Caminhões movidos a célula de combustível da Daimler Truck completam o equivalente a cinco voltas e meia ao redor da terra
- Cinco caminhões Mercedes-Benz GenH2 completaram com sucesso mais de 225.000 quilômetros em testes iniciais com clientes da Air Products, Amazon, Holcim, INEOS Inovyn e Wiedmann & Winz
- Sem emissões locais de CO2, o reabastecimento rápido e as longas distâncias percorridas pelos caminhões permitem uma integração prática às operações logísticas regulares
- O consumo médio de hidrogênio dos caminhões movidos a célula de combustível variou entre 5,6 kg/100 km e 8 kg/100 km, dependendo da aplicação, com um peso bruto total entre entre 16 e 34 toneladas
- Foram 285 reabastecimentos com cerca de 15 toneladas de hidrogênio líquido (padrão sLH2) em Wöerth am Rhein, no Sul da Alemanha, e Duisburg, na região Oeste
A Daimler Truck completa com sucesso um ano desde o início dos testes do seu caminhão Mercedes-Benz GenH2 na frota de clientes. Em julho de 2024, a Empresa começou os testes com cinco caminhões em operações logísticas regulares nas empresas Air Products, Amazon, Holcim, INEOS Inovyn e Wiedmann & Winz. O objetivo era testar a confiabilidade e a eficiência dos veículos em condições reais, além de proporcionar a esses clientes a oportunidade de adquirir experiência em primeira mão no transporte de mercadorias com caminhões movidos a células de combustível. Os cinco protótipos percorreram mais de 225.000 quilômetros. Essa distância corresponde a cerca de cinco voltas e meia ao redor da Terra ao longo da Linha do Equador. Para se ter uma ideia, um caminhão a diesel comparável, com um peso bruto combinado de 25,6 toneladas, teria que reabastecer cerca de 58.000 litros de diesel, emitindo aproximadamente 154 toneladas de CO2, para percorrer a mesma distância.
Durante a implantação, que durou quase um ano, os protótipos do caminhão Mercedes-Benz GenH2 impressionaram pela alta eficiência de sua célula de combustível, desenvolvida e fabricada pela cellcentric, joint venture da Daimler Truck com o Grupo Volvo. Ao longo da quilometragem total, o consumo médio de hidrogênio ficou entre 5,6 kg/100 km e 8 kg/100 km, dependendo da aplicação, com um peso bruto total combinado entre 16 e 34 toneladas.
“Os testes iniciais com clientes são extremamente valiosos para o desenvolvimento futuro de nossos caminhões com células de combustível. Ao implementar os caminhões Mercedes-Benz GenH2 em operações logísticas reais, pudemos demonstrar seu desempenho, confiabilidade e eficiência em diversas aplicações de transporte e obter insights importantes, o que nos permite refinar a tecnologia e os veículos de acordo com as necessidades específicas de nossos clientes, até a produção em série”, afirma Michael Scheib, chefe de Desenvolvimento de Veículos Completos da Mercedes-Benz Trucks. “Além disso, o uso intensivo dos postos de abastecimento de hidrogênio líquido durante os testes permite uma otimização ainda maior do processo de reabastecimento. Todas essas experiências práticas também nos ajudam a preparar da melhor forma nossas vendas e serviços para a implantação de caminhões movidos a hidrogênio.”
Caminhões GenH2 confirmam praticidade em diversas rotas e aplicações
Os cinco caminhões GenH2 operaram em rotas específicas na Alemanha e assumiram diversas tarefas de transporte durante o período de testes. Por exemplo, a Amazon utilizou o caminhão em sua rede logística, percorrendo uma rota entre o Centro de Distribuição em Frankenthal (Renânia-Palatinado) e a estação de entrega em Sindelfingen (Baden-Württemberg). A Air Products utilizou o veículo para o transporte de gases engarrafados de sua fábrica de Envase em Hattingen e abasteceu postos de gás. A Wiedmann & Winz utilizou o caminhão movido a hidrogênio em uma aplicação denominada “transporte combinado”, na qual os caminhões assumem parte de uma tarefa de transporte integrada com outros modais, levando contêineres marítimos para clientes industriais e comerciais. A Holcim utilizou o caminhão em sua logística de materiais de construção, realizando entregas de cimento para clientes na Alemanha e na Holanda. A VERVAEKE – parceira logística da INEOS Inovyn – utilizou o caminhão GenH2 para o transporte de PVC e vinil.
O feedback dos clientes confirma que os veículos se integraram de forma confiável e tranquila às operações logísticas diárias, com destaque para a praticidade semelhante a dos caminhões a diesel e, entre outros fatores, para a longa autonomia de 1.000 quilômetros ou mais, bem como aos curtos tempos de reabastecimento de 10 a 15 minutos. Isso torna o caminhão GenH2 adequado para transporte de longa distância, rotas flexíveis e deslocamentos não planejados. Os motoristas também elogiaram a entrega dinâmica de potência, a condução suave e confortável e os baixos níveis de ruído. Essas são todas as vantagens que o Mercedes-Benz GenH2 Truck oferece como veículo elétrico que utiliza hidrogênio como fonte de energia e que conta com uma célula de combustível de 300 kW e uma bateria de 70 kWh para picos de potência em situações específicas.
O desafio da expansão da rede de abastecimento de hidrogênio
Apesar do êxito nos testes em operações regulares de empresas de transporte e logística, um grande desafio no caminho para a produção em série de caminhões movidos a células de combustível continua sendo a falta de uma rede abrangente de postos de abastecimento de hidrogênio, especialmente para hidrogênio líquido. Até 2030, há a necessidade de expandir a rede em toda a Europa para um total de 2.000 postos de abastecimento, a fim de permitir a implantação prática em grande escala.
Além disso, os clientes também observaram que uma visão positiva do TCO (Custo Total de Propriedade) dos caminhões movidos a células de combustível, em comparação com caminhões a diesel, não é possível no momento. Isso se dá pelo alto preço do hidrogênio e devido aos custos do seguro do veículo.
Abastecimento com hidrogênio líquido se traduz em densidade energética maior
Os veículos foram reabastecidos pelos motoristas em postos de hidrogênio líquido (sLH2) em Wöerth am Rhein (Renânia-Palatinado) e na região de Duisburg (Renânia do Norte-Vestfália). No total, 285 abastecimentos foram realizados como parte dos testes com clientes, com cerca de 15 toneladas de hidrogênio líquido. O hidrogênio líquido trouxe uma densidade energética significativamente maior. Como resultado, mais hidrogênio pode ser adicionado aos dois tanques, cada um com capacidade de 40 kg, o que aumenta bastante a autonomia e permite um desempenho comparável ao de um caminhão a diesel convencional.
O hidrogênio líquido também é muito mais fácil de transportar e os seus tanques oferecem vantagens em termos de custo e peso em comparação aos tanques de hidrogênio gasoso comprimido. Assim, o uso de hidrogênio líquido permite uma carga útil maior, critério importante no transporte flexível e exigente de longa distância.
Daimler Truck presta suporte dedicado aos clientes do Mercedes-Benz GenH2 na Alemanha
Durante os testes, a Daimler Truck esteve bem próxima dos clientes, prestando suporte aos veículos, uma vez que a manutenção de caminhões a hidrogênio não exigiu apenas novos conhecimentos técnicos, mas também processos e fluxos de trabalho adaptados no pós-venda.
Uma colaboração direta, eficiente e orientada ao projeto entre a equipe de desenvolvimento e os especialistas em pós-venda garantiu a troca ideal de informações, proporcionando o melhor suporte possível ao cliente para as operações dos veículos. Os clientes reconheceram a estreita coordenação entre motoristas, engenharia e atendimento ao cliente como um fator-chave de sucesso durante os testes. Com base nessas experiências, outros locais de pós-venda estão sendo preparados para receber caminhões com célula de combustível, a fim de oferecer todo o suporte necessário aos 100 veículos de série da próxima geração do caminhão Mercedes-Benz GenH2.
Segunda fase de testes e desenvolvimento adicional do GenH2
Conforme planejado, a Daimler Truck realizará uma segunda rodada de testes com os mesmos caminhões Mercedes-Benz GenH2 e outros cinco clientes a partir do quarto trimestre de 2025. O objetivo é acumular mais experiência com novos cases em operações reais e preparar os caminhões com células de combustível de forma otimizada para a produção em série, com base nas necessidades dos clientes.
Em paralelo, a Daimler Truck já iniciou a fase de desenvolvimento da próxima geração de caminhões com células de combustível. Um total de 100 caminhões estão planejados para serem montados na fábrica da Mercedes-Benz em Wöerth como parte da produção em série, a fim de serem implantados em vários clientes a partir do final de 2026.
Quando se trata de descarbonizar o transporte, a Daimler Truck segue uma estratégia dupla com veículos elétricos a bateria e movidos a hidrogênio. No entanto, o progresso na construção de postos de abastecimento de hidrogênio tem sido muito mais lento do que o esperado. Como resultado, os clientes não poderão operar caminhões movidos a hidrogênio em grande número nos próximos anos. Portanto, a industrialização em larga escala de células de combustível e a produção em série planejada de caminhões movidos a hidrogênio, com foco na Europa, estão previstas para o início da década de 2030.