Vidros sustentáveis e eficientes ganham destaque na construção civil

Vidros sustentáveis e eficientes ganham destaque na construção civil

Produtos que garantem redução do uso de energia elétrica e de ar-condicionado estarão na principal feira do setor vidreiro da América Latina

Vidros sustentáveis e eficientes ganham destaque na construção civil

Se antes o uso de vidros nas construções era visto apenas como elemento estético e até de status, hoje, seu uso ganhou novos significados na arquitetura moderna. Segundo estudos técnicos e simulações, a aplicação de um vidro eficiente pode significar uma redução de 30% no consumo energético. Para a engenheira civil e doutora em materiais e sustentabilidade, Iza Valadão, a escolha do produto adequado impacta diretamente no conforto térmico, na economia de energia e no desempenho ambiental de edifícios e residências.

“Temos uma série de soluções em vidro que atuam como verdadeiros sistemas inteligentes nas construções. Eles controlam a entrada de calor e luz, bloqueiam ruídos, reduzem o consumo de energia e ainda contribuem para a estética dos projetos”, afirma a especialista, que também é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Entre as tecnologias de maior destaque estão os vidros de controle solar, que filtram a radiação sem escurecer o ambiente; e os Low-E, que mantêm a temperatura interna mais estável, com menor uso de climatização. Os vidros insulados, com camadas duplas ou triplas, oferecem ótimo isolamento térmico e acústico. Já os autolimpantes e aqueles com proteção UV ampliam a durabilidade dos ambientes internos e reduzem o uso de água e produtos químicos.

“O vidro precisa ser considerado desde o início do projeto arquitetônico. Ele não é mais um detalhe de acabamento, é um componente estrutural do desempenho energético da construção”, defende a especialista.

A escolha correta depende de variáveis como clima local, orientação solar e uso do espaço. “Para fachadas voltadas ao sol poente, por exemplo, a recomendação é  utilizar vidros com alto controle solar. Já em residências localizadas em regiões muito quentes, os vidros refletivos são grandes aliados da climatização”, explica Iza.

A indústria de vidro brasileira está constantemente adequando seu portfólio às exigências mais sustentáveis do mercado. Vários produtos de menor impacto ambiental estarão expostos na Glass South America, principal evento do setor vidreiro, realizado de 3 a 6 de setembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Vidros sustentáveis e eficientes ganham destaque na construção civil

A Cebrace, por exemplo, que é referência nacional na fabricação de vidros planos e expositora do evento, terá como um dos destaques sua ampla linha de produtos com controle solar e isolamento térmico. Entre eles, a Cool Lite — com as variantes SK, K, BR e S — e a linha Reflecta, ideais para edificações comerciais. Já no segmento residencial, a companhia aposta na linha Habitat by Cebrace.

Do projeto à indústria: sustentabilidade em toda a cadeia

As inovações também se estendem à própria indústria vidreira. E a Cebrace é um dos modelos dessa nova era. A empresa investe no reaproveitamento de água, uso de biogás, logística reversa, frota elétrica e tecnologias de baixo impacto em suas operações. “São ações que contribuem para a redução da emissão de CO₂, menor consumo de recursos naturais e redução do impacto ambiental em toda a cadeia produtiva”, explica Vinicius Balani, gerente de Desenvolvimento de Produto e Sustentabilidade da companhia. “Hoje, por exemplo, parte da energia usada em nossas plantas vem de biogás adquirido de um aterro sanitário, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa e substitui parcialmente o uso de combustíveis fósseis, promovendo uma matriz energética mais limpa”.

Inovações globais 

Além das inovações que já dominam o mercado nacional, a engenheira Iza Valadão chama atenção também para produtos com novas tecnologias como o smart glass, que muda de transparência com estímulos elétricos; o vidro fotovoltaico, que gera energia solar sem perder transparência; e os vidros com sensores integrados, que podem acionar mecanismos automatizados ao detectar chuva ou impactos. “São tecnologias com alto potencial para o mercado brasileiro e que serão fundamentais para as construções do futuro”, finaliza.

Serviço Glass South America

  • Data: 03 a 06 de setembro
  • Horário: Dias 3, 4 e 5: das 12h às 19h – Dia 6: das 10h às 17h
  • Local: Distrito Anhembi
  • Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP, 02012-021
  • Site: https://home.glassexpo.com.br/

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades