Pioneira no desenvolvimento de moléculas, Sumitomo Chemical apresenta amplo portfólio para a cultura da soja no Congresso Brasileiro da oleaginosa
Companhia japonesa leva no evento suas principais soluções em fungicidas, herbicidas, tratamento de sementes e BioRacionais, e apresenta sua mais nova descoberta, a molécula Pavecto
A Sumitomo Chemical, uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de soluções para a agricultura do mundo, apresenta no Congresso Brasileiro de Soja – Mercosoja 2025 suas principais soluções e moléculas para o sojicultor brasileiro. Os produtos são referência no controle de doenças e proteção do potencial produtivo das lavouras do grão. Fundada em 1913, no Japão, a companhia completa, em 2025, 50 anos de atuação no país e cinco anos no varejo de insumos agropecuários. O congresso, que está na décima edição, é o maior evento técnico-científico para a cultura da soja na América Latina e aconteceu entre os dias 21 e 24 de julho, em Campinas (SP).
“Ao investir anualmente 7,5% do seu faturamento global em pesquisa e desenvolvimento, a Sumitomo Chemical atua na elaboração dos mais eficientes princípios ativos do mercado e no desenvolvimento de combinações exclusivas e diferenciadas”, explica o líder para a cultura da soja e gerente de fungicidas Latam da Sumitomo Chemical, Marcelo Figueira.
O pioneirismo da companhia no desenvolvimento das principais moléculas do mercado a torna referência global em soluções que atendem aos desafios do produtor. No evento, a empresa lança Pladius®, fungicida com uma combinação tripla que agrega o Indiflin (Impirfluxam), uma carboxamida desenvolvida pela Sumitomo Chemical, a um Triazol e uma Estrobilurina.
A solução tem alta seletividade, ação sistêmica formulada pelos três ativos, atuando no manejo preventivo de doenças desde o estádio vegetativo da planta, complementando a atuação do fungicida Excalia®Max, indicado para o início do florescimento. Com uma combinação única contendo Indiflin, associado ao Tebuconazol, Excalia®Max destaca como a melhor escolha para o programa de manejo de doenças na soja, prevenindo contra a ferrugem asiática, mancha-alvo, podridão de vagens e grãos, quebramento das hastes e doenças de fim de ciclo (DFCs). Com isso, proporciona eficiente controle do complexo de doenças, manejo de resistência, seletividade e manutenção do potencial produtivo da soja. Já são mais de cinco milhões de hectares tratados desde o seu lançamento há três safras.
A Sumitomo Chemical apresenta ainda no Congresso Brasileiro da Soja sua mais nova descoberta: Pavecto®, uma molécula inédita desenvolvida pela companhia e integrante de uma nova classe química para o controle de doenças. Assim como o Indiflin (Inpyrfluxam), carboxamida exclusiva presente nos fungicidas Excalia® Max e Pladius®, Pavecto® reforça o compromisso da empresa em entregar soluções fungicidas inovadoras ao produtor rural. Com modo de ação único, alto desempenho agronômico e papel estratégico no manejo de resistência, Pavecto amplia o portfólio de moléculas proprietárias da Sumitomo Chemical, consolidando sua liderança global em pesquisa e desenvolvimento de ativos para a proteção da soja.
Com previsão de obtenção do Registro Federal no Brasil nos próximos dois anos, Pavecto® é uma inovação da Sumitomo Chemical no manejo da resistência fúngica. A molécula metyltetraprole pertence ao grupo dos QoIs, fungicidas que agem bloqueando a respiração dos fungos. Seu diferencial está na estrutura inédita de tetrazolinona, desenvolvida exclusivamente pela Sumitomo Chemical, marcando o surgimento de uma nova classe química. Com modo de ação revitalizado, Pavecto mantém eficácia mesmo diante da mutação genética G143A, que compromete a performance dos QoIs tradicionais. Essa inovação permitirá ao produtor enfrentar doenças difíceis, como mancha-alvo, DFCs e manchas foliares em milho, trigo e algodão, com mais segurança e eficiência.
Portfólio completo
Os visitantes do Congresso Brasileiro de Soja tiveram acesso ao completo portfólio para a cultura da soja, que na safra 2024/2025 alcançou 168,3 milhões de toneladas, a maior já registrada para o grão na história do Brasil.
Uma das soluções mais eficientes do mercado é o Aveo® EZ, voltada para o tratamento de sementes e que cria uma simbiose com as raízes, formando um biofilme que protege do ataque de nematoides (vermes que ficam no solo e afetam a produtividade da cultura). A solução biológica produz substâncias que causam paralisia dos nematoides nos estágios juvenis, diminui a reprodução e, assim, reduz o ataque e a população das próximas safras.
Também para o tratamento de sementes, a Sumitomo Chemical conta com o fungicida Plust®, que proporciona excelente desenvolvimento das plantas, sendo formado por dois princípios ativos, o Tiofanato metílico e o Fluazinam. O produto apresenta efeito protetor, curativo e sistêmico, com baixo risco de resistência.
Com foco na sustentabilidade, a empresa apresenta ainda as soluções MycoApply EndoFuse® e MycoApply EndoMaxx®, voltadas para melhorar a qualidade biológica do solo, promovendo maior longevidade, saúde e qualidade. Também somam ao portfólio os inseticidas Maestro FS® e Inside FS®, para controle de pragas e doenças.
Lançamento
Com foco no controle de plantas daninhas de alta resistência, a Sumitomo Chemical lança o herbicida premium ZethaMaxx EVO®, para controle de folhas largas e estreitas. Com formulação exclusiva e tecnologia de ponta, o produto representa a terceira geração da molécula Flumioxazina, também desenvolvida pela Sumitomo Chemical, agora combinada a outros ativos em uma formulação inédita e única com três mecanismos de ação distintos: inibição da acetolactato sintase (ALS), ação sobre a PROTOX (PPO) e interferência na divisão celular (VLCFA).
Além do ZethaMaxx EVO®, a companhia apresenta o Resource®, herbicida pós-emergente para o controle de plantas daninhas, sendo destinado ao algodão voluntário (tiguera) comumente presente nas lavouras de soja que sucedem a cultura do algodão.
Outro lançamento da companhia é o Kaiso Max®, inseticida com duplo mecanismo de ação – choque com um residual prolongado – eficaz contra ampla gama de pragas, especialmente percevejos.
Outros destaques da companhia são os inseticidas Legion® e Abaday®, soluções para o manejo de percevejos e lagartas na soja. O Legion® é conhecido por sua rápida ação de choque contra sugadores. Já o Abaday® é um inseticida de alta eficiência que assegura os melhores resultados no controle de lagartas, pois conta com um duplo modo de ação, por contato e ingestão.
No manejo biológico, a companhia, que é referência no desenvolvimento de soluções BioRacionais, apresenta o Programa Inteligente de Manejo Fisiológico Soja+. Ele é constituído pelos reguladores de crescimento vegetal MaxCel®, indutor da formação de mais hastes laterais para uma melhor arquitetura produtiva da planta, e ProGibb®, que diminui significativamente o abortamento de flores e vagens, resultando em mais grãos, consequentemente, maior produtividade.
A décima edição do Congresso Brasileiro de Soja também irá comemorar os 50 anos de criação da Embrapa Soja, empresa referência no desenvolvimento do grão em regiões tropicais.