claros, métricas confiáveis e bonificações justas, baseadas na sustentabilidade da produção. Este é só o começo: estamos estruturando também nossa atuação para trazer ao mercado da Indigo LatAm o programa de créditos de carbono agrícolas que é nosso carro-chefe nos Estados Unidos”, explica Pinchetti.
Por um futuro mais produtivo e sustentável
Além de apoiar a transição para uma agricultura regenerativa, os programas da Indigo também criam sinergias com outras frentes de atuação da empresa, como o desenvolvimento e fornecimento de biológicos, que ajudam a melhorar a saúde do solo e a produtividade de forma sustentável.
Com a estruturação já em curso no país, a Indigo reforça seu compromisso com a agricultura regenerativa e com a valorização do produtor brasileiro. “Nosso objetivo é ampliar ano a ano o número de contratos e produtores atendidos, abrindo caminho para que cada vez mais agricultores sejam reconhecidos como protagonistas na construção de um futuro climático positivo”, conclui o executivo.