Empresa de São Paulo cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

Empresa de São Paulo cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

O sistema batizado de Bloqueio Facial ainda dispara um alerta para a central de monitoramento se qualquer outra pessoa além do motorista estiver na cabine

Empresa de São Paulo cria sistema que só permite que o caminhão seja ligado ou continue a viagem com o motorista certo conduzindo o veículo

De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), o transporte rodoviário de cargas teve um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão em mercadorias roubadas no ano passado. No total, a ação dos criminosos resultou em um prejuízo de R$ 1,217 bilhão, 21% a mais que em 2023. Na tentativa de impedir que as companhias sofram com as perdas causadas pelo roubo de cargas e os motoristas enfrentem situações perigosas durante as viagens, empresas estão apostando em diferentes recursos tecnológicos.

Porém, mesmo com esses recursos e estar aparentemente tudo certo com a viagem, parada em local permitido sem desvio de rota e sem nenhum alerta na central de monitoramento, o motorista pode estar rendido. Pensando nisso, a T4S Tecnologia criou o Bloqueio Facial.

A tecnologia valida se quem está conduzindo o veículo é de fato o motorista ou não. Se não for, o carro sequer vai ligar. Se estiver ligado, parado ou em movimento, o veículo vai bloquear automaticamente, sem depender de ação humana. A frequência de tempo para checar se o condutor é de fato o motorista do caminhão o próprio usuário pode configurar.

Além disso, se qualquer outra pessoa além do motorista estiver na cabine, a tecnologia embarcada automaticamente dispara um alerta para a central de monitoramento. Nesse caso, é possível configurar se o bloqueio é automático ou então um comando é utilizado para bloquear o veículo depois do alerta sistêmico.

A T4S começou suas operações em 2017. “Até o momento geramos mais de 200 empregos, e hoje temos em nossa lista de clientes empresas como a FedEx, JSL e a P&G. Temos várias novidades para os próximos anos, inclusive um projeto de internacionalização da T4S”, declara Rebuzzi. Em relação ao faturamento, a T4S encerrou 2024 com R$79 milhões e espera terminar 2025 com R$ 96 milhões.

Sobre a T4S Tecnologia 

Enrico Rebuzzi e Luiz Henrique Nascimento são fundadores do maior operador logístico de e-commerce no Brasil, a Direct Express/Directlog. Pela gestão de Rebuzzi e Nascimento, a Directlog se tornou líder de mercado e os executivos decidiram alçar novos voos ao investirem em conjunto com um terceiro sócio, Marcílio Machado, Consultor de TI e Engenheiro graduado pelo ITA, em um modelo de negócio ligado à tecnologia para o setor de transporte. Com uma visão empreendedora, transformaram uma das principais dificuldades do transporte de cargas em oportunidade de investimento, criando soluções para a melhoria da segurança. Assim nasceu a T4S Tecnologia, com a missão de inovar e contribuir de forma decisiva no combate aos prejuízos milionários dos roubos de carga no país.

Saiba mais em www.t4stecnologia.com.br

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