Colmeia Viva® promove integração entre agricultura e apicultura em palestra no Encontro Abelheiro 2025
Palestra promovida pelo programa do Sindiveg destaca estratégias sustentáveis que conciliam produtividade no campo e preservação de polinizadores
Com o objetivo de promover a coexistência entre agricultura e apicultura por meio da disseminação de informações, capacitação e incentivo ao diálogo entre os setores, o Colmeia Viva®, programa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), anuncia participação no Encontro Abelheiro, de 26 a 28 de setembro, em Carazinho (RS). A iniciativa contará com a apresentação da palestra “Boas Práticas Integradas: da polinização à produtividade agrícola”, marcada para o dia 26, reforçando o papel das boas práticas na sinergia entre as atividades.
Voltado à educação e ao diálogo entre diferentes agentes do setor produtivo, o programa vem ampliando a conscientização sobre o uso correto de defensivos no campo, a proteção das abelhas e a importância dos polinizadores para o equilíbrio dos ecossistemas. Por isso, no Encontro Abelheiro, serão apresentadas ao público estratégias de manejo mostrando o papel das boas práticas na harmonização entre proteção de polinizadores e produção agrícola eficiente.
A palestra, ministrada pelo técnico em segurança do trabalho e biotecnologia, apicultor, meliponicultor e fundador do Instituto Guardião das Abelhas, Fernando Augusto Souza Floriano, ao lado da sócia fundadora da organização, Luana Maria Nogueira, destacará experiências e orientações práticas sobre como a integração entre apicultura e agricultura pode ser benéfica para todos os envolvidos, inclusive para o meio ambiente.
“A boa relação entre o apicultor e o produtor é fundamental para a preservação ambiental. Por meio das boas práticas de aplicação e de uma comunicação eficiente, conseguimos não apenas proteger as abelhas dos apicultores, mas também aquelas que vivem na natureza”, afirma Fernando.
Para Luana, essa cooperação se reflete diretamente nos resultados do campo. “Além de preservar as populações de abelhas, sejam silvestres ou manejadas, é possível observar um acréscimo real na produtividade. A integração dos setores favorece a produtividade com respeito a estes polinizadores e ao meio ambiente”, explica.
O conteúdo da palestra reforça a importância do manejo consciente, da cooperação entre os profissionais do campo e da adoção de práticas agrícolas responsáveis. Nesse contexto, o Colmeia Viva desempenha um papel estratégico ao promover ações educativas que orientam o uso correto de tecnologias no campo e incentivam atitudes que preservam a biodiversidade.
Idealizado pela Aliança Abelheira, o Encontro Abelheiro é considerado um dos principais espaços de troca de conhecimento técnico entre apicultores, meliponicultores e especialistas de todo o país. O evento tem como missão impulsionar o setor por meio do intercâmbio de experiências, inovações e boas práticas, valorizando a contribuição das abelhas para o desenvolvimento sustentável da agricultura nacional.