ICL aposta em manejo eficiente para enfrentar desafios do café nas Matas de Minas e Espírito Santo

ICL aposta em manejo eficiente para enfrentar desafios do café nas Matas de Minas e Espírito Santo

    Empresa leva estratégias práticas para melhorar a produtividade e a resiliência das lavouras em regiões montanhosas e de clima severo

ICL aposta em manejo eficiente para enfrentar desafios do café nas Matas de Minas e Espírito Santo

A ICL participa de mais uma edição do evento da Coocafé, que acontece de hoje (31 de julho) a 2 de agosto, em Lajinha (MG). Considerada a principal cooperativa da região das Matas de Minas, a Coocafé reúne milhares de produtores de café da região e do Espírito Santo, oferecendo um espaço de troca fundamental para quem vive os desafios do campo. E é neste contexto e com expectativa de receber 10 mil visitantes em seu estande nos três dias de evento que a ICL, parceira estratégica da cooperativa, traz soluções tecnológicas consagradas na cultura, destacando os diferenciais de uma boa nutrição.

A cafeicultura nas Matas de Minas representa um pilar econômico local e nacional: Minas Gerais participa com cerca de 50% da produção brasileira, enquanto o Espírito Santo contribui com outros 30% — juntos, formam mais de 80% dos grãos do País. Reconhecida mundialmente pela qualidade do arábica, essa região tem enfrentado nos últimos anos uma combinação de desafios climáticos e estruturais que afetam diretamente produtividade, qualidade e rentabilidade.

Nesse cenário, a cafeicultura regional enfrenta desafios específicos, como a escassez de mão de obra e os impactos do clima. “Em áreas de montanha, muitos produtores têm dificuldade para executar os tratos culturais no momento ideal. Além disso, veranicos severos e temperaturas elevadas vêm comprometendo o desenvolvimento e a produtividade das lavouras. É preciso usar de estratégias que aumentem a resiliência do cafeeiro, ajudando a suportar essas condições”, explica James Willer Lopes Ribeiro, consultor de Desenvolvimento de Mercado da ICL.

Entre as soluções de alto impacto destacadas pela ICL estão fertilizantes de liberação gradual, que permitem reduzir operações no campo e garantir nutrição constante, como o Polyblen, e o biofertilizante Keep Green, essencial no manejo do estresse térmico, ajudando a planta a resistir às altas temperaturas, reduzindo escaldaduras e promovendo o crescimento e o enchimento dos frutos de forma consistente, especialmente em períodos de veranico. Além dessas soluções, a ICL também apresentará a linha Kellus, com quelatos de alta solubilidade e rápida absorção, ideais para aplicação via drone, uma alternativa prática e eficiente para regiões com escassez de mão de obra.

“A proposta da ICL é contribuir para lavouras mais vigorosas, maior eficiência no uso de recursos e colheitas que expressem todo o potencial de qualidade da região, reconhecendo que cada detalhe no manejo nutricional influencia sabor, uniformidade e produtividade final”, conclui Ribeiro.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades