Giratech 2025 reforça sucesso da produção de girassol com números recordes na safra 2025
Promovido pela Caramuru, em Itumbiara (GO), evento reuniu cerca de 600 convidados, incluindo 300 produtores, para debater o futuro da cultura e as inovações tecnológicas no campo
Da esquerda para direita, Marcus Thieme, CEO da Caramuru, Túlio Ribeiro, Gerente de Girassóis da companhia e Celio Garcia, diretor de Originação e Armazéns Gerais da empresa – Créditos: Wallison Diniz (Agência Doubler)
Em um cenário de mudanças climáticas e desafios no agronegócio, a Caramuru Alimentos, uma das maiores empresas de capital nacional do setor, realizou no último dia 4 de setembro a sexta edição do Giratech, evento anual dedicado à cultura do girassol. O encontro, que aconteceu no Parque de Exposições de Agropecuária, em Itumbiara (GO), celebrou os avanços e conquistas dos produtores, ao mesmo tempo em que destacou a importância do cultivo como alternativa rentável e de baixo risco para a rotação da soja.
Com cerca de 600 convidados, entre eles 300 produtores e agricultores de girassol do estado de Goiás, o Giratech se consolidou como uma plataforma para troca de conhecimento e apresentação de novas tecnologias voltadas para o cultivo. Neste ano, foram abordados os resultados da safra 2025, que atingiu novos recordes nacionais, registrando mais de 53 mil hectares plantados, com produtividade média de 26,7 sacas por hectare. Ao todo, a Caramuru originou mais de 78 mil toneladas de girassol neste ciclo.
“O Giratech é uma vitrine do nosso compromisso com o produtor e com o desenvolvimento de culturas que oferecem segurança e rentabilidade”, afirma Túlio Ribeiro, Gerente de Negócios de Girassol da Caramuru. “O girassol se consolida como uma opção estratégica, especialmente por sua adaptabilidade. Por demandar menos água e exigir um custo de investimento por hectare inferior ao de outras culturas, como o milho, torna-se uma escolha inteligente para o nosso clima. Fomos pioneiros na produção dessa cultura no Cerrado, e, a cada ano, seguimos inovando, apresentando novas tecnologias para elevar a produtividade das lavouras”, enalteceu o porta-voz da com.panhia.
A programação do evento contou com palestras e apresentações sobre temas cruciais, como novas técnicas de manejo, controle de pragas e uso de tecnologias para aprimorar os resultados da colheita. Também foram apresentados os resultados da última safra, com destaque para as estratégias que permitiram aos produtores superar desafios e alcançar alta produtividade.
O Giratech reforçou ainda a posição da Caramuru como uma empresa que alia produção e responsabilidade ambiental, incentivando práticas sustentáveis no cultivo do girassol, por meio do programa Sustentar. A companhia segue investindo em pesquisa e desenvolvimento para manter a competitividade da cultura a longo prazo, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico do país.