IVECO apresenta na Rio Innovation Week sua visão multienergética para o transporte
Montadora oferece soluções tecnológicas com veículos comerciais e ônibus movidos a gás natural, biometano e energia elétrica
Única montadora da América Latina com portfólio multienergético completo, dos leves aos pesados, a IVECO participou da Rio Innovation Week, realizada de 12 a 15 de agosto no Pier Mauá, Rio de Janeiro (RJ). No maior encontro de tecnologia, negócios e criatividade da região, a marca apresentou sua visão de mobilidade sustentável e sua estratégia para a descarbonização do transporte de cargas e passageiros.
“Temos participado de projetos de descarbonização do transporte público em grandes centros urbanos ao redor do mundo. Nas principais cidades europeias, por exemplo, há uma tendência crescente de adoção de tecnologias variadas, como biocombustíveis e elétricos. Isso reforça a nossa visão de que não existe um único caminho, mas sim um conjunto de alternativas, a depender da aplicação, da disponibilidade de infraestrutura e da matriz energética de cada região”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.
A participação da IVECO no evento ocorreu no painel “Combustíveis alternativos: o impacto na descarbonização e na infraestrutura urbana”, na terça-feira (12). Representada por Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto, a empresa destacou o papel do GNV e do biometano no transporte público, apresentando um panorama dos projetos em desenvolvimento em grandes centros globais.
Líder mundial em tecnologia a gás, a IVECO conta com mais de 40 mil veículos equipados com motores movidos a essa propulsão alternativa na Europa. Na América Latina, são cerca de 2 mil unidades movidas a gás natural e biometano. A ampla disponibilidade desses combustíveis na região é vista pela montadora como fator-chave para a expansão dos chamados “corredores verdes” no Brasil, posicionando o gás natural como alternativa relevante para o cumprimento das metas de descarbonização no transporte urbano.
BUS 17-210 G: robustez, autonomia e TCO competitivo
A tecnologia a gás também está presente no portfólio da IVECO BUS, com o chassi BUS 17-210 G, modelo de 17 toneladas projetado para aproveitar a infraestrutura de distribuição de GNV já existente nos grandes centros. Com motor dianteiro, que facilita a manutenção, e até nove cilindros para armazenamento, o veículo oferece autonomia de até 350 quilômetros, possibilitando operações de longo alcance e reabastecimento rápido nas garagens. O modelo está em fase de desenvolvimento para o mercado brasileiro.
“Nosso chassi a gás oferece flexibilidade, economia e sustentabilidade para atender às metas de descarbonização de operadores e sistemas da América Latina”, afirma Paulo Kazuto. “A oferta global da IVECO BUS também inclui ônibus elétricos a bateria (BEV), híbridos e movidos a hidrogênio (FCEV). Esse conjunto de soluções reforça a estratégia multienergética do fabricante e apoia a transição energética”, acrescenta.
Benefícios que vão além do meio ambiente
Entre os atrativos dos veículos movidos a gás estão o desempenho equivalente ao diesel, o custo competitivo e as emissões reduzidas — que podem ser até 95% menores com o uso de biometano.
Estudos apontam que o biometano pode reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO) em até 30% em comparação ao diesel tradicional. Essa economia significativa favorece o operador e contribui para um transporte mais sustentável e financeiramente viável. Segundo a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o potencial teórico de produção de biogás no Brasil seria suficiente para suprir 32% da demanda interna de energia elétrica e 62% do consumo de diesel no país.