Sindustrigo apresenta pleitos do setor moageiro paulista em reunião com o secretário de Agricultura de São Paulo
Encontro abordou temas fiscais e tributários que impactam a competitividade da indústria de moagem no estado
O Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) promoveu, na tarde da terça-feira, 6 de agosto, uma reunião com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, no Moinho Anaconda, na capital. O encontro teve como objetivo apresentar demandas do setor moageiro paulista, com foco em questões fiscais e tributárias que impactam diretamente a competitividade das indústrias do estado frente a moinhos de outras regiões do país.
Durante a reunião, que contou com a presença de representantes dos associados ao sindicato, o Sindustrigo reforçou a importância de medidas que garantam isonomia no ambiente de negócios e destacou o potencial de crescimento da cadeia do trigo em São Paulo. A iniciativa também integrou os esforços conjuntos do setor e do governo estadual para fortalecer a triticultura, ampliar o diálogo institucional e alinhar estratégias para a expansão da produção local.
O presidente do Sindustrigo, Max Piermartiri destacou a importância do encontro para o setor. “A reunião entre o Sindustrigo e a Secretaria de Agricultura foi uma oportunidade fundamental para apresentarmos o setor de moagem em São Paulo e os principais entraves que enfrentamos, especialmente a entrada de farinha de outros estados, principalmente da região Sul. Hoje, os moinhos paulistas operam com uma ociosidade superior a 50%, e isso não se deve a questões operacionais ou de gestão, mas a um desequilíbrio tributário que prejudica nossa competitividade. O secretário demonstrou grande entendimento e sensibilidade para as dificuldades que expusemos e já propôs planos de ação que serão aprofundados com a equipe da pasta. Saímos da reunião animados com a possibilidade de avanços concretos para o setor”.
Já o secretário ressaltou a relevância estratégica da cultura do trigo para o estado. “Fortalecer a produção de trigo em São Paulo é essencial para reduzir a dependência de importações, impulsionar o desenvolvimento econômico regional por meio da geração de empregos e valorização da cadeia produtiva. E a maneira de acelerar esse crescimento é dialogando permanentemente com todos os elos do setor”, afirmou.
Crescimento da produção paulista
Dados apresentados na última reunião da Câmara Setorial do Trigo, realizada em julho, indicam que a safra de trigo de 2025 no estado deve atingir cerca de 340 mil toneladas. Apesar dos desafios climáticos pontuais, o número reflete o bom desempenho das lavouras e consolida São Paulo como um dos polos emergentes da triticultura nacional.
A Câmara Setorial, coordenada pela Secretaria em parceria com o Sindustrigo, é um fórum técnico que reúne representantes de toda a cadeia para discutir o andamento da safra e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor.