FEILUB movimenta mercado de lubrificantes

FEILUB movimenta mercado de lubrificantes

FEILUB movimenta mercado de lubrificantes

Fabricantes, distribuidores, fornecedores de equipamentos e soluções apresentaram produtos consolidados e novidades

Nos dias 3 e 4 de setembro de 2025, o Expo D.Pedro, em Campinas (SP), foi palco da terceira edição da FEILUB – Feira Internacional de Lubrificantes, Óleos, Graxas, Equipamentos e Serviços, consolidada como o maior evento de negócios do setor no Brasil. A feira ocorreu em paralelo ao IX LUBESCON – Congresso Internacional de Lubrificantes e Graxas, reunindo conhecimento técnico, inovações e oportunidades de networking para toda a cadeia produtiva.

A FEILUB conectou fabricantes, distribuidores, fornecedores de equipamentos e soluções, além de entidades reguladoras e ambientais. Entre os destaques, a Petrol Lubrificantes ressaltou o movimento intenso e a relevância do evento para o mercado brasileiro. “A companhia apresentou sua linha tradicional de produtos e a nova linha de produtos com a marca Draft, ampliando o portfólio e consolidando a marca dentro do mercado brasileiro”, destacou Rogério Padovani, diretor Comercial.

Boyle Analytical levou ao evento o PAMAS S40, analisador portátil de partículas em óleos hidráulicos e lubrificantes. A tecnologia, que atende normas internacionais como ISO 4406, NAS 1638 e SAE AS4059, contribui para a manutenção preditiva e eficiência em setores industriais, automotivos e de energia.

Para Marcelo Martini, da FUCHS Brasil, a Feilub surpreendeu, tanto em conteúdo, quanto na presença. A empresa é líder global em lubrificantes de alta performance, apresentou soluções voltadas à eficiência operacional, com foco na redução de custos e aumento da vida útil de equipamentos.

A Moove, multinacional brasileira da Cosan, expôs seu portfólio de óleos básicos reforçando expertise, inovação e confiabilidade. Também buscou ampliar o diálogo com o mercado, compartilhando informações sobre processos, aplicações e benefícios, promovendo conversas com profissionais e empresas interessadas em compreender sua atuação em toda a cadeia de valor.

MindAgile, consultoria especializada em tributação estratégica, destacou soluções que transformam a complexidade fiscal em vantagem competitiva. Com atuação em indústrias, importadores, atacadistas e varejistas, a empresa auxilia na redução de custos, simplificação de processos e aumento da eficiência, especialmente para o setor de lubrificantes.

Malvern Panalytical marcou presença em parceria com a Petrodidática, estreando no evento com foco em inovação tecnológica. “Particularmente é minha primeira vez no evento, e o movimento está muito bom. Vemos muitos clientes e também novas oportunidades, mostrando que o mercado está se reinventando e se adequando às novas tendências”, explicou Danilo Marquetto, representante da empresa Malvern. Foram apresentados equipamentos de análise elementar e fluorescência de raios X, atendendo normas da ANP e reforçando o compromisso com o controle de qualidade de óleos lubrificantes.

OLEC participou pela primeira vez da FEILUB, posicionando-se como parceira estratégica no fornecimento de lubrificantes e insumos de alta qualidade, incluindo produtos importados já consolidados no mercado nacional. Entre as novidades, apresentou hidróxido de lítio para a indústria de graxas, copolímeros para modificadores de viscosidade, ácidos graxos de origem vegetal e óleos básicos, comenta Flávio Rodrigues.

Kelpen Oil levou sua linha tradicional de lubrificantes industriais, automotivos e a linha de básicos, com o lançamento da campanha institucional “Kelpen Oil – em tudo que te move”. A iniciativa busca reforçar a presença da marca em diversos segmentos, do fornecimento para indústrias de lubrificantes, borracha e química até o agronegócio, pneus e solados de sapatos. Segundo Marcelo Almeida, a proposta é mostrar como a Kelpen está inserida no cotidiano das pessoas, muitas vezes de forma imperceptível, evidenciando a capilaridade da empresa no Brasil.

Blowtec destacou soluções em embalagens plásticas para o setor automotivo, lubrificantes e graxas. A empresa trabalha com frascos de diferentes volumes, além de bombonas, e apresentou novidades como recipientes de 5 litros com patente exclusiva do cliente, além de frascos em PVC para aditivos de combustível. “A participação permitiu estreitar contatos, firmar novas parcerias e reforçar o posicionamento no segmento de embalagens plásticas especializadas”, afirma Denis Oliveira, gerente Comercial.

CR Embalagens estreou na FEILUB destacando novidades em portfólio e soluções para o setor de lubrificantes. “A feira é excelente, estou muito contente com os contatos que fizemos. Trouxemos novas cores de embalagens, formatos diferenciados e parcerias de fornecimento que permitem redução de custos. Além disso, passamos a fabricar tampas de alta qualidade e lançamos uma linha completa de aerossóis, como óleos desengripantes, desmoldantes, silicones e protetivos”, afirmou Renato Rattes. Airton Campos acrescentou que a CR inovou em rótulos, oferecendo máquinas em comodato que permitem aos clientes controlar a quantidade de etiquetas, reforçando o compromisso da empresa com eficiência e personalização.

