FMC promove Experts Citros para debater desafios e oportunidades da citricultura
Encontro em Ribeirão Preto (SP) reúne mais de 90 convidados, entre produtores, especialistas e lideranças do setor
Na próxima quarta-feira, 17 de setembro, às 17h, a FMC, empresa global de ciências para a agricultura, realiza em Ribeirão Preto (SP) mais uma edição do Experts Citros, encontro que reúne especialistas do setor para discutir os principais desafios, tendências e tecnologias voltadas à citricultura. O evento reunirá mais de 90 convidados entre produtores, consultores e profissionais ligados à cadeia citrícola.
A programação contempla painéis técnicos e estratégicos sobre manejo, perspectivas de mercado e inovações em produtos. Entre os temas, estarão o controle do psilídeo, a situação atual e as perspectivas do mercado da laranja, além dos resultados e lançamento de novas soluções da FMC para o campo. Participam do evento nomes de referência no setor, como: Marcos Fava Neves professor e sócio da Markestrat, Danilo Franco, consultor da FarmATAC e os gerentes da FMC Luís Grandeza(foto) e Eduardo Picelli.
“O Experts Citros é uma oportunidade de estarmos ainda mais próximos dos produtores, trazendo informações estratégicas e compartilhando inovações que fazem diferença no campo. Nosso objetivo é apoiar o citricultor em seus desafios diários e contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva”, afirma Luís Grandeza, gerente de portfólio e cultivos da FMC.
Inovações e soluções para a citricultura
A edição do Experts Citros reforça o compromisso da FMC em atuar como parceira estratégica dos produtores, levando conhecimento, inovação e soluções que contribuem para a produtividade e sustentabilidade da citricultura brasileira.
Dentre as novidades do portfólio de tecnologias está o fungicida Onsuva®. Com sua formulação inédita e exclusiva, à base da molécula fluindapir, o produto está em fase de registro para as principais culturas de citros e já representa um avanço significativo no controle de doenças fúngicas, principalmente na prevenção da pinta preta (Guignardia citricarpa). O fungicida é referência no manejo das principais doenças fúngicas em culturas como soja, milho e algodão.
“O Onsuva chega ao mercado com a proposta de elevar ainda mais o padrão de controle e proteção na citricultura. O lançamento integra um portfólio robusto que também contará com destaque para outros produtos consagrados da FMC, como Benevia®, Premio® Star, Malathion®, Dimexion® e Hero®”, afirma Grandeza.
Já o inseticida Benevia® é uma solução sustentável para o controle de diversas pragas da citricultura, como psilídeo (Diaphorina citri), Mosca-minadora (Liriomyza huidobrensis), bicho-furão (Ecdytolopha aurantiana), tripes e lagartas. Com ação sistêmica de alta performance e translaminar, o produto possui formulação seletiva para inimigos naturais. Estudos em parceria com instituições de pesquisa comprovaram um controle de 100% em 21 dias sobre ninfas e acima de 90% em pragas adultas, quando associado aos produtos químicos Talstar®, Malathion® e Mustang®.
Outro destaque da FMC é o Premio® Star, que oferece proteção para mais de 50 pragas em 50 culturas, sendo o único do mercado com controle simultâneo contra psilídeo e bicho-furão. Com duplo modo de ação, amplo espectro, efeito de choque e residual, proporciona segurança e eficiência ao produtor.
O tradicional Malathion® apresenta ação rápida, efeito de choque e desalojante de pragas, recomendado para psilídeo, bicho-furão, tripes e mosca-das-frutas. Entre seus diferenciais estão o baixo intervalo de segurança e a ação por contato e ingestão.De acordo com o gerente da cultura, “o Malathion® é importante para o controle de choque inicial, deixando o trabalho de residualidade com longo período de controle para o Benevia®. Esse manejo integrado diminui a quantidade de frutos infectados e a consequência é o aumento da qualidade final da colheita”.
Já o Dimexion® possui modo de ação de contato e resultados acima de 90% de controle para pragas como psilídeo, pulgão-preto e mosca-branca-dos-citros. Com alta performance adulticida e ovicida, é peça-chave para a rotação de grupos químicos.
Arc™ farm intelligence: tecnologia preditiva
Além do portfólio de produtos, a FMC também apresenta no Experts Citros a plataforma digital Arc™ farm intelligence, ferramenta de monitoramento de pragas que agora prevê também a pressão de psilídeos. A tecnologia alcança mais de 80% de precisão na previsão, possibilitando aplicações mais assertivas para garantir produtividade e rentabilidade ao citricultor.
Essa solução patenteada identifica imediatamente a praga capturada em armadilhas e disponibiliza o histórico de pressão para os produtores, auxiliando na tomada de decisão, facilitando o manejo regional e contribuindo para a construção de um modelo preditivo de proteção das lavouras.