Sebrae Minas apoia produtores de Monte Belo em primeira exportação de café
Associação de produtores realiza embarque inédito, após seis anos de capacitações, consultorias e estratégias de mercado conduzidas pela entidade
O Sebrae Minas desempenhou papel fundamental para que a Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Monte Belo e Região (APCEMB) alcançasse sua primeira exportação coletiva. O embarque de 100 mil quilos de café, equivalente a cinco contêineres, será realizado ainda em 2025, com a primeira remessa programada para o início do próximo mês.
Desde 2019, a entidade acompanha a APCEMB em ações de fomento à profissionalização dos produtores rurais, que foram desde a organização da associação até a preparação para acessar novos mercados. Nesse período, foram realizadas orientações e consultoria por meio do Sebraetec e do ALI Rural, além da participação na Central de Negócios – com missões técnicas, concursos anuais de qualidade e rodadas de negócios. Mesmo durante a pandemia, os trabalhos tiveram continuidade em formato virtual, garantindo o avanço das capacitações.
A partir de 2025, a atuação do Sebrae Minas passou a ser no suporte à comercialização, tanto no mercado interno quanto externo. Por meio da Unidade de Agronegócio e Artesanato (UAGRO) e a Unidade de Inovação e Mercado (UIMER) da entidade, foram promovidas consultorias complementares, com foco na internacionalização. Esse processo resultou na negociação que viabilizou a primeira exportação da associação.
Expansão de mercado e exportação
Os 19 associados da APCEMB, que representam 16 famílias de Monte Belo, Nova Resende, Cabo Verde e Alterosa, participam da iniciativa. O café está sendo preparado em um armazém no município de Conceição da Aparecida para o envio ao comprador internacional, na Irlanda.
“A APCEMB é um exemplo de como o associativismo fortalece os pequenos produtores. O Sebrae contribuiu com capacitação, consultorias e estratégias de mercado que deram base sólida para que eles chegassem até aqui. Essa primeira exportação é um marco, mas também o início de uma jornada promissora no comércio internacional”, destaca a analista do Sebrae Minas Adaiby Gonçalves.
O presidente da associação, Agnaldo Tadeu Sequalini, destaca que o apoio do Sebrae Minas foi decisivo para que esse importante passo fosse dado. “O Sebrae contribuiu com missões empresariais, participações em feiras do setor, consultorias para acesso a mercados, gestão financeira e de vendas, desenvolvimento da cooperação, além da estruturação e funcionamento da associação com estratégias coletivas que ampliaram nosso potencial de realizar vendas conjuntas. A partir da evolução alcançada com a Central de Negócios, fomos indicados para o projeto piloto de internacionalização, no qual recebemos orientações e contatos estratégicos que nos levaram a fechar essa negociação com o cliente da Irlanda”, conclui.