Unidades da Tereos, no interior paulista, recebem Selo Energia Verde da UNICA
Certificação reforça compromisso da empresa com a sustentabilidade
As unidades Andrade (Pitangueiras), Tanabi, Cruz Alta (Olímpia) e Vertente (Guaraci) da Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, conquistaram em 2025 o Selo Energia Verde, concedido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). A certificação reconhece as empresas que produzem bioeletricidade a partir da biomassa da cana-de-açúcar, gerando energia limpa, renovável e com baixo impacto ambiental.
A conquista reafirma o importante papel da Tereos na produção de energia limpa no Brasil e seu compromisso com a transição energética. O selo é um reconhecimento à atuação sustentável da empresa, que investe constantemente em tecnologias e processos voltados à redução da pegada de carbono e ao uso inteligente de recursos naturais.
Selo Energia Verde
Criado em 2015, o Selo Energia Verde foi o primeiro projeto do mundo focado na produção de energia elétrica estritamente a partir da biomassa da cana-de-açúcar (bagaço, palha e biogás). O certificado é concedido anualmente a usinas produtoras de bioeletricidade associadas à UNICA que cumprem requisitos de geração renovável e de eficiência energética.
Para receber o Selo Energia Verde, as unidades devem atender a critérios técnicos rigorosos, incluindo a comprovação de que a energia gerada é exportada para o Sistema Interligado Nacional (SIN) e proveniente de fontes renováveis.
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 14 países, 38 unidades industriais e o compromisso de 15.600 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2024/25, o Grupo obteve um faturamento de €5,9 bilhões.