Fórum Ibero-Americano da Mipyme abre inscrições no Brasil
O encontro, que será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, em Tenerife, Espanha, tem como objetivo materializar compromissos reais com as MIPYMES, articular políticas públicas eficazes e construir uma visão compartilhada de desenvolvimento.
• No Brasil, existem atualmente 14,8 milhões de MIPYMES, que geram 28,7 milhões de empregos e representam 99,2% dos negócios do país.
“Pequenas empresas para grandes países: Território, Talento e Transformação” — com esse lema, os organizadores da VII edição do Fórum Ibero-Americano da Mipyme buscarão reforçar o papel das micro, pequenas e médias empresas na transformação econômica da região.
Para isso, o Fórum promoverá um diálogo entre representantes de associações empresariais, empresas, academia e setor público, com o objetivo de estabelecer, ao final, uma rota de ação concreta para o fortalecimento das MIPYMES), que representam 99% do tecido empresarial da Ibero-América.
“O diálogo público-privado definirá o marco e a oportunidade para gerar mais e melhores empresas, com a convicção de que o setor empresarial é uma peça-chave para avançar rumo a um modelo de desenvolvimento eficiente, equitativo, resiliente e sustentável. Contamos com aliados no Brasil, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), para alcançar esse objetivo”, explicaram os organizadores do evento: a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), o Conselho de Empresários Ibero-Americanos (CEIB), o Governo das Ilhas Canárias, o Cabildo Insular de Tenerife e a CEOE Tenerife.
E acrescentaram:
“As ferramentas da transição digital, assim como o desenvolvimento de novos modelos de negócio, seguem sendo essenciais para superar os desafios enfrentados pelas MIPYMES ibero-americanas.”
No Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE):
- existem 14,8 milhões de MIPYMES;
- que geram 28,7 milhões de empregos;
- representam 99,2% dos negócios do país;
- e têm 20% de participação no PIB brasileiro.
Para se inscrever, os interessados podem acessar:
https://mipyme.
Objetivos
O Fórum Ibero-Americano da Mipyme tornou-se, ao longo dos anos, um ponto de referência fundamental, contribuindo para a reorientação das políticas econômicas e da vida de milhões de pequenas empresas que são o motor da Ibero-América.
Criado em 2013, nasceu com a convicção de que não é possível falar em desenvolvimento sustentável na região sem colocar as pequenas empresas no centro da agenda. Desde então, consolidou-se como o principal espaço institucional público-privado para debater e definir estratégias voltadas a esse segmento empresarial.
A edição anterior, realizada em Medellín em 2023, reuniu representantes de 22 países e resultou na assinatura do Compromisso Ibero-Americano com as MIPYMES — uma rota voltada à geração de soluções práticas em áreas chave como:
- financiamento inclusivo
- transformação digital,
- sustentabilidade,
- harmonização regulatória,
- e fortalecimento das cadeias de valor.
A edição de 2025 promete ser um espaço de trabalho orientado à ação, onde as vozes dos territórios serão ouvidas, o valor do talento empreendedor será reconhecido, e serão impulsionados processos de transformação econômica que considerem os desafios reais das micro, pequenas e médias empresas em diferentes contextos.
O Fórum é uma atividade oficial do XVI Encontro Empresarial Ibero-Americano, que compõe a XXX Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, a ser realizada em Madri, em 2026.
Mais informações:
- Ver vídeo descritivo e histórico do Fórum
- Ver vídeo sobre a 7ª edição em Tenerife