No Citeenel 2025, Lactec destaca como a IA otimiza operações e reduz custos no setor elétrico

No Citeenel 2025, Lactec destaca como a IA otimiza operações e reduz custos no setor elétrico

Maior evento do segmento acontece em Manaus e pauta temas como transição energética, sustentabilidade e eficiência

No Citeenel 2025, Lactec destaca como a IA otimiza operações e reduz custos no setor elétrico

De 17 a 19 de setembro, em Manaus (AM), acontece a 12ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico, o Citeenel 2025. Esse tradicional fórum de debates sobre inovação do setor elétrico nacional é promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pela Eneva, empresa anfitriã deste ano.

Nesta edição, especialistas compartilham resultados, perspectivas, casos e desafios em torno do tema: “Inovação e eficiência energética para um futuro resiliente: traçando caminhos para segurança energética, sustentabilidade e equidade”.

O Lactec é um dos patrocinadores e contará com um estande na área de exposição. O Instituto é referência em pesquisa, consultoria e serviços tecnológicos especializados para toda a cadeia de energia no Brasil, acompanhando de perto as mudanças desse mercado.

No segundo dia do evento, 18 de setembro, às 9 horas, o presidente do Lactec, Maximiliano Andres Orfali, participa do painel “IA: Inovação e sustentabilidade para o Setor Elétrico” juntamente com Flávio Leite Loução (professor de Inteligência Artificial do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás – IBP); Maurício de Souza (diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios do ONS), Walmir Freitas (professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp) e Leo Almeida (head of Energia & Recursos Naturais Google Cloud).

O dirigente compartilha como a integração da Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) geram soluções inovadoras que aumentam a eficiência, a segurança e a sustentabilidade dos sistemas energéticos. O Lacbot, desenvolvido pelo Lactec, exemplifica como a robotização está ligada com a IA e vem transformando a operação e manutenção de subestações de redes de extra alta tensão. O projeto foi realizado no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) (P&D 08106-0002/2017).

“No Brasil, modelo mundial em matriz energética limpa, a aplicação dessas tecnologias impulsiona avanços em áreas como monitoramento de recursos naturais, operações automatizadas, previsibilidade de geração centralizada e descentralizada de energia considerando variáveis climáticas, além de diversas aplicações voltadas à eficiência operacional do setor”, assinala Maximiliano Andres Orfali.

O evento destina-se a empresas do setor elétrico brasileiro, representantes da academia, estudantes, startups, associações e entusiastas da inovação e eficiência energética. A escolha de Manaus, no coração da Amazônia, para sediar o congresso, objetiva amplificar o debate sobre soluções que aliem desenvolvimento, inovação, responsabilidade socioambiental e adaptação às particularidades regionais, fortalecendo o compromisso com uma transição energética mais inclusiva e resiliente.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades