ADAMA promove Rota H&F, iniciativa que combina rally e conhecimento técnico sobre o manejo da batata
Com foco no controle de alternária, mosca-minadora, nematoides e bioestimulação de plantas, encontro reúne produtores, consultores e canais de distribuição em Vargem Grande do Sul (SP)
A ADAMA realizou, na última sexta-feira, pela primeira vez em Vargem Grande do Sul (SP), o Rota H&F, um encontro voltado ao produtor rural, que combina experiência técnica com um rally de regularidade – modalidade automobilística em que o objetivo é seguir um percurso pré-determinado, no tempo exato estipulado e com velocidade média constante. Vence quem for mais preciso e não quem for mais rápido. O percurso contou com paradas em três pontos em que foram debatidas as melhores estratégias de manejo para a batata e apresentadas as tecnologias da ADAMA para a cultura.
“O Rota H&F é uma forma dinâmica e inovadora de levar conhecimento ao campo. Ao unir uma experiência interativa com conteúdo técnico de qualidade, conseguimos reforçar nosso compromisso com o produtor e apresentar soluções eficazes para o controle de pragas, doenças e bioestimulação na batata, promovendo um manejo mais sustentável e produtivo”, destaca Carla Fiorin, agrônoma de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA.
Em sua terceira edição, o evento estreou em solo paulista, após passagens pelo Cerrado Mineiro. A escolha de Vargem Grande do Sul não foi por acaso, a região possui alto nível tecnológico na produção de batata e é responsável por cerca de 10% da produção nacional de tubérculos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção de 340 mil toneladas de batata em 2025.
O encontro abordou temas importantes como o manejo eficiente de alternária, mosca-minadora e nematoides. Também foram apresentadas as soluções da ADAMA para a cultura, com destaque para a biossolução ExpertGrow, que contribui para o aumento de produtividade; o fungicida Across®, com combinação exclusiva de três ingredientes ativos para o manejo de pinta-preta; o inseticida Plethora® recomendado para controle de lagartas, traças e mosca-minadora; além de Protege®, produto biológico à base de Bacillus spp. que auxilia no controle dos nematoides.
A ADAMA planeja expandir o Rota H&F para outras regiões produtoras de hortifrúti no Brasil, mantendo o foco em culturas estratégicas e na difusão técnica como pilar de apoio ao produtor rural. “Por meio dessa iniciativa, conseguimos levar ao campo informações práticas e atualizadas, contribuindo para decisões mais assertivas e maior eficiência no manejo fitossanitário das lavouras”, reforça Carla.