Cerimônia do Prêmio Fundação Bunge 2025 acontece em 23 de setembro, na capital paulista
Honraria reconhecerá pesquisadores e lideranças que desenvolvem estudos sobre emergência climática; edição histórica celebra união da ciência e saberes tradicionais
O Prêmio Fundação Bunge completa sete décadas, celebrando a união da ciência e dos saberes dos povos tradicionais. Inspirada no Nobel e considerada como uma das principais premiações da ciência brasileira, a iniciativa homenageará este ano cientistas e lideranças que desenvolvem estudos fundamentais para enfrentamento do maior desafio da humanidade: as emergências climáticas. No próximo dia 23 de setembro, na Casa Fasano, quatro personalidades receberão o prêmio em uma cerimônia que comemora ainda os 120 anos da Bunge no Brasil.
No tema “Saberes e práticas dos povos tradicionais e sua importância para a conservação dos recursos naturais”, serão condecorados:
- Dzoodzo Baniwa (Juvêncio da Silva Cardoso), educador, pesquisador e liderança indígena do povo Baniwa, na categoria Vida e Obra.
- Ygor Jessé Ramos dos Santos, professor adjunto no Departamento do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), categoria Juventude.
No tema “Gestão do risco climático na produção de alimentos” receberão a homenagem:
- Thieres George Freire da Silva, professor associado da área de Agrometeorologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na categoria Vida e Obra.
- Elizângela Aparecida dos Santos, professora adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na categoria Juventude.
“Há sete décadas o Prêmio Fundação Bunge reconhece e valoriza o trabalho de cientistas, pesquisadores e lideranças que contribuem para o desenvolvimento da sociedade brasileira. É inspirador ver como a união entre ciência, inovação e saberes ancestrais podem caminhar lado a lado para gerar soluções concretas para os desafios climáticos”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.
De acordo com Cláudia, o Prêmio Fundação Bunge tem a premissa de incentivar a inovação e a disseminação do conhecimento, reconhecer profissionais que contribuem para o desenvolvimento das ciências no Brasil, além de estimular novos talentos. Para isso, conta com indicações de nomes cientistas feitas por universidades e membros das principais entidades científicas do País. Os currículos recebidos são avaliados por comissões técnicas independentes formadas por especialistas. Os cientistas agraciados na categoria Vida e Obra receberão o prêmio no valor bruto de R$ 200 mil. Já os premiados na categoria Juventude receberão R$ 80 mil.
Mais de 200 personalidades brasileiras já receberam o Prêmio Fundação Bunge. Entre eles estão Mariangela Hungria, Adalberto Luis Val, Erico Veríssimo, Hilda Hilst, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Manuel Bandeira, Rachel de Queiroz, Marcelo Rubens Paiva, Oscar Niemeyer, Carlos Chagas Filho, Gilberto Freyre, Paulo Freire, Celso Lafer, Fernando Abrucio, além de Elisabete Aparecida de Nadai Fernandes e Durval Dourado Neto.
Serviço: Prêmio Fundação Bunge 2025
- Data: 23 de setembro de 2025 (terça-feira)
- Horário: a partir das 19h30
- Local: Casa Fasano – Usina Espaço A (Av. Alcides Sangirardi, s/n – Cidade Jardim, São Paulo – SP)