Percevejo-marrom desafia produtores de soja e exige manejo inovador e antecipado

Percevejo-marrom desafia produtores de soja e exige manejo inovador e antecipado

Soluções tecnológicas são cada vez mais fundamentais para a lavoura. Desenvolvido pela Agrobiológica, primeiro bioinseticida à base de Chromobacterium subtsugae será lançado em outubro, com foco no combate ao inseto

Percevejo-marrom desafia produtores de soja e exige manejo inovador e antecipado

Nos meses de novembro e dezembro, quando a soja entra nos estágios reprodutivos, um inimigo silencioso volta a preocupar produtores em diversas regiões do país: o percevejo-marrom (Euschistus heros). A praga é considerada uma das mais prejudiciais à cultura, com potencial de causar perdas de até 30% na produtividade e comprometer a qualidade dos grãos. Por isso, a preparação antecipada e o uso de soluções tecnológicas bem desenvolvidas são estratégicos para a lavoura.

Se levar em consideração que a produtividade média da soja na safra de 24/25 chegou a 3.560 kg/ha, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a presença do percevejo-marrom poderia significar a perda de mais de 1.000 kg/ha sem o manejo adequado. Além do prejuízo direto, o inseto facilita a entrada de patógenos, ampliando os riscos no armazenamento e comprometendo a rentabilidade da safra.

“O maior desafio hoje não é identificar o percevejo-marrom como um problema, mas encontrar estratégias eficazes e sustentáveis para enfrentá-lo. A resistência aos químicos convencionais reforça a necessidade de integrar novas ferramentas ao manejo”, afirma Bruno Arroyo, engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Estratégico da Agrobiológica.

De fato, o Euschistus heros coloniza a soja em diferentes estágios do desenvolvimento, mas é entre a formação e o enchimento das vagens que os danos mais graves acontecem. Os sintomas vão do aborto de vagens à retenção foliar, passando por grãos deformados e menor qualidade das sementes. O problema não para por aí. Após o pico populacional no fim do ciclo da soja, o percevejo migra para áreas adjacentes e até para culturas como o milho, buscando abrigo para entrar em diapausa no inverno. Isso cria um ciclo difícil de romper com soluções convencionais.

Por isso, produtores e especialistas têm recorrido ao Manejo Integrado de Pragas (MIP), uma abordagem que une conhecimento técnico, monitoramento, controle químico racional e, principalmente, soluções biológicas. É nesse contexto que entram os bioinseticidas, produtos formulados com microrganismos que agem diretamente sobre a praga, mas preservam o equilíbrio do agroecossistema.

Lançamento reforça o compromisso

Agrobiológica tem acompanhado de perto esses avanços e acaba de registrar no Brasil o Cromobac, primeiro bioinseticida à base de Chromobacterium subtsugae. O produto, que será lançado ainda neste semestre, será uma ferramenta importante no combate ao percevejo-marrom dentro do MIP. Inicialmente voltado a produtores que utilizam a tecnologia on farm, ou seja, aqueles que produzem seus bioinsumos na fazenda para uso próprio, a novidade reforça o compromisso da empresa com soluções que unem tecnologia, sustentabilidade e resultados para o campo.

“O mecanismo de ação se dá após a alimentação do percevejo, interferindo diretamente no sistema reprodutivo da praga. O alvo principal, além dos adultos, são os ovos. O produto é capaz de causar mortalidade direta na praga após a ingestão, e causar grande impacto na viabilidade dos ovos , assim atua de forma progressiva e consistente, o que ajuda a manter a população em níveis baixos ao longo de ciclos futuros. Portanto, além de mitigar os riscos da proliferação da praga, o produto será uma importante ferramenta de regulação populacional”, conclui Arroyo.

Sobre a Crop Care 

A Crop Care é uma holding brasileira que atua no mercado de insumos químicos, biológicos e fertilizantes especiais. Entre as empresas da Crop Care, estão a Agrobiológica, uma plataforma inovadora de soluções biológicas e on farm; a Perterra, que conta com um extenso portfólio de agroquímicos pós-patente; a UnionAgro, uma das líderes em fertilizantes especiais; e a Cromo Química, especializada na produção de adjuvantes de alta performance e potencializadores para agricultura. Por meio da parceria com distribuidores e cooperativas, e acesso direto a companhias agrícolas, a Crop Care está presente em grandes regiões produtoras da América Latina. Para mais informações, acesse o site.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades