Agricultor deve agir agora para garantir alta produtividade do algodão na próxima safra

Agricultor deve agir agora para garantir alta produtividade do algodão na próxima safra

Manejo biológico do solo no pré-plantio fortalece o cultivo e contribui para uma produção mais sustentável

Agricultor deve agir agora para garantir alta produtividade do algodão na próxima safra

Este é o momento estratégico para os produtores de algodão se prepararem para obter alta produtividade na safra 2025/26. As principais regiões de cultivo do país – com destaque para Mato Grosso e Bahia – devem iniciar o plantio ao longo do último trimestre do ano, o que torna o manejo do solo fundamental para o sucesso. “O agricultor deve investir agora em um manejo adequado do solo. Com isso, terá as melhores condições para o bom estabelecimento inicial da cultura”, explica o engenheiro agrônomo Thiago Augusto de Carvalho, gerente de marketing regional da Biotrop.

Um manejo pré-plantio bem estruturado favorece a germinação uniforme, o desenvolvimento radicular profundo e o uso mais eficiente dos bioinsumos. Para isso, é essencial adotar práticas que melhoram a qualidade física, química e, principalmente, biológica do solo. “O cuidado antecipado com a saúde do solo é determinante não só para a produtividade da safra atual, mas também para a longevidade e sustentabilidade do sistema agrícola como um todo”, complementa Thiago.

O especialista da Biotrop recomenda especial atenção ao controle de nematoides e patógenos, bem como à promoção do crescimento radicular e à liberação de nutrientes para a planta. “Os produtos biológicos de alta performance são aliados indispensáveis. Inoculantes fixadores de nitrogênio, bioestimulantes, bionematicidas e biofungicidas integram um pacote tecnológico que proporciona aumento da produtividade e maior resiliência da lavoura e reduz a dependência de defensivos químicos”.

Outro recurso indispensável no pré-plantio do algodão é a análise biológica do solo, que identifica o perfil microbiano e sua relação com indicadores de fertilidade, saúde e potencial produtivo. A Biotrop oferece Agrobiota, uma ferramenta inédita, que utiliza Inteligência Artificial para o completo diagnóstico do solo.

“Com a análise feita pela Agrobiota, o produtor consegue direcionar de forma precisa o uso de biológicos, como inoculantes, bioestimulantes e bionematicidas, adaptando o manejo à realidade de cada talhão. Isso se traduz em maior eficiência, menor risco de perdas e resultados consistentes em produtividade e sustentabilidade”, afirma Thiago.

Em termos de soluções fitossanitárias para o algodão, a Biotrop oferece o potente Biomagno, bionematicida e biofungicida com amplo espectro de ação contra os principais nematoides e fungos de solo; e Bioasis Power, ativador microbiológico que ajuda a planta a lidar com o estresse hídrico e térmico, além de contribuir para um sistema radicular mais robusto.

Com tecnologias modernas e eficazes, a Biotrop reafirma seu compromisso com a agricultura regenerativa, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis que impulsionam a produtividade e a rentabilidade da produção agrícola brasileira.

Foto:Wenderson Araújo/Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades