Escolha adequada de bombas ajuda mineração a minimizar tempo de inatividade e impacto ambiental
Bombas peristálticas da Watson-Marlow reduzem consumo de energia, evitam vazamentos e otimizam produtividade em aplicações críticas do setor
A Watson-Marlow Fluid Technology Solutions (WMFTS), referência global em tecnologias para vias de fluido, reforça a importância da escolha correta de bombas em processos de mineração para garantir maior eficiência, reduzir paradas e minimizar impactos ambientais.
Com operação contínua 24/7 e exigências cada vez mais rigorosas de sustentabilidade, as mineradoras enfrentam o desafio de manter a produtividade enquanto lidam com escassez de água, controle de resíduos e alto consumo energético. Nesse contexto, o uso de bombas peristálticas de alto desempenho, como os modelos Bredel e Qdos, tem se destacado como uma solução confiável e eficaz em aplicações críticas como transferência de polpas, dosagem de reagentes e backfill.
“Se você for ao Chile, África do Sul ou Austrália, a escassez de água é um desafio para as empresas de mineração. Em alguns casos, elas bombeiam água do mar dessalinizada para montanhas ou desertos onde estão localizados os sites de mineração. Com bombas peristálticas, não é necessário fazer esse enxágue, o que representa uma grande economia de água”, explica Wilfried Staijen, Gerente Global de Desenvolvimento de Negócios – Mineração da WMFTS.
Além da economia de água, as bombas peristálticas Bredel oferecem vantagens significativas no consumo de energia. Enquanto bombas centrífugas demandam até 60% mais potência para operar com a mesma vazão, os modelos peristálticos mantêm a eficiência mesmo em velocidades reduzidas, proporcionando economia elétrica, especialmente relevante em operações alimentadas por geradores a diesel.
Outro diferencial importante é a robustez e confiabilidade dos equipamentos, essenciais em um ambiente onde a falha de uma bomba pode significar perdas milionárias. “A mineração é um processo contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana: o minério entra e sai da planta sem parar. Se a produção for interrompida, é um problema sério que pode levar dias ou até semanas para ser retomado. Por isso, é essencial que a bomba com defeito seja reparada de forma rápida e segura — algo que pode ser feito com facilidade usando bombas Bredel”, destaca Staijen.
As soluções da WMFTS também são reconhecidas pela precisão na dosagem de reagentes, fator decisivo para o equilíbrio entre custos e eficiência operacional. As bombas Qdos, por exemplo, garantem que apenas a quantidade necessária de reagentes seja utilizada, minimizando o desperdício de produtos químicos e diminuindo o risco de vazamentos que poderiam contaminar o solo e a água.
Na mina de estanho South Crofty Cornish Metals, na Inglaterra, por exemplo, a aplicação integrada de bombas Bredel e Qdos tem desempenhado papel essencial na melhoria da qualidade da água tratada, ao transferir lama de forma segura e realizar a dosagem precisa de peróxido de hidrogênio para oxidação de metais contaminantes.
“A bomba Bredel, com seu design peristáltico, pode bombear até 80% de matéria seca. Assim, ao utilizar uma bomba Bredel, é possível economizar em capacidade de filtragem”, completa Staijen.
A Watson-Marlow segue ampliando sua atuação no setor de mineração com tecnologias voltadas à redução de impacto ambiental, economia de recursos e alta confiabilidade operacional, pilares que definem a mineração do futuro.