Indústria de implementos rodoviários registra recuo de 5,5%

Indústria de implementos rodoviários registra recuo de 5,5%

Variação no volume de emplacamentos se apresenta positivo na Linha Leve, que segue com crescimento consolidado; e negativo na Linha Pesada, onde os negócios são mais sensíveis a fatores sazonais e macroeconômicos

Indústria de implementos rodoviários registra recuo de 5,5%

A indústria de implementos rodoviários registrou de janeiro a agosto de 2025 recuo de 5,5%. Em oito meses, os fabricantes entregaram 98.198 unidades ante 103.920 produtos em igual período de 2024.

As duas linhas de produtos – Leve e Pesado – se comportam de maneira distinta no momento atual de negócios.

O segmento de Carroceria sobre chassis consolidou sua espiral de crescimento apresentando variação positiva
de 15,43%. De janeiro a agosto de 2025, os fabricantes comercializaram 50.461 produtos, contra 43.721 unidades no mesmo período do ano passado.

Já o segmento de Reboques e Semirreboques segue apresentando retração. De janeiro a agosto desse ano os produtores entregaram 47.737 unidades. No mesmo período de 2024, a indústria comercializou 60.199 produtos, o que representa queda de 20,7%. “A linha pesada é mais afetada por fatores sazonais e macroeconômicos, como o resultado da safra agrícola e o nível de atividade da indústria e os negócios relacionados a projetos de infraestrutura”, explica José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR, que completa: “Qualquer redução no ritmo da atividade se reflete no desempenho do segmento”.

As primeiras safras do segundo semestre não corresponderam a expectativa das empresas que atuam no setor de Reboques e Semirreboques. “As primeiras colheitas do período apresentaram resultado positivo para o
agronegócio em volume mas não em valores e por isso sem efeito positivo no desempenho da indústria”, diz Spricigo. Em face desse cenário, a expectativa é de que o segmento Pesado poderá registrar em 2025 variação negativa em seu desempenho.

Sobre a ANFIR.

Desde 1980 a ANFIR representa o segmento dos fabricantes de implementos rodoviários cuidando dos interesses coletivos das associadas, assessorando nos seus problemas técnicos, jurídicos, comerciais, políticos, sociais, administrativos, financeiros e econômicos e buscando engrandecer o
setor em que atuam o que em outras palavras, implica numa responsabilidade muito grande, principalmente no aspecto social.

EMPLACAMENTO DO SETOR
JANEIRO A AGOSTO DE 2025
REBOQUES E SEMIRREBOQUES
FAMÍLIA JAN/AGO. 2024 JAN/AGO. 2025 %
BASCULANTE 12.218 7.958 -34,87
PORTA CONTEINER 3.180 3.471 9,15
GRANELEIRO / CARGA SECA 13.313 8.312 -37,56
CANAVIEIRO 1.938 1.240 -36,02
BAÚ CARGA GERAL 6.050 7.526 24,40
CARREGA TUDO 1.709 1.748 2,28
DOLLY 6.102 3.768 -38,25
ESPECIAL 1.421 1.866 31,32
TRANSPORTE DE TORAS 1.821 1.234 -32,24
BAÚ FRIGORÍFICO 1.485 1.417 -4,58
BAÚ LONADO 4.190 4.731 12,91
SILO 353 423 19,83
TANQUE CARBONO 5.997 3.725 -37,89
TANQUE INOX 422 318 -24,64
TANQUE ALUMINIO 0 0 100,00
TOTAL 60.199 47.737 -20,70
CARROCERIAS SOBRE CHASSIS
FAMÍLIA JAN/AGO. 2024 JAN/AGO. 2025 %
GRANELEIRO / CARGA SECA 10.252 11.354 10,75
BAÚ ALUMÍNIO / FRIGORÍFICO 18.317 20.945 14,35
BAÚ LONADO 193 297 53,89
BASCULANTE 5.157 5.639 9,35
BETONEIRA 1.138 1.232 8,26
TANQUE 3.107 3.563 14,68
OUTRAS / DIVERSAS 5.557 7.436 33,81
TOTAL 43.721 50.466 15,43
TOTAL GERAL MERCADO INTERNO
IMPLEMENTOS JAN/AGO. 2024 JAN/AGO. 2025 %
TOTAL 103.920 98.203 -5,50
MERCADO EXTERNO
EXPORTAÇÕES (ATÉ JULHO)
TOTAL EXPORTAÇÕES 1.811 2.623 44,84
Fonte: Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários
Obs.: Poderão acontecer alterações nas famílias, sem prévio aviso.

 

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