Radar Tendências: Crescimento no rental deve estimular a venda de máquinas no segundo semestre de 2025

Radar Tendências: Crescimento no rental deve estimular a venda de máquinas no segundo semestre de 2025

Radar Tendências: Crescimento no rental deve estimular a venda de máquinas no segundo semestre de 2025

O mercado de locação pode contribuir para o aumento das vendas de máquinas para construção no segundo semestre de 2025, na avaliação de Eurimilson Daniel, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), que será um dos debatedores do Radar Tendências, a ser transmitido no próximo dia 24 de julho, a partir das 15h, pelo Canal da Sobratema no YouTube.

“Com a taxa de juros elevada, há uma preferência para a locação de equipamentos utilizados em obras ou para atividades de mineração e agronegócio. Com isso, no ano passado, houve um leve crescimento neste mercado, o que estimula os investimentos por parte dos locadores, seja para a renovação ou para ampliação da frota, a fim de atender a demanda dos clientes. Isso significa que o volume de máquinas comercializadas para a área de rental está em elevação, contribuindo para o resultado geral das vendas”, explica Daniel.

A maior oferta pelo setor de locação é importante, mas tem um viés a ser considerado que é a maior pressão nos valores das máquinas, que exige uma visão estratégica pelos locadores no momento de planejar seus investimentos. Segundo o vice-presidente da Sobratema, é preciso analisar os equipamentos que dão mais rentabilidade ao longo do seu ciclo de vida, entender o momento do mercado, quais as linhas de produto utilizadas em cada região e quais são as máquinas mais aplicadas por segmento, por exemplo.

Mesmo assim, o vice-presidente da Sobratema, pondera que a busca das empresas por mecanização, qualidade, disponibilidade e custo mais competitivo têm aberto novas oportunidades para os locadores. “Há muitos benefícios para os usuários de equipamentos com a locação, por isso as empresas do rental têm procurado se posicionar de forma estratégica, valorizando sua frota”, acrescenta.

O Radar Tendências terá também como debatedores Alberto Silva, CEO do Grupo Lafaete, e do economista Fernando Garcia de Freitas, sócio-diretor da Ex Ante Consultoria Econômica. Mario Miranda, coordenador do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção e Mineração, será o responsável por introduzir as informações e os dados da publicação.

“O evento democratiza a informação, contribuindo para que os profissionais enxerguem o contexto econômico e as tendências do mercado. Outro ponto fundamental é que mostra para todos os empresários do Brasil a importância da mecanização nos canteiros de obras, no agronegócio e em outras áreas. Aos intercambiar esse conteúdo com empresas de Norte a Sul do país, contribuímos para o desenvolvimento sustentável do nosso mercado”, concluiu Daniel.

Com o patrocínio da Addiante, Komatsu, Sotreq, JCB e Trimble, o Radar Tendências conta com o primeiro bloco voltado para as percepções, preocupações e oportunidades de negócios no mercado de máquinas. A segunda etapa estará destinada ao debate sobre investimentos, fontes de financiamento utilizadas e situação da frota atual no mercado. Na sequência, a discussão será em torno as tendências de vendas no primeiro semestre por macrossetor. Por fim, os internautas terão a chance de conferir as previsões para o segundo semestre e para 2025.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades