IFAT marca presença em iniciativa global sobre soluções para desafios hídricos
Marina Roque, gerente da IFAT, colaborou com seleção de projetos e organização da etapa nacional do prêmio para jovens entre 15 e 20 anos
A gerente da IFAT Brasil, Marina Roque, integrou a equipe voluntária responsável pela organização da etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP). A etapa nacional da iniciativa, que reconhece jovens de 15 a 20 anos por projetos voltados à sustentabilidade e à resolução de desafios relacionados à água, aconteceu em junho.
Em sua nona edição, a premiação incentiva talentos da ciência brasileira a compartilharem suas soluções para os desafios hídricos. Após a etapa local, os selecionados irão para o evento internacional durante a Semana Mundial da Água em Estocolmo (entre 24 e 28 de agosto), na Suécia, reunindo representantes de mais de 40 países.
Marina Roque, gerente da IFAT, atuou diretamente na pré-seleção de trabalhos, na mentoria dos participantes, nos júris e na organização de eventos. “A equipe brasileira é a única 100% voluntária entre todos os países participantes. O prêmio tem registrado crescimento contínuo no número de inscritos e na qualidade dos projetos apresentados”, declara Roque.
Segundo a gerente, a atuação dela reforça o compromisso da IFAT com a formação de uma nova geração mais consciente e preparada para os desafios ambientais. “Ver a dedicação e a criatividade desses jovens é inspirador. Fico honrada em poder contribuir com o estímulo para que pensem em soluções nesta área”, afirma Roque.
Os participantes concorrem a três categorias: Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, Diploma de Excelência e Voto Popular. No Brasil, ele é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), pela Junior Water Prize Sweden (JPS) e pela BrazilCham.
Sobre a IFAT Brasil
A IFAT Brasil (Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos) tem como objetivo principal impulsionar o mercado emergente de tecnologias ambientais no Brasil e em toda a região da América Latina. Organizado e promovido pela Messe Muenchen do Brasil, o evento atua como uma plataforma de conexão entre diversos agentes do setor, reunindo em um só ambiente todas as soluções voltadas à gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para saneamento, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética. O evento é reconhecido por promover debates sobre os principais temas e desafios relacionados ao setor, com a participação de especialistas internacionais.
IFAT no mundo
Além da IFAT Munique, reconhecida como a principal feira mundial do setor, a rede IFAT conta atualmente com onze feiras ao redor do globo, formando a maior rede mundial de tecnologias ambientais. Fazem parte do portfólio a IE expo China (Xangai), IE expo Chengdu, IE expo Guangzhou, IE expo Shenzhen, IFAT Africa (Joanesburgo), IFAT Eurasia (Istambul), IFAT India (Mumbai), IFAT Delhi (Nova Délhi), IFAT Brasil (São Paulo) e a Singapore International Water Week (em cooperação com a IFAT). A partir de 2026, a IFAT Saudi Arabia (Riade) também integrará a rede. Juntas, as feiras da rede IFAT atuam como motor da transformação global em direção a tecnologias mais sustentáveis.
Messe München
A Messe München é uma das principais organizadoras de feiras do mundo, com cerca de 90 eventos internacionais em seu portfólio. Entre eles, estão doze das maiores feiras líderes globais, como bauma, BAU, IFAT e eletrônica. Seu portfólio abrange feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias. Com cerca de 1.300 colaboradores no grupo e empresas afiliadas, organiza eventos na China, Índia, Brasil, África do Sul, Turquia, Singapura, Vietnã, Hong Kong, Tailândia e Estados Unidos. A Messe München atua globalmente com uma rede internacional de subsidiárias e representantes. Anualmente, mais de 150 eventos reúnem cerca de 50 mil expositores e três milhões de visitantes na Alemanha e no exterior, o que posiciona a Messe München como uma importante força econômica, com impacto significativo na geração de negócios e poder de compra.