Energy marcou presença na terceira edição da feira ressaltando sua proposta de proximidade e atendimento diferenciado ao cliente. No estande, apresentou o conceito da “energia laranja”, transmitindo a forma acolhedora e receptiva com que busca se relacionar com o mercado. “Estamos muito felizes com essa participação e certamente estaremos na próxima Feilub também”, afirma Luiz Paloni, COO da Energy.

Marcelo Guimarães, gerente Executivo da Iconic fez questão de ressaltar que acredita no potencial do SIMEPETRO, afirmando que se trata de um mercado que apresenta um grau de maturidade crescente com a profissionalização das equipes e a adoção de novas tecnologias, incluindo inteligência artificial, como fatores que impulsionam o setor. “Temos a percepção de que precisamos crescer junto com as empresas. Nossa participação, especialmente na área de óleos básicos, teve como objetivo a aproximação com os associados, apresentar soluções que agreguem valor e compartilhar boas práticas, reforçando nosso posicionamento como parceiros no crescimento das empresas do segmento.”

Lubrizol aproveitou o evento para apresentar a MCD, distribuidor oficial da marca no Brasil e na Argentina há dois anos. O stand destacou novas tecnologias, aditivos e produtos da Lubrizol, permitindo interações diretas com clientes do SIMEPETRO, especialmente do interior paulista, que geralmente não participam de eventos em grandes centros. “A participação fortaleceu relacionamentos comerciais e ampliou o contato com clientes do interior que nem sempre vão até os eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro”, comentou Paula Patrão, gerente de Produto da Lubrizol na MCD.

FEILUB movimenta mercado de lubrificantes

Química Solubras apresentou inovação e sustentabilidade em suas soluções. A empresa lançou um éster desaguante de base cálcio isento de metais pesados, sem bário e sem óleo mineral, com alto ponto de fulgor e resistência a salt spray de 72 horas. A iniciativa reflete o compromisso com tecnologias ambientalmente responsáveis, alinhadas às demandas do mercado e às práticas sustentáveis, além de promover networking e trocas de conhecimento.

TotalEnergies reforçou seu relacionamento com clientes e parceiros, apresentando produtos automotivos e industriais, com foco em receptividade, atendimento e linhas de lubrificação leve e industrial. A participação ampliou o networking com fornecedores e clientes, além de explorar novas oportunidades de negócios. “Tivemos oportunidade de mostrar que temos também a parte automotiva”, diz Lucas Domingues, do trade marketing da Total.

Plastirrico destacou soluções inovadoras em embalagens e sustentabilidade, como a bomba de 4 litros com estrutura reforçada e peso reduzido, que diminui o descarte de plástico, e a bombona coex de dupla camada, que combina polietileno virgem e reciclado. “O evento favoreceu a aproximação com clientes atuais, a geração de novos contatos e a promoção de negócios estratégicos”, concluiu Fernando Bunemer, diretor de Operações.

Instituto Jogue Limpo marcou presença com foco institucional e ambiental, reforçando seu trabalho de coleta de embalagens usadas e de óleo contaminado, evitando descarte inadequado. A organização destacou ações em nome dos associados, cumprindo objetivos do Ministério do Meio Ambiente e de secretarias estaduais e municipais. “A feira possibilitou reuniões estratégicas, novos contatos e a oportunidade de reencontrar atores tradicionais do mercado. A Feira facilitou esse contato”, explicou Alexandre Vilarinho.

André Rodrigues, do escritório Galeski Advogados, aproveitou o evento para apresentar um pouco da atuação consultiva no setor de lubrificantes, em conformidade regulatória, prestando suporte jurídico às empresas do setor em questões legais e de adequação normativa, tanto no âmbito administrativo quanto ambiental.

Kopempack destacou soluções inovadoras em automação de final de linha, apresentando equipamentos que otimizam processos industriais, aumentam a produtividade e reduzem custos operacionais.

Lactea Lubrificantes levou ao evento equipamentos de última geração para viscosidade, máquinas de lavar e algumas tecnologias ligadas a lubrificantes. “O evento está muito bom e o pessoal que está visitando é o pessoal que decide, o que é importante para a gente”, comentou João Carlos, sócio da empresa.

Princeton Lemitars reafirmou sua presença no mercado de lubrificantes de alta performance, destacando a importância de consolidar a marca, ajudar no network. “A Princeton fornece aditivos para as linhas de lubrificantes industriais e automotivos, estamos com a novidade dos polímeros com índices de viscosidade de 25, 35 e 45 e fora toda linha que fornecemos regularmente para o mercado”, destacou Mariana Silva, gestora de Negócios.

Pochteca Coremal considerou a Feira uma grande oportunidade para a empresa ser credenciada no mercado de lubrificantes. “Estamos procurando esse posicionamento e esperamos voltar em 2026 como novidades.” A empresa apresentou sua linha de aditivos de performance para os lubrificantes e também estão preparando tecnologias para a indústria de motocicletas e para industriais, como antidesgaste, extrema pressão, dentre outras.

Saber Química, um distribuidor de insumos químicos aproveitou a Feira para apresentar a empresa. “Queremos ter uma visão dos nossos parceiros e que eles tenham essa visão nossa também. A participação está sendo muito positiva”, comentou Joel Bispo, gerente de processos.

O diretor de Marketing da W-Flex, Sérgio Maldonado, explicou que trouxe para a Feira como novidade uma linha automotiva para veículos leves e pesados. “Estamos divulgando, esse era um pedido do mercado e para tanto ampliamos nossa planta, todos os maquinários para chegar ao mercado com bastante força.”

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades