HB4®: novos dados e perspectivas para o trigo no Brasil

HB4®: novos dados e perspectivas para o trigo no Brasil

Com genética de origem franco-argentina, a Trigall Genetics apresenta na 17ª Reunião de Pesquisa de Trigo resultados inéditos do HB4® no país, além de avanços regulatórios e projeções para o mercado brasileiro

HB4®: novos dados e perspectivas para o trigo no Brasil

Bioceres Crop Solutions- A Trigall e a Embrapa conduzem ensaios de melhoramento com linhagens HB4® com o objetivo de lançar as primeiras cultivares na safra de 2027

Passo Fundo (RS), reconhecida como capital nacional do trigo, sediará, nesta semana, dois dos principais eventos científicos e de inovação do setor: a 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e o Fórum Nacional do Trigo e Soja. A programação acontece nesta terça (13) e quarta-feira (14), na Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, reunindo toda a cadeia produtiva do trigo, incluindo empresas de melhoramento genético, pesquisadores, professores, acadêmicos, profissionais do agronegócio, produtores de sementes, agricultores, cerealistas e representantes da indústria moageira. Durante o evento, serão apresentados e debatidos dados inéditos sobre a aplicação de biotecnologias avançadas no Brasil, incluindo resultados de campo, avanços regulatórios e projeções de mercado para cultivares tolerantes à seca, que podem revolucionar a produtividade do cereal.

A biotecnologia HB4® tolerante à seca foi desenvolvida pela argentina Bioceres Crop Solutions. No Brasil e em outros mercados da América Latina, a tecnologia está sendo aplicada e adaptada ao campo pela Trigall Genetics, joint venture formada pela própria Bioceres e pela multinacional francesa Florimond Desprez, referência mundial em melhoramento genético. Criada em 2013, com operações na Argentina e no Uruguai, a empresa chegou ao Brasil em 2020 e trabalha no desenvolvimento de variedades adaptadas à América Latina.

Avanços regulatórios

Segundo o gerente-geral de trigo na América Latina da Trigall, Lorenzo Mattioni Viecili, a biotecnologia já está aprovada para cultivo e consumo desde 2023 no Brasil e também na Argentina, Paraguai e Estados Unidos. Na Austrália, Nova Zelândia, Nigéria, África do Sul, Indonésia, Tailândia, Colômbia e Chile a biotecnologia já conta com aprovação para consumo. Nas Filipinas, Vietnã, Bolívia e Uruguai, o processo de aprovação regulatória está em andamento. Atualmente, a expansão envolve 9 países e mais de 14 colaborações de pesquisa para incorporar a biotecnologia  HB4® em programas de melhoramento de trigo.

A Trigall e a Embrapa conduzem ensaios de melhoramento com linhagens HB4® em diferentes regiões tritícolas brasileiras, com o objetivo de lançar as primeiras cultivares na safra de 2027. Segundo Lorenzo, o foco inicial está em desenvolver cultivares que combinem eficiência hídrica e tolerância ao calor com qualidade industrial competitiva para panificação. “Vamos apresentar na Reunião um panorama atualizado da biotecnologia, com resultados dos testes de campo e análises e análises sobre o cenário regulatório e as perspectivas de mercado. Posso adiantar que os resultados preliminares mostram bom potencial de rendimento, estabilidade produtiva e adaptação às condições locais”, antecipou.

Tecnologia que beneficia a saúde do consumidor

O portfólio da empresa também inclui trigos convencionais e a linha Good Wheat, desenvolvida para agregar valor à indústria moageira e oferecer benefícios nutricionais e funcionais ao consumidor final. Entre as características estão o amido resistente, que auxilia na digestão e mantém baixo índice glicêmico; a redução de cerca de 65% do glúten alergênico; e a estabilidade oxidativa, que prolonga a vida de prateleira da farinha integral de 3 meses para mais de 6 meses, com maior teor de fibras dietéticas.

Programação

Além da palestra “HB4: atualizações Brasil e mundo”, a tecnologia será abordada no painel “Resiliência climática no sistema trigo-soja: adaptação ao futuro”, onde o foco será discutir como a genética e a biotecnologia podem ajudar a manter a produtividade diante de mudanças climáticas cada vez mais desafiadoras.

Sobre a Trigall

A Trigall Genetics é uma joint venture formada pela francesa Florimond Desprez, líder global em melhoramento genético de trigo, com quase 200 anos de história, e pela argentina Bioceres Crop Solutions, especialista em biotecnologia agrícola e reconhecida mundialmente por ter desenvolvido e desregulamentado o primeiro trigo tolerante à seca.

Com operações no Uruguai e na Argentina desde 2013, e no Brasil desde 2020, a Trigall tem como propósito contribuir para o desenvolvimento da triticultura nacional de forma sustentável, resiliente e alinhada às demandas do mercado global. No mercado brasileiro de licenciamento de sementes, a empresa inicia sua atuação já se destacando por tecnologias inéditas e por um portfólio robusto, que inclui o trigo transgênico HB4, a linha Good Wheat e trigos convencionais, consolidando e expandindo sua presença junto à cadeia produtiva do trigo.

Serviço
17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale
Data: 13 e 14 de agosto de 2025
Local: Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (RS)
Mais informações e programação completa: www.reuniaodetrigo.com.br

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades