Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Césio Caetano destacou a retomada da indústria naval nacional, com demandas pelos mais diversos tipos de embarcações e oportunidades para todo o encadeamento produtivo local
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) participou nesta terça-feira (19/8) da abertura da Navalshore 2025, maior feira da indústria marítima da América Latina. O evento, que prossegue até quinta-feira (21/8), prevê movimentar mais de R$ 12 bilhões em negócios.
Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, destacou na abertura da feira, que o estado do Rio é o berço da indústria naval no país, com o maior número de estaleiros e também o maior polo gerador de demandas. “Isso nos traz otimismo e a responsabilidade de concretizar esse momento de retomada da indústria naval nacional, traduzindo nossas demandas pelos mais diversos tipos de embarcações em oportunidades ao longo de todo o encadeamento produtivo local. Um grande desafio, mas já mostramos historicamente nossa capacidade de responder com excelência”, afirmou.
Nesta 19ª edição, nos três dias de evento são esperados mais de 15 mil visitantes, com a presença de 147 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais da cadeia naval e offshore. Na feira, a Firjan SENAI SESI promove o programa Rede de Oportunidades (RdO) Fornecedores, com três encontros presenciais entre fornecedores e empresas âncoras: Transpetro, Wilson Sons, Estaleiro São Miguel, Estaleiro Mac Laren e Marinha do Brasil.
Para essa edição especial do RdO, foram inscritas mais de 550 empresas fornecedoras de bens e serviços. Desde 2022, em mais de 22 edições, o RdO mapeou mais de 1,5 mil oportunidades e identificou mais de 6 mil potenciais fornecedores para atender às demandas dos mercados de óleo, gás, energias e naval.