Graxas são fundamentais para prolongar a vida útil de componentes e equipamentos
Entre as graxas da GTOP-GBR, a Poliureia Ultra 260 possui elevado ponto de gota com propriedades lubrificantes para alta performance, sendo própria para serviços severos
Fundamentais para reduzir o atrito, o desgaste de peças em movimento e a temperatura de trabalho, as populares graxas são itens indispensáveis na lubrificação e na manutenção dos equipamentos. Saber utilizá-las de acordo com a aplicação e necessidade garante economia e maior vida útil dos componentes. “Não é preciso utilizar uma graxa superior à necessária, mas escolher a correta com base nas aplicações”, afirma o gerente de engenharia da GTOP-GBR, Alberto Kurosawa.
Distribuídas com exclusividade pela Imdepa em todo o Brasil, a linha GTOP-GBR apresenta um mix de graxas para atender as diferentes necessidades, de acordo com a aplicação. São quatro produtos diferentes:
1) Graxa CH2 castanho, espessante sabão de Calcio, própria para lubrificação de chassi e pinos. Em função da boa resistência à lavagem por água, proporciona proteção contra corrosão;
2) Graxa MP2 azul, espessante sabão Lítio, Multiuso Especial para Rolamentos – adequada para rolamentos em geral. Graxa versátil de alta resistência, apresenta excelente lubricidade;
3) Graxa EP2 verde, espessante sabão Lítio, Especial Multiuso para Altas Cargas e Altas Vibrações – graxa de qualidade superior especialmente formulada como lubrificante de rolamentos de esferas e de rolos, contém aditivos de Extrema Pressão que garantem a formação de filme lubrificante de alto grau de resistência a pressão nas superfícies de rolagem. Tem excelente estabilidade mecânica e oferece excepcional desempenho em rolamentos, mesmo em baixas e altas temperaturas. Ideal para aplicações em geral que demandem cargas ou vibrações mais elevadas, que necessitem um lubrificante mais resistente que a MP2;
4) Graxa de Poliureia Ultra 260 Graxa Especial Multiuso para Serviços Severos – produto mais nobre da GTOP-GBR, com elevado ponto de gota desenvolvido especialmente para alta performance – rolamentos que trabalham em alta rotação e alta temperatura com baixo nível de ruído.
O destaque da linha são as graxas de poliureia, que se distinguem por apresentar o espessante Premium e óleo base de poliureia com elevada estabilidade mecânica. Por fornecer proteção em alta temperatura sob carga pesada por longos períodos de operação, é ideal para tratores, colheitadeiras, equipamentos de construção civil, equipamentos para jardinagem e implementos agrícolas. As aplicações se estendem a rolamentos de rodas, juntas universais, sistemas de suspensão, juntas de esferas e rolamentos de agulhas.
Além da estabilidade mecânica e resistência a altas temperaturas, as graxas de poliureia resistem a altas rotações, a água e a oxidação. Suportam vibrações e cargas elevadas e oferecem um período de lubrificação mais longa, reduzindo manutenções frequentes.
A graxa de poliureia Ultra 260, além do agro, onde já é largamente utilizada, pode ser amplamente aplicada na siderurgia, mineração e metalúrgicas, além de rolamentos de motores elétricos de baixa, média e alta potência, que precisam operar em altas rotações, com níveis de ruídos mais baixos e vida longa, indica Kurosawa.
Disponíveis em diferentes embalagens, justamente para otimizar o uso, as graxas GTOP-GBR podem ser adquiridas em cartuchos de 385g, potes de 1kg e em baldes 10kg ou 18kg e até tambores de 170kg, atendendo às necessidades mais diversas.