SKF resolve falhas críticas em equipamento essencial para siderurgia no RJ
Intervenção técnica buscou corrigir falhas estruturais em equipamento essencial para o processo siderúrgico
A empresa sueca SKF, referência mundial em soluções industriais, realizou um serviço técnico em uma unidade siderúrgica no Rio de Janeiro após identificar falhas em uma peneira vibratória de grande porte. O equipamento, com potência de 30 CV e rotação de 885RPM, apresentou níveis de vibração acima do esperado na estrutura civil e metálica desde o início da operação, em 2021.
Durante o trabalho em campo, que foi concluído em 50 dias, os consultores da SKF verificaram que a frequência de funcionamento da peneira estava muito próxima da chamada “frequência natural” da estrutura de apoio — condição que gera ressonância, aumenta os esforços mecânicos e acelera o desgaste. Para isso, além da coleta de dados, realizou-se uma análise de vibração convencional, totalizando 372 coletas para Vibração convencional e ODS (Operational Deflection Shape – modo operacional).
O problema já havia provocado trincas em vigas de sustentação e afrouxamento de elementos de fixação. Ou seja, foram identificadas altas amplitudes vibracionais que geraram cargas cíclicas também elevadas, na qual não é prevista em projeto.
Com o objetivo de corrigir as falhas identificadas e aumentar a confiabilidade do sistema, a SKF realizou um estudo de análise dinâmica, do qual resultaram recomendações como a de reforços estruturais na peneira principalmente para rotações de operações próxima ou na rotação nominal do sistema (15Hz). Também foram feitas correções nas trincas, medidas que afastaram o risco de vibração excessiva e deu maior estabilidade a máquina.
Segundo Henrique Severino, coordenador de engenharia de serviços da SKF, “nosso trabalho foi identificar as causas das vibrações excessivas e propor soluções para aumentar a confiabilidade do equipamento. A recomendação de reforços estruturais garante maior estabilidade operacional e contribui para prolongar a vida útil da peneira”.
Já Thiago Lima, coordenador regional de contratos e engenharia da SKF, destacou que esse tipo de serviço avançado evidencia a expertise da empresa na integração de técnicas como análise de vibração, ODS e simulação numérica. Segundo ele, o trabalho em conjunto de um time multidisciplinar permite pensar e calcular as melhores soluções para problemas complexos. Ao corrigirmos as falhas antes que se agravem, ajudamos a reduzir riscos, evitar paradas não programadas e manter a produção em níveis seguros e eficientes”.
“Além de resolver um problema específico, a redução nas vibrações também contribuiu para aumentar a confiabilidade de todo conjunto do equipamento, mantendo operacional e alinhando-se às normas”, acrescenta Lima.
Os reforços inseridos na estrutura alteraram a rigidez do modo de vibrar no sentido de carga e descarga na peneira e como consequência deslocou da região de frequência natural. O trabalho utilizou uma combinação de técnicas de análise dinâmica para identificar as causas das elevadas amplitudes de vibração. Entre os métodos aplicados, destacam-se a Análise de Vibração, a Análise de ODS e a Simulação Numérica, que forneceram dados precisos para compreender o comportamento do sistema avaliado.
Peneira vibratória e como ela é essencial no beneficiamento mineral
A peneira vibratória é um equipamento utilizado para separar materiais de acordo com critérios de classificação específicos. Em setores industriais, como a mineração, esse processo não pode ser realizado manualmente, pois além de demandar muito tempo, poderia causar riscos à saúde dos trabalhadores. Por isso, recorrem-se às peneiras vibratórias industriais, que garantem eficiência e segurança.