Agrosustentabilidade unindo tecnologia, viabilidade econômica e conservação ambiental
Lançado oficialmente em Agosto de 2025, o Instituto Aliança Agro Sustentável (AgroAliança) é uma ONG de caráter científico-educacional, que apoia empresas do agronegócio e produtores rurais que querem trilhar o caminho da sustentabilidade, unindo tecnologia, viabilidade econômica e conservação ambiental. O objetivo da AgroAliança é promover a sustentabilidade no agronegócio, integrando inovação, conservação ambiental e responsabilidade socioeconômica, visando harmonizar a produção agropecuária com a preservação dos ecossistemas.
O Instituto nasce da convergência de experiências, aprendizados e compromissos construídos ao longo das carreiras profissionais de seus fundadores, aliada à jornada de quase uma década de trabalho junto à National Wildlife Federation (NWF) no Brasil. Ao longo de mais de 25 anos de carreira, eles desenvolveram diversos projetos voltados à promoção da sustentabilidade no agronegócio, especialmente na cadeia da pecuária. Seu trabalho é baseado em dois pilares – sólidas alianças com empresas, produtores rurais, outras organizações da sociedade civil e instituições públicas; e o fortalecimento de práticas que conciliam produção agropecuária, conservação ambiental e responsabilidade social. A AgroAliança é fundada, portanto, para ampliar o impacto positivo do agronegócio, e articular diferentes atores em prol de uma produção sustentável e transparente.
Francisco Beduschi – Diretor Executivo, é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP, pós-graduado em Economia Rural também pela ESALQ – USP, e possui formação em Liderança Ambiental pela Universidade da Califórnia – Berkeley. Com mais de 25 anos de carreira, tem ampla experiência profissional, tendo trabalhado em empresas de nutrição animal, instituições financeiras e na educação profissional para produtores rurais. Esta experiência lhe trouxe conhecimento nas áreas de planejamento estratégico, sustentabilidade e rastreabilidade, e hoje é considerado uma referência em pecuária e agricultura sustentáveis. Sua atuação tem como pontos fortes as negociações multissetoriais e o desenvolvimento de políticas privadas para cadeias de suprimentos responsáveis. Atualmente, lidera iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil, sendo responsável pela gestão da equipe e pelo relacionamento com o setor público e com outras organizações.
Rodrigo Dias Lopes – Diretor Financeiro, é Zootecnista, formado pela Universidade Gammon, em Paraguaçu Paulista – SP e especialista em pecuária sustentável e nutrição animal. Iniciou sua carreira em grandes empresas fornecedoras de insumos para o agronegócio, atuando na área de assistência técnica diretamente com produtores rurais e em algumas das maiores indústrias frigoríficas do mundo, onde implantou projetos pioneiros relacionados à pecuária sustentável. Possui 25 anos de carreira ligada ao agronegócio, sendo 16 anos atuando em pecuária sustentável na região amazônica. Além disso, possui experiência com projetos de crédito rural e mecanismos de pagamentos por serviços ambientais. Atualmente trabalha junto a grandes empresas do agronegócio para promover cadeias de fornecimento mais responsáveis, tornando-as mais preparadas para as demandas do mercado, diminuindo os riscos de suas operações e abrindo novas oportunidades em mercados mais exigentes.
Larissa Ikeda – Presidente do Conselho Fiscal, é Geógrafa formada pela UNESP – Rio Claro, pós-graduada em Gestão Ambiental pela UFSCar, e possui formação em Liderança Ambiental pela Universidade da Califórnia – Berkeley. Com mais de nove anos de experiência na área ambiental, atua no engajamento junto ao setor privado da cadeia da pecuária, especialmente em empresas da Amazônia e do Cerrado, contribuindo para a promoção de práticas mais sustentáveis no território. Possui ampla experiência em projetos relacionados à regularização ambiental e à implementação do Código Florestal em diversas regiões do Brasil. Também atua na gestão de projetos socioambientais, acompanhando o planejamento, a execução e o monitoramento de resultados. É responsável pelo acompanhamento de indicadores de desempenho e pela geração de informações estratégicas que apoiam a tomada de decisão e a avaliação de impacto das iniciativas no campo.