SNA firma Acordo de Cooperação com grande empresa chinesa de grãos e óleos

SNA firma Acordo de Cooperação com grande empresa chinesa de grãos e óleos

SNA firma Acordo de Cooperação com grande empresa chinesa de grãos e óleos

 

Pelo acordo, as partes envolvidas apresentarão seus respectivos perfis de comércio, que servirão com base para análise de vantagens e demais benefícios para ambos – Foto: Larissa Machado

A relação entre o Brasil e a China tem se estreitado em todos os âmbitos. Como parte deste movimento amistoso entre as duas nações, a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e o Grupo de Grãos e Óleos da Província de Hubei (China) firmaram um Acordo de Cooperação Estratégica, nesta sexta-feira (22), durante visita do grupo chinês à sede da SNA.

A delegação de Hubei foi recebida pelo vice-presidente da SNA, Hélio Sirimarco, e por Leonardo Alvarenga, CEO do SNASH (SNA Startup Hub). Na ocasião, os dois representantes da SNA apresentaram a gama de ações desenvolvidas por esta entidade centenária, incluindo a área educacional com a Faculdade SNA Digital, o Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), as revistas A Lavoura e Animal Business, além do SNASH, que atraiu bastante interesse dos chineses.

O acordo

SNA firma Acordo de Cooperação com grande empresa chinesa de grãos e óleos

As duas partes também deverão estabelecer um sistema de visitas e contatos mútuos – Foto: Larissa Machado

Pelo acordo, as partes envolvidas apresentarão seus respectivos perfis de comércio, que servirão como base para análise de vantagens e demais benefícios para ambos com foco no cultivo de grãos, produção de óleos e de produtos agrícolas, explorando, minuciosamente, as similaridades tecnológicas, mercado e cadeia industrial, além da formulação de um Plano de Cooperação otimizado voltado para uma parceria sustentável de longo prazo.

Caberá à SNA, colocar em contato com o grupo de Hubei fornecedores de produtos agrícolas brasileiros de alta qualidade, empresas de processamento de alimentos, fazendas de grande porte e cooperativas agrícolas, promovendo a cooperação bilateral no comércio de importação e exportação de grãos, óleo e produtos alimentícios.

As duas partes também deverão estabelecer um sistema de visitas e contatos mútuos, intercâmbios e ainda manter uma comunicação e feedbacks regulares. Outro ponto será a formação de equipes de trabalho, as quais ficarão responsáveis pela implementação de questões específicas de cooperação e pela comunicação sobre o progresso dos projetos, além de tendências do setor, a fim de melhorar a eficiência do acordo.

SNA e SNASH na China

SNASH foi convidada para visitar o grupo de Hubei durante sua passagem pela China, em setembro – Foto: Larissa Machado

No início de setembro, um representante da SNA e cinco do SNASH irão à China participar do Seminário em Gestão do Desenvolvimento Sustentável Agrícola e Capacitação de Redução da Pobreza no Brasil, a convite do Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais da China. Dentre os participantes estão Leonardo Alvarenga e três startups da Rede SNASH, que enviarão quatro representantes. São elas: Já Entendi AGROManejebem e Conéctar.

Na reunião desta sexta-feira, o SNASH foi convidado, oficialmente, para visitar a sede do Grupo de Grãos e Óleos da Província de Hubei, durante sua temporada na China, e participar de uma reunião com eles, juntamente com membros do Fundo de Fomento gerido pela empresa chinesa, que, inclusive, está procurando bons projetos para poder aplicar recursos. Instituições de pesquisa parceiras do grupo também estarão presentes neste encontro. Neste momento, os presentes irão tratar sobre futuros acordos de cooperação.

Gigante do agro na China

A empresa opera 60 subsidiárias com ativos totais de 21.1 bilhões de yuans, possuindo 2 milhões de toneladas de capacidade de armazenamento de grãos/óleo e uma capacidade anual de processamento integrado de grãos de 2 milhões de toneladas de óleos e produtos agrícolas, ocupando o primeiro lugar no setor de armazenamento e processamento de grãos/óleo de Hubei.

Em 2024, atingiu 10 milhões de toneladas em volume de negócios com receita de 27.1 bilhões de yuans, liderando os pares provinciais em volume de negociação de grãos e escala operacional.

É certificada como empresa de demonstração provincial “China Good Grain & Oil” e modelo nacional para processamento seguro de grãos e óleos. É composta por 5 das 500 maiores empresas agrícolas da China, 5 líderes nacionais em industrialização agrícola, 7 empresas nacionais de alta tecnologia e 7 líderes provinciais em industrialização agrícola.

Por Larissa Machado / larissamachado@sna.agr.br

Fonte: SNA – Soc Nac de Agricultura

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades